Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Desenvolva habilidades para aprender na Era Digital

Desenvolva habilidades para aprender na Era Digital

Olá leitores do Canal do Ensino!

Todos sabem que hoje em dia vivemos na Era Digital, que quase tudo que fazemos, passa pela tecnologia. Mas por mais fáceis que as coisas parecem ter ficado, existem habilidades que podem otimizar, e muito, sua experiência de aprendizado no mundo digital.

A educação é uma das áreas que está em rede o tempo todo. Diante disso o papel do educador contemporâneo passou a ser o de preparar seus alunos para lidar da melhor maneira com as constantes novidades desse nosso tempo informatizado e, à partir daí, poder desenvolver um trabalho de troca coletiva que resulte na construção do conhecimento.

O novo aprender da Era Digital

É um mundo do “aprender” totalmente novo e que exigirá cada vez mais dos professores o desenvolvimento de novas habilidades e competências para trabalhar com esse novo modo de obter conhecimento.

Na Era Digital, essas habilidades e competências são quase que obrigatórias e algumas delas foram listadas pela professora e educadora Liliam Silva. São as 6 habilidades necessárias na Era Digital.

Habilidades para aprender na Era Digital

Confira abaixo e e veja se você já possui todas elas:

1- Ter desenvolvido a capacidade de fazer pesquisa pela internet;

2- Saber interpretar o que é importante, analisando e sintetizando as ideias recolhidas na pesquisa virtual.

3- Saber associar e contextualizar as ideias selecionadas;

4- Saber refletir tais ideias para, assim poder opinar ou acrescentar mais ideias;

5- Ter desenvolvido a habilidade do estar e conviver na dimensão do coletivo virtual para assim compartilhar e trocar o resultado da sua pesquisa e contextualização.

6- Ter desenvolvido a habilidade do uso da internet e do uso de ferramentas interativas para poder estar e conviver com o coletivo virtual.

As pessoas de maneira geral devem aprender a validar uma informação acessada pela internet, para com isto poder refletir, analisar e interpretar. Estas são habilidades necessárias a todos que navegam pela web, ou seja, não apenas professores e alunos.

Com todos os avanços que a tecnologia possibilita, hoje, a educação está intimamente ligada ao mundo digital principalmente devido a ambientes virtuais e ferramentas de aprendizagem, que proporcionam de forma democrática uma reciclagem no aprender. Com isso, os educadores não mais “apenas” ensinam alunos, mas colaboram no desenvolvimento de todo esse potencial de aprendizagem autônoma disponibilizada pela internet.

Mundo digital: é só saber lidar!

Boa sorte.

Até a próxima.

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo