Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Concursos Públicos » Detalhes do aguardado concurso do INSS

Detalhes do aguardado concurso do INSS

Olá leitores do Canal do Ensino,

No concurso do Instituto Nacional de Seguros Sociais – INSS serão disponibilidades 950 vagas sendo 800 delas para o cargo de Técnico de Seguro Social e o restante, 150 vagas para Analista.

Analisando as ultimas provas do concurso para os mesmos cargos vemos que para o concurso de Técnicos e Peritos, em 2011, aplicado pela Fundação Carlos Chagas, a prova tinha 60 questões objetivas, sendo 20 de conhecimentos gerais, e 40 de conhecimentos específicos. Já o ultimo concurso para Analista, em 2014, aplicada pela FUNRIO, a prova tinha 70 questões objetivas.

Atribuições dos cargos

Para o cargo de Técnico de Seguro Social a exigência é escolaridade de nível médio e entre as obrigações do cargo: proceder ao reconhecimento inicial, manutenção, recurso e revisão de direitos aos benefícios administrados pelo INSS; exercer atividades internas e externas ligadas ao suporte e apoio técnico especializado; executar as atividades de orientação e informação, de acordo com as diretrizes estabelecidas nos atos específicos e outras relacionadas aos fins institucionais do INSS, que venham ser determinadas pela autoridade superior.

Já para o cargo de Analista há mais exigências! A escolaridade é de nível superior e as vagas abrangem varias áreas especificas. Nesse concurso as oportunidades serão apenas para a área de Serviço Social com nível superior especifico na área.

De 2013 a 2015 o INSS teve uma desocupação de 4.044 servidores em razão da aposentadoria, esse número deve chegar a aproximadamente em 18.420 até 2017, o que prevê novos concursos.

Fique atento aos novos comunicados e principalmente ao edital. Esse é fundamental para saber o conteúdo, matérias especificas e dia da prova. Além da nota de corte.

Dica para os estudos

Mantenha uma rotina diária e de mais ou menos duas horas de estudos, em ambientes calmos. Avalie o conteúdo dos editais antigos, já da para te uma ideia do que estudar. Prepare-se intensamente até o dia da prova e não deixe de descansar e ficar calmo no dia.

Seguindo todas essas recomendações e ficando atento as novas informações você estará preparado para fazer uma ótima prova.

Boa Sorte.

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo