Você está aqui:Home » Dicas » Curiosidades » Dia Nacional do Livro: origem, curiosidades e sugestões

Dia Nacional do Livro: origem, curiosidades e sugestões

Olá, leitor! 

Você sabia que hoje, 29 de outubro, é comemorado o Dia Nacional do Livro? Por isso, vamos falar um pouco sobre a origem da data, listar algumas curiosidades e indicar sites nos quais podemos baixar livros gratuitamente. Acompanhe! 

Dia Nacional do Livro

Fonte: Reprodução

Origem 

A data faz referência à criação da Biblioteca Nacional do Livro, fundada pela Coroa Portuguesa em 1810. Quando se instalou no Rio de Janeiro com sua corte, vindo de Portugal para fugir de Napoleão Bonaparte, D. João VI trouxe consigo milhares de peças da Real Biblioteca Portuguesa, considerada, na época, uma das mais completas do mundo. 

A abertura da Biblioteca Nacional, que hoje conta com mais de 10 milhões de itens, foi apenas uma das ações da família imperial para fomentar a cultura no Brasil.  Desde 1808, quando foi estabelecida a Impressão Régia, o país já editava obras em território nacional. O primeiro livro a passar por esse processo foi Marília de Dirceu, do poeta parnasiano Tomás Antônio Gonzaga. Atualmente, a editora foi substituída pela Imprensa Nacional, responsável pelo Diário Oficial da União. 

Curiosidades sobre os livros 

Agora que você já sabe o contexto no qual a data surgiu, que tal descobrir mais alguns fatos inusitados sobre o mundo da literatura? 

1. Livro mais antigo do mundo 

O primeiro livro do qual se tem notícia é Diamond Sutra, conjunto de textos budistas sobre o não eu, o vazio de todos os fenômenos, o desapego e a libertação. Foi produzido na China, em 868 d.C., por meio de uma técnica que consistia em entalhar letras em pequenos blocos de madeira e depois decalcá-las sobre o papel.  

2. Do Reino Unido para o mundo 

Segundo a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), Agatha Christie é a autora mais traduzida da história: suas obras foram impressas em mais de 7000 traduções. 

3. Gigante 

 O maior livro do mundo é uma versão de dois metros de altura e três de largura da obra O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry, lançada na Bienal do Livro do Rio de Janeiro, em 2007. 

4. Você disse cheirar livros? 

Os livros possuem um cheiro agradável, pois são feitos com polpa de madeira, logo, têm grande quantidade de substâncias orgânicas: vanilina, benzaldeído, etilbenzeno e tolueno. Quando expostas à luz, ao calor e à umidade, liberam compostos voláteis, que trazem aromas de baunilha, amêndoa ou flores. 

5. Livros na cabeça

Em 2012, em Sydney, na Austrália, um grupo de 998 pessoas bateu o recorde de indivíduos que conseguiram equilibrar o maior número de livros na cabeça, ao mesmo tempo e em um mesmo lugar. 

Sites para baixar livros gratuitos 

Falando assim, até aumenta a vontade de começar a ler… Então, veja esses sites no quais você encontra e-books gratuitos: 

1. Domínio Público  

Desenvolvida pelo governo federal, a plataforma conta com obras sobre diversos temas e em diferentes formatos, como e-books, músicas, vídeos e imagens. Para acessar, clique aqui. 

2. Baixe Livros 

Contém um acervo bem variado, que inclui desde clássicos da literatura mundial até cordéis. Entre e confira. 

3. Biblioteca Mundial Digital 

Desenvolvida em parceria com a UNESCO, reúne mais de 19 mil obras de 193 países. Clique aqui para acessar. 

4. eBooks Brasil  

Possui diversos livros, nacionais e internacionais, disponíveis nos formatos PDF ou EBL, incluindo publicações de Voltaire, Nietzsche, Kant e Dostoiévski. Entre para escolher sua próxima leitura. 

5. Open Library  

O site colaborativo conta com mais de 1 milhão de títulos, sobre todos os assuntos, indo de arte e literatura a receitas gastronômicas. Confira! 

6. Project Gutenberg  

São mais de 60 mil livros, em diversos idiomas e sobre os mais variados temas. Para acessar, basta clicar aqui.  

7. Machado de Assis: vida e obra  

Reúne todas as obras de Machado de Assis, incluindo romances, contos, poesias, crônicas, peças de teatro e resenhas. Clique e conheça mais sobre o famoso escritor brasileiro. 

8. Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin  

O site reúne algumas obras da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, mantida pela USP (Universidade de São Paulo). Estão disponíveis para download gratuito principalmente materiais sobre o Brasil, não só livros, mas também mapas, periódicos, folhetos e relatos de viajantes. Acesse. 

9. Read Print  

Traz mais de 8 mil títulos em inglês, incluindo livros, poemas e contos para estudantes, professores e entusiastas de clássicos. Confira! 

10. Cultura Acadêmica  

Ideal para quem procura artigos e teses, o acervo disponibiliza obras desenvolvidas na Unesp (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”). Clique aqui para acessar. 

11. Google Books  

A plataforma conta com diversos títulos para serem baixados gratuitamente. Nela, você também encontra comentários e avaliações de outros leitores. Confira! 

12. Amazon  

A rede de varejo traz livros, HQs e mangás, nacionais e internacionais, para download gratuito. Entre e escolha sua próxima leitura. 

E então? O que achou do nosso artigo? Você já sabia dessas curiosidades? Conhecia os sites? Que tal aproveitar o dia para começar um novo livro? 

Boa leitura! 

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo