Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Detalhes importantes de como escolher uma profissão

Detalhes importantes de como escolher uma profissão

Olá,

Você está prestes a encarar o Enem ou outro processo seletivo e ainda não tem certeza sobre qual carreira quer seguir? Você não está sozinho nessa.

É muito comum sentir-se um pouco perdido nos últimos momentos do Ensino Médio. A escolha de uma profissão é uma decisão mais importante, pois definirá qual prática profissional fará parte da sua vida.

Mesmo significando um momento bastante complexo – no sentido de encarar as transformações em vários aspectos conceituais de si mesmo – não se trata de tanto drama. Com uma simples síntese entre inteligência, procedimentos e disciplina, o resultado será a melhor decisão.

Acompanhe o conteúdo e descubra o caminho para chegar a melhor escolha!

Saiba como decidir por um curso superior

profissao-seguir

Os testes vocacionais são os direcionadores mais conhecidos para orientação profissional.

Esses exames podem ser oferecido desde consultórios de análise psicológica ou até mesmo através de testes online. Segue uma lista de 3 dos testes, gratuitos, mais completos da web:

  1. Guia da Carreira;
  2. Mundo Vestibular;
  3. Giro de Profissões.

Realizando esses teste você terá uma ideia, aproximada, sobre quais as profissões que melhor se adequam ao seu perfil.

Entenda porque autoconhecimento é importante

Compreender as tendências mais frequentes no decorrer de sua vida, identificar as atividades que sempre te chamou mais atenção, saber para quais funções você demonstra mais aptidão. Essas, e outras, informações indicam o caminho para escolher uma profissão.

Pratique o autoconhecimento, procure relaxar as tensões do momento e busque entendimento sobre o que lhe faz feliz.

Lembre-se que a profissão tomará um tempo significativo de sua existência. Além disso, escolher um modo de servir a sociedade é uma decisão que diz respeito aos seus desejos mais profundos.

Conhecer melhor a si mesmo condiciona decisões e alternativas sustentáveis para a vida. Uma vez que pensamos em como servir alegremente o meio em que vivemos, não só nós, mas toda a sociedade se transforma.

Identifique seus pontos fortes

Todos nós temos habilidades intelectuais que nos leva a realizar determinadas atividades com mais facilidade. O conjunto destas habilidades se traduz na maneira que vamos agir no campo profissional, e pode definir o qual será a sua futura profissão a ser escolhida.

Por exemplo: Suponhamos que o “Professor Aloprado” sempre se interessou pelo universo acadêmico. Na infância tinha curiosidade por livros e acessórios científicos. E isso continuou na adolescência. Lembra com carinho de seus professores, suas metodologias de ensino e a maneira pela qual eles transmitiam conhecimento.

Essa pequena estória demonstra vários momentos em que se pode extrair informações sobre nossos pontos fortes e tendências profissionais.

Existem muitas técnicas de relaxamento que promovem a descoberta desses pontos fortes em nós, desde yoga, listas conceituais e até a introspecção (solitude). Crie um tempo para tranquilizar-se e refletir sobre quais profissões você gosta e qual delas te traz maior satisfação.

Antes de tomar uma decisão, dê um tempo para si. Relaxe para obter melhor capacidade de raciocínio sobre o curso ideal. Se preferir, procure se comunicar com profissionais que atuam nas profissões que te atraem, eles certamente, terão dicas valiosas. Não esqueça de questionar sobre os prós e contras das atividades.

Outra dica interessante são os simuladores de ofícios, eles permitem que você vivencie cargos na prática. Dessa maneira é possível se aproximar da escolha pelo curso superior que desenvolverá a sua vida trabalhista.

Recapitulando a nossa prosa sobre como escolher uma profissão: apresentamos maneiras para reconhecer as suas habilidades intelectuais e argumentamos sobre os testes vocacionais; entendemos sobre a importância do autoconhecimento; versamos sobre descoberta dos pontos fortes e as razões em fazer o que te traz satisfação pessoal e, por fim demos dicas para relaxar e refletir.

Agora você já o caminho para decidir qual profissão que mais tem a ver com sua personalidade, nos resta desejar boa sorte!

Comunique conhecimento, compartilhe nas redes sociais.

Até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo