Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Descubra o perfil do estudante de cada curso

Descubra o perfil do estudante de cada curso

A universidade agrega todos os tipos diferentes de pessoas, de diferentes origens, raças e idade. No meio de tanta gente, você já parou para pensar como seria o perfil do estudante do seu curso?

Se reuníssemos todo mundo que cursa Direito em uma pessoa só, como ela seria? Qual seria o sexo dela? Qual seria a idade dela?

Para entender isso, traçamos um perfil baseado nas informações dos alunos dos cursos mais procurados do Ensino Superior no Brasil, a partir dos dados oferecidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Veja a lista abaixo e descubra se você se encaixa com o perfil

Descubra o perfil do estudante de cada curso

Descubra o perfil do estudante de cada curso

Descubra o perfil do estudante de cada curso

O que podemos entender com isso?

Com base nos resultados, podemos observar que as mulheres são maioria nas turmas de Medicina, Odontologia, Direito e em cursos relacionados à saúde e à educação, enquanto os homens são maioria em cursos de Engenharia e de Ciências Exatas. Entre os estudantes que cursam Medicina atualmente, 57,75% são mulheres – em cursos como Pedagogia, esse número aumenta para 92,7%.

E, falando em Medicina, entre os cursos usados na pesquisa ele é o único em que a maioria dos estudantes se formaram no Ensino Médio particular. Entre os fatores que podem explicar esta questão estão os vestibulares extremamente concorridos das universidades públicas e as altas mensalidades das instituições particulares, que podem passar de 10 mil reais.

Descubra o perfil do estudante de cada curso

Idade

A média de idade desses perfis está entre 20 e 22 anos, sem muita diferença de idade entre o aluno da universidade pública e privada. A taxa de alunos mais velhos, no entanto, é proporcionalmente maior em universidades privadas.

Descubra o perfil do estudante de cada curso

Período

A maioria dos perfis estuda no período noturno, o que é um reflexo do aumento do número de estudantes trabalhadores nas universidades. As instituições públicas contam com mais alunos no período integral, da mesma maneira que cursos como Medicina e Odontologia, já que possuem uma alta carga alta de estudo extraclasse, dificultando exercer alguma atividade remunerada durante o período do curso. Por outro lado, as instituições privadas possuem muito mais alunos no período noturno, e maioria é de mulheres.

Descubra o perfil do estudante de cada curso

Cor

No geral, pessoas brancas compõem a maioria dos perfis acima: 54% dos estudantes do Ensino Superior no Brasil são brancos, enquanto na população brasileira essa taxa é de 44,2%, segundo o IBGE. Em universidades públicas há mais participação de pretos e pardos do que em instituições privadas, resultado das políticas de cotas implementadas pelo governo.

Descubra o perfil do estudante de cada curso

De onde tiramos isso?

Para realizar esta pesquisa, analisamos os dados do Censo da Educação Superior mais recente, publicado pelo Inep em 2016, com dados de todos os alunos com matrícula ativa nas instituições de Ensino Superior do Brasil.

É importante ressaltar que foi levada em consideração nesse levantamento a moda (o valor mais frequente num conjunto de dados) dos dados dos alunos. E, para nomenclatura e divisão das raças/cores, foi utilizado o padrão do MEC: parda, preta, branca, amarela e indígena.

O que achou do perfil do seu curso? Se identificou? O que mais te impressionou?

Conteúdo original na Revista QB.

 

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo