Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Outros Cursos » Descola oferece curso on-line gratuito sobre cultura antirracista

Descola oferece curso on-line gratuito sobre cultura antirracista

Olá, leitor(a)! 

Segundo a seção “Novas Palavras” do site da Academia Brasileira de Letras, o termo antirracista se refere a pessoas, posturas, atitudes e movimentos que combatem o racismo. Com isso em mente, e tendo em vista a necessidade de promover ações que sigam essa definição, a plataforma educacional Descola oferece um curso on-line gratuito sobre cultura antirracista. 

A formação, com quatro horas de duração e certificado de conclusão, pode ser feita por todos(as) que desejam aprender mais sobre o assunto, se tornar agentes da mudança e levar o antirracismo para os inúmeros âmbitos da sociedade. Se você ficou interessado(a), leia nosso texto e descubra mais detalhes sobre o conteúdo e o processo de inscrição.

Curso gratuito da Descola 

O curso sobre cultura antirracista tem o objetivo de formar indivíduos capazes de fomentar atitudes que contribuam para um mundo sem preconceitos. Logo, traz um panorama da situação da população negra no Brasil e aprofunda a discussão sobre o racismo estrutural. Também sugere que o(a) estudante desenvolva o pensamento crítico e a auto-observação enquanto reflete e combate os próprios vieses inconscientes. 

O curso conta com 18 aulas, de no máximo 15 minutos cada, com um e-book e uma ferramenta extra para aplicar o aprendizado, totalizando assim uma carga horária de quatro horas. O conteúdo está dividido em dois módulos. Acompanhe: 

Descola oferece curso on-line gratuito sobre cultura antirracista

Fonte: Reprodução

Módulo 1  Contexto de mundo  Racismo estrutural 

  1. Introdução; 
  2. A professora; 
  3. Um breve contexto histórico do racismo; 
  4. Panorama Social Os negros no Brasil; 
  5. Violência contra negros; 
  6. O mundo ao inverso; 
  7. Personalidades negras e suas contribuições para a humanidade; 
  8. Cotas e privilégios; 
  9. Por que isso continua acontecendo?; 
  10. Por que não basta você não ser racista, mas ser antirracista.

Módulo 2  Práticas Antirracistas 

  1. Quais são as atitudes de um antirracista; 
  2. Organizações com uma cultura mais inclusiva; 
  3. Uma nova mentalidade nas organizações; 
  4. Em casos de racismo, o que a empresa pode fazer?; 
  5. Como educar crianças livres de preconceitos; 
  6. Revendo nossos comportamentos; 
  7. Não são eles contra nós; 
  8. Fechamento. 

A formação é ministrada por Alexandra Loras, palestrante e consultora em gestão de performance e mudança organizacional. Nascida na França, filha de mãe francesa e pai gambiano, ela cursou marketing e vendas na École Supérieure de Comptabilité et de Gestion e é mestra em Gestão de Mídia pela Sciences Po (Institut d’Études Politiques), escola de ciências políticas de renome internacional. 

Alexandra veio para o Brasil em 2012; desde então, tem capacitado mulheres afrodescendentes para ocuparem cargos de alta liderança e trabalhado para construir organizações mais diversas. Já participou de eventos em instituições como Google, Facebook, Bloomberg, ONU Mulheres, do TEDxSãoPaulo e do Women’s Economic Empowerment Global Summit. Em 2021, Alexandra se tornou parte do quadro de investidores do reality show Shark Tank Brasil. 

Inscrição e certificação 

Para se inscrever, basta acessar a página do curso e selecionar o botão verde “Assistir”, no canto superior direito da tela. Se você já tiver cadastro na plataforma da Descola, é só preencher os dados e aproveitar o conteúdo normalmente. Caso contrário, é possível prosseguir de duas formas: 

  • Realizar a inscrição por meio de login no Google ou no Facebook; 
  • Selecionar a opção “Não tem uma conta? Faça seu cadastro”; em seguida, inserir as informações solicitadas e aceitar os termos propostos. 

Ao completar a formação, pode-se baixar o certificado de conclusão, que estará disponível na aba “Certificados”. 

Descola 

A Descola é uma plataforma que oferece cursos on-line, gratuitos e pagos, que abordam as habilidades mais requisitadas no mercado de trabalho atual. Por isso, seus conteúdos são focados em soft skills, ou seja, em competências comportamentais ligadas às áreas de criatividade, liderança, pensamento crítico, comunicação e inteligência emocional. 

As formações são elaboradas conforme uma metodologia própria. Sempre ministradas por profissionais de grande destaque, por meio de uma linguagem leve e informal, elas mesclam teoria e prática. Logo, as aulas apresentam cases, referências, materiais de aprofundamento e ferramentas de aplicação. Para conhecer mais sobre a Descola, clique aqui. 

E então? Pronto(a) para participar da construção de uma sociedade mais justa? Compartilhe o artigo com os(as) amigos(as) para que eles(as) possam promover a mudança com você! 

No Canal do Ensino, leia também: 

Bom estudo! 

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo