Você está aqui:Home » Livros Grátis » HQs » Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos: 3 sites para baixar HQs de graça 

Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos: 3 sites para baixar HQs de graça 

Olá, leitor(a)! 

Você sabia que 30 de janeiro é o Dia do Quadrinho Nacional, também conhecido como Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos? Para comemorar uma ocasião tão especial, vamos explicar a origem da data, a trajetória das HQs no Brasil e listar três sites nos quais é possível baixar histórias em quadrinhos gratuitamente. Acompanhe! 

Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos: 3 sites com HQs de graça

Fonte: Reprodução

A data e as HQs no Brasil 

A celebração foi criada em 1984 pela Associação dos Quadrinistas e Cartunistas do Estado de São Paulo (AQC-ESP). A data foi escolhida levando em conta a publicação da primeira HQ brasileira, As Aventuras de NhôQuim ou Impressões de Uma Viagem à Corte, de Angelo Agostini (1843-1910), que ocorreu em 30 de janeiro de 1869. 

Agostini seguia a linha, comum no Brasil do século XIX, que considerava os quadrinhos parte da vertente humorística da imprensa (cartuns, charges, caricaturas). Pioneiro das charges políticas no país, publicou a primeira HQ criada em solo brasileiro no periódico Vida Fluminense, contando a história de Nhô-Quim, um jovem do interior que visita a corte portuguesa no Rio de Janeiro. 

Pouco tempo depois, em 1905, surgiu a primeira revista em quadrinhos brasileira, O TicoTico, que atingiu a tiragem de 100.000 exemplares por semana em apenas um ano de circulação. O formato gráfico recebeu influência francesa, porém os temas e personagens estavam, geralmente, ligados à afirmação de elementos nacionais. 

Gibis: da origem à Turma da Mônica 

Em 1939, passou a ser vendida a publicação O Gibi, cujo nome, originalmente uma gíria para menino, virou sinônimo de revista em quadrinhos no país. Por muito tempo, os quadrinistas brasileiros sentiram resistência por parte dos editores, que davam preferência às histórias importadas, deixando pouco espaço para a produção local.  

Aos poucos, a relutância diminuiu. Em 1960, foi lançada a Turma do Pererê, com textos e ilustrações de Ziraldo. No mesmo período, foi veiculada a primeira tira da Turma da Mônica, com o cãozinho Bidu. Ao longo do tempo, os outros personagens de Mauricio de Sousa ganharam vida, tornando-se um sucesso editorial e conquistando leitores de todas as idades até os dias atuais. 

3 sites para baixar HQs gratuitamente 

Esse papo nos deixa até com vontade de ler quadrinhos! Por isso, confira abaixo três sites nos quais é possível baixar gibis de graça. 

1. The Digital Comic Museum 

O site traz mais de 500 milHQs em inglês, incluindo revistas de personagens clássicos e algumas versões mais raras, que datam do início do século XX. 

2. Banca da Mônica 

O app pode ser baixado por meio da Apple Store ou da Play Store e disponibiliza algumas edições com temáticas sociais gratuitamente, mas você também pode assinar um plano pago para ter conteúdos exclusivos. Para conhecer melhor, acesse o aplicativo ou o site da Turma da Mônica. 

3. HQ Now 

No site HQ Now, você encontra, em português, títulos como The Witcher, Homem-Aranha, Star Wars, The Walking Dead, Batman, Capitão América, MacGayver, Thor e muitos outros. [Recursos do site indisponíveis – Atualizado em 27/01/2022]

E então? Gostou do nosso artigo? Qual o seu gibi preferido? Deixe aqui nos comentários! 

Boa leitura e até mais! 

 

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo