Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Outros Cursos » Dentista: onde estudar, carreira e mercado de trabalho

Dentista: onde estudar, carreira e mercado de trabalho

Um profissional formado em Odontologia é responsável pela saúde bucal das pessoas. Atuando na prevenção, diagnóstico e tratamento de problemas relacionados à mordida, dentes e gengiva. O dentista realiza tratamentos estéticos e também intervenções relacionadas à saúde bucal. Saindo de um curso para dentista o profissional deve estar apto a identificar doenças através de exames laboratoriais e radiológicos, propondo os tratamentos mais adequados para cada caso e receitar os medicamentos se necessário.

Olá, leitores!

Saindo de um dos cursos para dentistas, ou seja, sendo bacharel em odontologia o profissional deve se dedicar ao estudo e tratamento da boca, dentes e ossos da face. Ele cuida da estética e saúde bucal.

O dentista restaura, extrai, limpa os dentes, projeta e instala próteses, trata doenças da gengiva, da bochecha e também da língua. Dentro da odontologia existem várias especialidades, como a dentística restauradora e periodontia, por exemplo.

Geralmente o dentista costuma ingressar na profissão no serviço público. Os recém-formados, logo quando saem dos cursos para dentistas, que abrem consultório particular, no geral dividem espaço de atendimento devido aos altos custos dos equipamentos e instalações.

Para que possa exercer a profissão de dentista é obrigatório obter o Registro do Conselho Regional de Ondontologia (CRO) desde 2009 os dentistas têm autorização para tratar os pacientes com acupuntura, terapia floral, fitoterapia, hipnose, laserterapia e homeopatia.

Mercado de trabalho para os dentistas

Hoje em dia no Brasil existem muitos cursos para dentistas e por esse fator existe um dentista a cada 769 habitantes, uma das melhores medias mundiais para o setor. Porém, os profissionais estão mal distribuídos pelo país, estão concentrados na região sudeste quase 60% dos dentistas do Brasil. Muitos estudantes que ainda estão nos cursos para dentistas e querem ser profissionais da área, sonham com um consultório próprio.

Mas os futuros não dentistas não imaginam o quanto a concorrência é acirrada nesse segmento, mais ainda nas médias e grandes cidades. A melhor opção para começar talvez seja o setor público que é maior empregador de dentistas do Brasil.

Saindo de um curso para dentista, o profissional pode atuar como funcionário público em vários programas sociais e ainda na unidade básicas de saúde (SUS), mas para os que decidem trabalhar como autônomos, as áreas mais adequadas são a dentística restauradora, a endodontia, a ondotopediatria e a emplantodontia.

Dicas de cursos para dentistas através de especializações

Os cursos para dentistas, ou seja, para sua formação básica de graduação incluem disciplinas da área de saúde e ciências biológicas, como a anatomia aplicada à odontologia, fisiologia, patologia, microbiologia, próteses, ética e bioética, psicologia e muito mais.

Com duração de 5 anos o curso para dentistas profissionaliza os mesmos a desempenhar várias atividades, conheça algumas delas:

  • Endodontia– conhecido popularmente como tratamento de canal, ele trata de lesões e doenças na raiz e nervo dos dentes.
  • Estomatologia– esse sistema é constituído pelos dentes, lábios, mucosa oral, glândulas salivarias, palatinas e demais estruturas orofaringe. Esse setor da odontologia preocupa-se em diagnosticar, tratar ou mesmo prevenir doenças deste sistema.
  • Dentística Restauradora– realiza procedimentos de estética dos dentes como clareamento e correção de imperfeições. Atua também no restabelecimento ou restauração da forma e funções dentárias.
  • Odontologia Legal– trabalha na realização de identificação de arcadas dentárias de cadáveres. Emite pareceres e laudos de exames periciais. Podendo atuar até como balística forense.
  • Implantodontia– no curso para dentista o profissional deve sair apto a implantar próteses dentárias   e pinos para restaurar possíveis espaços entre os dentes.
  • Ortodontia– previne e trata problemas de amadurecimento e crescimento da face e arcadas dentárias. Utilizando aparelhos odontológicos para corrigir a posição dentária e alterar a mordedura.
  • Traumatologia e Cirurgia– realiza cirurgia de recuperação do aparelho mastigatório diagnosticando lesões.
  • Periodontia–  trata os processos infecciosos e inflamatórios das gengivas. Remove as placas bacterianas por meio de cirurgias e raspagens.

 Veja Onde estudar Odontologia e especializações na área

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC que oferecem o curso para dentistas:

Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)

Uma faculdade de renome no Brasil inteiro a UNOPAR oferece o curso para dentista reconhecido pelo MEC o que abre ótimas oportunidades, entre no site e confira.

Universidade Cruzeira do Sul (UNICSUL)

Oferece curso de graduação com a aprovação do MEC para futuros dentistas, entre no site e confira melhor essa oportunidade de se profissionalizar.

Universidade Estácio de Sá (UNESA)

Formando profissionais capacitados para tratar da saúde bucal de seus pacientes essa instituição é reconhecida pelo MEC.

Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)

O curso para dentista dessa instituição de ensino é voltado para a formação e profissionalização de dentistas com visão integral da realidade da saúde bucal, permitindo tratar os pacientes de forma mais abrangente.

Faculdade Ruy Barbosa (Ruy Barbosa | DeVry) – em Salvador

O curso de Odontologia em Salvador da Faculdade DeVry | Ruy Barbosa é uma ótima opção quando o assunto é ensino superior de qualidade no ramo da odontologia.

Esperamos ter ajudados em sua busca por conhecimento, bons estudos.

Até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo