Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Outros Cursos » 103 sites que oferecem cursos online gratuitos com certificado

103 sites que oferecem cursos online gratuitos com certificado

Olá, leitor!

Todos sabem que as melhores oportunidades de emprego surgem apenas do estudo adequado e de qualidade, como em cursos online gratuitos. No entanto, a maioria das pessoas não possuem o primordial para se capacitarem profissionalmente, tempo para estudar.

Por outro lado, cada vez mais instituições realinham seu foco com a necessidade que os profissionais demandam sobre a qualificação exigida. Temos, portanto, o desenvolvimento de plataformas de ensino online.

Atualmente é possível estudar através de diferentes materiais de ensino, projetados para atender essa dinâmica ferramenta tecnológica, que é a internet. Como o foco do Canal do Ensino é precisamente o de auxiliar na melhora da condição da educação, elaboramos esse conteúdo completo.

Conheça 103 sites que oferecem cursos online gratuitos com certificado. Confira como você pode alterar o rumo da vida profissional e alcançar seus principais objetivos!

Sites nacionais com cursos online gratuitos com certificado

cursos_online_gratuitos_com_certificado_

Conheça os principais sites brasileiros que oferecem cursos online gratuitos e ainda disponibilizam certificado para os concluintes.

1 – Portal Senar

O Senar é um portal de educação EaD, seu objetivo é contribuir com o desenvolvimento, profissionalização e formação das pessoas. Com o foco nas pessoas presentes no meio rural, o portal oferece materiais online para fortalecer e ampliar o acesso ao conhecimento.

2 – Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE)

O CIEE possui larga experiência na oferta de conhecimento aos estudantes de nível médio, técnico e superior. Com mais de 54 anos atuando de forma parecida com uma entidade de assistência social, a instituição visa oferecer os meios para que os estudantes possam aplicar na prática, seus conhecimentos teóricos.

3 – Unesp Aberta

Voltada para a formação e aperfeiçoamento, a Unesp Aberta é uma plataforma de aprendizagem em ambiente virtual. Por meio do acesso à internet, não somente brasileiros, mas também estrangeiros, podem aprender e ampliar seus conhecimentos em diferentes áreas da educação. Iniciativa da Reitoria da Unesp e Núcleo de Educação a Distância (NEaD/Unesp)

4 – Intel Education

Além de ser uma das grandes empresas inseridas no mais avançado patamar da tecnologia e da sustentabilidade empresarial, atua como formadora de conteúdo. Essa plataforma oferece cursos que capacitam professores e alunos com idades entre 5 e 18 anos.

5 – INEAD (Instituto Nacional de Ensino a Distância)

O INEAD é uma plataforma online com o objetivo de oferecer estudo e o conhecimento a todos os interessados em aprender. Além do acesso online irrestrito e gratuito, o aluno ainda pode realizar o download e impressão dos materiais. Sem a exigência de tempo para conclusão, o aluno pode implementar seu ritmo aos estudos.

6 – Certificado Curso Online

O principal serviço oferecido pela plataforma são os Cursos Livres de Qualificação Profissional de alta qualidade e inteiramente gratuitos. Todos os cursos possuem as regulamentações e parâmetros exigidos por lei, como é o caso do CNE (Conselho Nacional de Educação) e MEC (Ministério da Educação). Os certificados emitidos aos alunos possuem validade em todo o território nacional.

7 – Prime Cursos

A Prime Cursos existe desde 2003 e é especializada no Ensino a Distância (EaD). Com didática inovadora, o estudante passa a ter a chance de absorver melhor o conteúdo, por meio de um aprendizado simples, porém eficaz.

8 – Unieducar: Universidade Corporativa

A instituição de ensino Unieducar é filiada à Associação Brasileira de Educação a Distância e possui áreas de atuação bem específicas. O foco dos cursos oferecidos norteia categorias da educação como: Treinamento em Desenvolvimento Profissional e Gerencial.

9 – Cursos iPED

A plataforma de ensino iPED (Instituto Politécnico de Ensino a Distância) oferece os cursos em videoaulas, e isso facilita o contato dos diferentes perfis de estudantes. Basta acessar, escolher e aproveitar os materiais oferecidos. O instituto já conta com mais de 5 milhões de estudantes e atua em mais de 60 países.

10 – Portal Learncafe

Um dos objetivos do portal Learncafe é encurtar a distância entre estudante e professor. Com cursos que se apresentam em passo a passo o praticante pode facilmente criar sua rotina de estudos e levar o aprendizado aonde for. Possui ainda, fóruns de discussão, glossário de termos e canal direto com o criador do curso estudado.

11 – Curso Online Educa

Com a simples missão de levar a capacitação e qualificação a todas as pessoas em busca de conhecimento, a Curso Online Educa está associada à ABED e oferece diversos cursos, bem como provas de forma gratuita e com a opção de certificado ao término dos estudos.

12 – Gyn Cursos Online

Todo o conteúdo dos cursos oferecidos segue as normas exigidas pelos órgãos que monitoram esses aspectos. Além de colocar à disposição cursos com certificação ao término, a plataforma ainda oferece mais um benefício. Existe a possibilidade de atuar como instrutor no site, ou seja, ao colocar seus próprios cursos e até mesmo vendê-los.

13 – Brasil mais TI

O Brasil mais TI é um projeto que dispõe de dinamismo e inovação na forma como disponibiliza seus cursos no ensino a distância. A plataforma atua em 3 eixos principais: oportunidade, capacitação e conhecimento. Existem mais de 35 cursos que abrangem o total de 1.500 horas de aulas.

14 – Escola de Cursos Online (ESCON)

Os cursos oferecidos nessa plataforma de ensino a distância, possuem grande abrangência entre diversas áreas do conhecimento. Com acesso ilimitado e no momento em que for mais conveniente ao aluno, o mesmo ganha a possibilidade de estudar da forma que melhor se encaixa a sua rotina diária.

15 – WR Educacional

Os cursos encontrados na plataforma WR Educacional, possuem carga horária que varia de 8h à 300H. Há a possibilidade de atender diversos cursos ao mesmo tempo, e para conseguir a certificação, o aluno deve requisitar uma avaliação e receber nota mínima de 6,0 para pedir o certificado.

16 – Plataforma Veduca

Com o objetivo de impactar positivamente a vida das pessoas envolvidas em seus cursos, a plataforma Veduca possui professores de instituições reconhecidas (USP) ministrando os cursos. Já são mais de 2 milhões de pessoas que passaram pelos cursos dessa plataforma.

17 – Cursos ABELINE

A Associação Brasileira de Educação Online (ABELINE) é uma sociedade sem fins lucrativos, que visa o estímulo à prática e desenvolvimento de projetos em educação a distância. Oferece mais de 150 Cursos Livres de Qualificação Profissional Gratuitos, todos legalizados com base no CNE e MEC.

18 – Cursos EaD SENAI e SESI (Sistema FINDES)

Na plataforma os estudantes encontram cursos gratuitos oferecidos pelo SENAI e SESI. Os cursos abrangem áreas do conhecimento como: Finanças Pessoais; Desenho Arquitetônico; Legislação Trabalhista; Segurança no Trabalho; Comunicação Efetiva, dentre tantos outros.

19 – Instituição Cursos Online SP do Brasil

Por meio de um sistema de ensino prático e simples, os cursos oferecidos pela Cursos Online SP do Brasil, visam levar conhecimento e educação de forma instantânea, rápida e onde o estudante estiver. São mais de 300 Cursos Livres de Qualificação Profissional Gratuitos, todos legalizados com base no CNE e MEC.

20 – Cursos ABRAFORDES

A Associação Brasileira de Formação e Desenvolvimento Social (ABRAFORDES), leva o conhecimento relacionado ao caráter técnico, científico, cultural, educacional, técnico agrícola, dentre tantas outras áreas do conhecimento. Seu maior objetivo é integrar as pessoas ao desenvolvimento do país.

21 – EaD Sebrae (Educação a Distância)

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) além de ser uma instituição que visa ajudar o empreendedor brasileiro com o atendimento adequado, oferece ainda, cursos que atuam nas áreas de Finanças, Inovação, Empreendedorismo, Mercado e Vendas, dentre outras.

22 – IBAP Cursos

O Institui Biomédico de Aprimoramento Profissional (IBAP) oferece oportunidades presentes na área da saúde. Para fortalecer o material dos cursos, existem Palestrantes, Professores, Mestres e Doutores, trabalhando no desenvolvimento do conteúdo para levar materiais de qualidade aos estudantes.

23 – FBV Cursos

É uma empresa voltada exclusivamente à Formação e Capacitação Continuada, levando seus cursos aos estudantes por meio do ensino a distância. Os materiais didáticos são online e podem ser baixados ou impressos, e o estudante possui a comodidade de planejar sua jornada de estudos.

24 – EPD Online

A Escola Paulista de Direito (EPD) é tido como um centro de excelência em estudos pós-graduados em Direito e áreas relacionadas. Essa plataforma é uma versão online da já existente EPD, pois determinaram a importância e necessidade de utilizar a tecnologia da modalidade de ensino a distância, para capacitar e melhorar a educação das pessoas.

25 – PROcapacitar

O PROcapacitar é uma plataforma mantida por meio de recursos privados e já possui 22 cursos em áreas como: Informática; Educação; Saúde e Beleza; Administrativa e Idiomas. Todos administrados pela CEPED Cursos, que é reconhecida como uma das melhores empresas para cursos na categoria.

26 – InBS Cursos

O Instituto Brasileiro de Sustentabilidade (InBS) possui o objetivo de atender, bem como se antecipar as principais demandas de mercado e sociais. É uma empresa voltada ao desenvolvimento e criação de soluções que colaboram com o desenvolvimento sustentável de todo o país.

27 – Instituto INDESFOR

O Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Formação (INDESFOR) oferece cursos online que objetivam a produção de conhecimento e formação dos brasileiros. Seus cursos abrangem quase 20 áreas do conhecimento, como: Direito; Educação; Marketing; Recursos Humanos, dentre outros.

28 – Administra Brasil Cursos

O Administra Brasil Cursos oferece muita facilidade aos estudantes, pois possui um programa que compõe três degraus: escolha do curso; download da apostila; solicitação do certificado. Todo conteúdo oferecido possui carga horária específica e não é necessário realizar matrícula, inscrição ou prova para solicitar o certificado

29 – Cursos Rápidos Grátis

É uma instituição inserida na modalidade de ensino a distância, que trabalha exclusivamente com Cursos de Nível Básico e Livres. Todos os cursos são específicos para o aprimoramento profissional e baseados em apostilas. É importante apontar que os cursos não possuem vínculos com o MEC ou secretarias de ensino.

30 – Cursos do Instituto Legislativo Brasileiro

Por meio da Escola Virtual do Senado, conhecido como Saberes, os estudantes interessados encontram a oportunidade de escolher entre cursos com tutoria ou completamente livre de tutores, todos gratuitos e a distância.

31 – Fundação Bradesco

Por meio da Plataforma Escola Virtual (e-learning), a Fundação Bradesco disponibiliza cursos que abrangem áreas do conhecimento, como: Contabilidade e Finanças; Informática; Administração; Desenvolvimento Pessoal e Profissional; Educação e Pedagogia. Todos os cursos visam a autogestão, ou seja, o aluno é quem dita seu ritmo de aprendizado.

32 – Sistema Educacional Online JurisWay

O JurisWay é uma plataforma de ensino que disponibiliza mais de 850 cursos, distribuídos entre temas jurídicos e área de apoio como: Desenvolvimento Pessoal; Português; Inglês. Nenhum dos cursos possui pré-requisitos, ou seja, qualquer pessoa com interesse em aprender pode acessar.

33 – Nube Cursos Gratuitos

O Núcleo Brasileiro de Estágios (NUBE) é uma organização que tem como objetivo melhorar o posicionamento do jovem no mercado de trabalho. Por meio dos cursos oferecidos, os jovens se qualificam e podem ser integrados aos estágios oferecidos pelas empresas.

34 – Escola Virtual Portogente

A Escola Virtual Portogente oferece cursos corporativos que vão ao alcance de todos, por meio do ensino a distância. Dessa forma, os interessados podem optar por áreas como: Logística; Turismo; Comércio; Transporte, dentre outras.

35 – FNQ Cursos

A Fundação Nacional de Qualidade (FNQ) que atua há mais de 26 anos no mercado de capacitação, oferece cursos baseados na gestão organizacional de vanguarda. Utiliza ainda os preceitos do Modelo de Excelência da Gestão.

36 – EaD SEST e SENAT

Os cursos ofertados pelo SEST e SENAT buscam ampliar a capacitação no setor de transporte. Portanto, os interessados encontram oportunidades em categorias como: Educação; Gestão; Regulamentados; Saúde; Social; Transporte.

37 – Mídias Educação

O MEC (Ministério da Educação) disponibiliza uma plataforma de fácil acesso aos cursos que englobam: Ciclo Básico; Ciclo Intermediário; Ciclo Avançado e outros materiais. Basta acessar e escolher entre visualizar na plataforma ou realizar o download do material

38 – SESI EaD

O estudante encontra nessa plataforma mais de 80 cursos disponíveis inteiramente gratuitos. Basta realizar um breve cadastro, escolher o material que deseja aprender e começar os estudos.

39 – Cursos Microsoft

A Microsoft utiliza sua plataforma para oferecer cursos específicos sobre suas ferramentas. No caso, o estudante interessado pode utilizar um Centro de Treinamento para aprender sobre o Office 365 que inclui: Outlook; OneDrive; Word; Excel; PowerPoint; OneNote; SharePoint; Microsoft Teams; Access; Visio.

40 – Be-a-Byte Cursos

Essa plataforma de ensino a distância oferece diferentes cursos inseridos no atual tema Informática. Sem custo algum, os estudantes podem aprender como encarar as novas tendências tecnológicas e ampliar suas chances como profissional.

41 – Plataforma Eduk

A plataforma Eduk é um canal que oferece cursos voltados para o Marketing Digital Online. Entenda desde os fundamentos e tenha a chance de criar seu próprio blog ou mesmo uma loja virtual. Aprenda como utilizar o Google, Facebook e YouTube para promover seus materiais.

42 – Cursos Render

A Render oferece seus cursos baseados em videoaulas e com caráter técnico, para que assim mais profissionais possam ampliar seus conhecimentos e aplicar em sua atuação no mercado.

43 – Telecurso

O Telecurso é na verdade, uma tecnologia de caráter educacional e reconhecida pelo MEC. Adotada em diversos municípios e estados, essa tecnologia é aplicada na aceleração do ensino daqueles que se encontram no Ensino Médio, Fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos).

44 – Escola do Marketing Digital

Seguindo a tendência do mercado acerca do Marketing Digital, a plataforma oferece cursos voltados para essa área do conhecimento. Os estudantes encontram oportunidades para entender esse universo e ainda, qual o melhor caminho a seguir.

45 – Cursos Cefor

O Centro de Referência em Formação em Educação a Distância (Cefor) oferece diferentes cursos para atender os perfis de professores e técnicos administrativos da educação. A instituição possui o objetivo de promover a formação inicial e continuada.

46 – Cursos IABD

Um dos principais guias seguido pelo Instituto Ana Brocanelo de Direito (IABD), é oferecer a oportunidade para que cada aluno conquiste ao longo dos cursos, melhorias que possibilitem o sucesso profissional. Além do ambiente online, o Instituto possui um espaço físico para acomodar os alunos.

47 – E-Cursos Online Grátis

Com cursos que possuem carga horária de 60h, a plataforma E-Cursos, oferece diferentes possibilidades de aprendizado. Além disso, o certificado emitido ao término do curso valida o estudante para diferentes áreas de atuação.

48 – HP Life

Apesar de ser uma empresa direcionada à tecnologia e seus avanços, os cursos oferecidos pela plataforma HP Life abrangem diferentes áreas. Os estudantes encontram oportunidades em áreas como: Finanças; Marketing; Comunicação; Operações.

49 – Instituto TIM (TIMTec)

Essa plataforma foi desenvolvida com base na tecnologia MOOC e disponibiliza cursos online livre e gratuitos a todos. Seguindo o eixo temático “Informação e Comunicação do Pronatec”, professores e profissionais podem ampliar sua gama de conhecimento e competências com os cursos.

50 – Cursos do Hospital Albert Einstein

O Hospital Albert Einstein oferece dezenas de cursos na área da saúde e qualquer pessoa pode acessar. Existe a possibilidade de adquirir um certificado de participação, mas para tal é preciso realizar a requisição na plataforma.

51 – iAulas

O iAulas é um dos maiores acervos de apostilas e cursos gratuitos online. Por meio de profissionais capacitados, os cursos possuem conteúdo de qualidade. Atuando em diferentes áreas os estudantes podem ampliar sua gama de conhecimento e melhorar seu posicionamento profissional.

Cursos gratuitos online em Universidades Brasileiras

Conheça as principais universidades brasileiras que possuem cursos online gratuitos e ainda oferecem certificado aos que concluírem os estudos!

52 – FGV Online

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) é uma das referências em qualidade de ensino no Brasil, e agora conta com uma plataforma na modalidade OEC (Open Education Consortium). Os cursos oferecidos fazem parte de eixos temáticos como: Finanças Pessoais e Área de Sustentabilidade.

53 – Portal e-Aulas USP

Ao pensar em instituição que oferece cursos gratuitos e de qualidade, a USP nunca fica de fora. Por isso disponibiliza seus conteúdos educacionais em ambiente virtual e por meio dessa plataforma específica para o ensino a distância.

54 – Coursera e USP

Coursera é uma plataforma internacional de ensino e está sempre criando parceria com as maiores universidades do mundo. Dessa forma, a parceria com a USP possibilitou a oferta de diferentes cursos que abrangem diversas áreas do conhecimento. Todos os cursos são ministrados por Professores e Mestres que lecionam na Universidade de São Paulo.

55 – Grupo Gestor de Tecnologias Educacionais e Unicamp

A Unicamp tem empenhado esforços voltados ao ensino a distância (EaD). Nesse sentido, tem estimulado o envolvimento de diferentes áreas da universidade. Portanto, o Grupo Gestor de Tecnologias Educacionais é uma dessa áreas que faz parte da Unicamp, e ambas oferecem cursos voltados para as tecnologias educacionais.

56 – Univesp TV

Essa plataforma criada pela Univesp possui o objetivo de ampliar a qualidade do ensino superior público no Brasil. São oferecidos cursos em áreas como: Matemática; Engenharia de Computação; Licenciatura em Ciências Naturais; dentre outras.

57 – Unesp Aberta

Voltada para a formação e aperfeiçoamento, a Unesp Aberta oferece diferentes cursos para ampliar e aprimorar a educação. Por meio do acesso à internet, brasileiros e estrangeiros aprendem e ampliam suas capacitações em áreas da educação. Iniciativa da Reitoria da Unesp e Núcleo de Educação a Distância (NEaD/Unesp)

58 – Centro de Computação da Unicamp

Por meio de minicursos, os estudantes contam com materiais didáticos desenvolvidos pelo centro de computação da Unicamp. Os estudantes podem acessar os materiais de forma livre, gratuita e irrestrita, logo, fica mais facilitado criar um cronograma de estudos.

59 – Coursera e Unicamp

Assim como citado acima, a Coursera é uma plataforma de ensino que se alia a outras instituições. O resultado dessa junção é a possibilidade de mais estudantes estarem ao alcance de conteúdo de qualidade e gratuito, uma vez que os cursos são ministrados por professores da própria Unicamp.

60 – e-Física USP

Assim como o nome já sugere, esse canal disponibilizado pela USP oferece conhecimento na área de física para o Ensino Fundamental, Ensino Médio e Universitário, além de livros complementares.

61 – Ava Acadêmico

Por meio do incentivo à promoção da educação continuada, o ambiente Ava Acadêmico oferece cursos sem tutoria. São completamente abertos ao público, ou seja, desde que interessado, o estudante pode participar.

62 – Universidade Federal Fluminense

A instituição disponibiliza o Portal de Videoaulas, onde os alunos podem aprender com cursos inseridos em mais de 20 categorias da área do conhecimento. O portal funciona como uma ação de extensão desenvolvido por um professor do quadro docente da UFF.

63 – Cursos Abertos da UEMA

O ambiente virtual de aprendizagem oferecido pela UEAM (Universidade Estadual do Maranhão) dispõe aos alunos, mais de 1.200 atividades. Com um total de 27 cursos abertos, são abordadas áreas como: Agronomia; Educação; Filosofia; Geografia; TI, dentre outras.

64 – Plataforma Lúmina

Esse canal de conhecimento é disponibilizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Os cursos oferecidos visam aprimorar os conhecimentos e melhorar o posicionamento no mercado de trabalho. Todo material possui atestado de conclusão.

65 – Coursera e ITA

O ITA é o instituto de ensino superior do Comando da Aeronáutica (COMAER) e formou parceria com o Coursera, para ampliar as chances de atingir diferentes perfis de estudantes e assim, melhorar a educação.

66 – Coursera e Insper

O Insper é uma instituição que atua em áreas específicas, como: Administração; Engenharia; Direito; Economia. Aliada à plataforma Coursera visa aumentar o alcance de seus cursos que leva a importante missão de preparar os profissionais para suas carreiras.

67 – Coursera e FIA

A Fundação Instituto de Administração (FIA) é uma das escolas de negócios referência no mercado. Sendo assim, aliada à Coursera, a FIA disponibiliza cursos voltados às áreas de Consultoria, Pesquisa e Educação Executiva.

68 – Portal de Cursos Abertos (PoCA)

Portal criado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o PoCA leva conteúdo aos estudantes por meio do ensino a distância. Possui ampla atuação nas mais importantes e precisas áreas do ensino.

69 – Escola do Trabalhador

A Escola do Trabalhador é uma iniciativa do MTB (Ministério do Trabalho) e visa combater o desemprego ao ofertar conhecimento para sua população de profissionais. Os cursos norteiam mais de 10 eixos temáticos e oferecem a chance de desenvolver um cronograma de estudos, uma vez que não há exigência quanto à execução.

70 – Universidade Aberta do Brasil

A Universidade Aberta do Brasil (UAB) oferece por meio da Fundação Capes, cursos que compreendem a Administração Pública, Prevenção ao uso indevido de drogas, dentre outros. No entanto, os interessados podem somente aderir aos cursos quando houver editais abertos pela Diretoria de Educação a Distância.

Cursos gratuitos online em Sites Internacionais

Veja os principais sites internacionais que oferecem cursos online gratuitos com certificado e ganhe experiência em outro idioma também.

71 – Microsoft Technology Associate (MTA) certifications

Esse site oferece exatamente a oportunidade que novos ingressos ou profissionais já firmados na área de TI, precisam para aprimorarem suas carreiras. Os cursos são ministrados por treinadores certificados pela Microsoft e oferecem a possibilidade de aprender mais sobre programação, por exemplo.

72 – Open Education Database (OEDb)

A Open Education Database possui um dos maiores acervos de materiais online gratuitos. Não existem pré-requisitos para aproveitar os materiais, uma vez que a plataforma recebe alunos e profissionais de todos os níveis do conhecimento. São oferecidos mais de 10.000 cursos online e gratuitos com certificado.

73 – Plataforma Coursera

Aprenda o conteúdo dos cursos com livros didáticos interativos e vídeos pré-gravados. A Coursera é um dos sites que oferece quantidades enormes de vídeos nas mais extensivas áreas do aprendizado. Aliada à outras instituições ao redor do mundo e importantes no cenário mundial do aprendizado e cursos online.

74 – Site edX

A plataforma edX é uma iniciativa da Universidade de Harvard em conjunto com o MIT (Massachusetts Institute of Technology). Tem o objetivo de levar o mais aprimorado conhecimento aos estudantes e profissionais. Seus cursos norteiam importantes áreas do conhecimento, mas acima de tudo, oferecem aprendizado de muita qualidade.

75 – Udacity

Importante site que oferece cursos com teor tecnológico fundamental para enfrentar os avanços encontrados hoje. Com o visionamento de que todos merecem ensino superior de qualidade, a Udacity disponibiliza uma educação dinâmica e prática.

76 – Google Activate Espanhol

A divisão espanhola do Google oferece cursos gratuitos online para fortalecer o aprendizado sobre alguns temas específicos. O principal eixo temático que norteia os cursos, é a tecnologia e o estudante aprende desde Marketing Digital até Computação na nuvem.

77 – Academic Earth

O Academic Earth possui o objetivo principal de levar aprendizado de qualidade a todos, a instituição enxergou na modalidade de ensino a distância essa oportunidade ideal. Possui como diferencial, uma equipe especializada na escolha dos cursos que melhor atenda aos perfis dos estudantes. No entanto, se certificam de que todos encontrem algo que possa agregar aprendizado.

78 – Udemy

É importante destacar que a Udemy é um mercado global de cursos, aprendizado e ensino online. Seu acervo conta com mais de 65.000 cursos ministrados pelos mais especializados instrutores. Oferece com frequência grande diversidade de material gratuito.

79 – The Open University

A Universidade Aberta (The Open University) é britânica e líder na oferta de cursos flexíveis, inovadores. Oferece ainda aprendizado para o mundo todo e já atinge mais de 100 países. Um de seus objetivos é oferecer exatamente a flexibilidade que estudantes que trabalham meio período necessitam para melhorar seus conhecimentos.

80 – Khan Academy

Além de cursos com conteúdo de qualidade, a Khan Academy oferece exercícios práticos, painel de controle para um aprendizado personalizado e vídeos instrucionais. Focados em áreas como: Ciências; Programação; História; Economia; Matemática; diferentes perfis de estudantes podem aproveitar essa oportunidade.

81 – UCLA Extension

A UCLA Extension é uma das maiores e mais antigas instituições americanas de ensino a oferecer estudo continuado de forma gratuita e dinâmica. A instituição disponibiliza cursos que oferecem maior alcance para as carreiras profissionais, bem como para a realização de metas pessoais.

82 – Class Central

A Class Central funciona mais como uma ferramenta de busca para cursos na modalidade de ensino a distância. Além disso, o aluno encontra diferentes cursos que permeiam áreas do conhecimento como: Ciências da Computação; Negócios; Saúde; Humanas, dentre outras.

83 – OpenupED

A plataforma oferecida pela OpenupED disponibiliza aos estudantes a chance de alcançarem uma educação que antes era dificultada pela falta de oportunidades. Dessa forma, ao disponibilizar cursos online mais alunos conseguem aprimorar suas habilidades e o preparo para a vida profissional.

84 – Plataforma Miríadax

A Miríadax é uma conhecida plataforma ibero-americana composta por mais de 4 milhões de estudantes matriculados. Seu objetivo, por meio dos cursos oferecidos, é atuar na ampliação da educação superior, para tanto, conta com mais de 100 parceiros educativos.

85 – UniMOOC

Essa plataforma espanhola é voltada para e profissionalização e formação de empreendedores. Já são mais de 350.000 mil usuários cadastrados nos cursos, buscando melhorias dos conhecimentos vitais para o mercado de trabalho.

86 – NovoEd

Esse canal americano oferece cursos voltados às áreas: Corporativas; Educação; Ciências. Além dos cursos, é possível participar de frequentes Webinars, mas vale ressaltar que todo material oferecido está em inglês e por isso é necessário o mínimo de conhecimento no idioma.

87 – Open Education Consortium

A OEC (Open Education Consortium) é baseada em tecnologias de ponta, para oferecer o melhor conteúdo online para os estudantes ao redor do mundo. Além dos cursos a instituição coloca ao dispor dos alunos recursos, ferramentas e práticas presentes na modalidade de ensino aberto. Essa plataforma é global e está presente em mais de 44 países e tem parceria com diversas outras instituições.

88 – Apple

A Apple desenvolveu um aplicativo próprio para facilitar a vida dos estudantes. O App iTunes U é uma aplicação onde o professor coloca o material passado em sala de aula, por exemplo, e os estudantes podem baixar e acessar todo esse conteúdo. O objetivo principal é aprimorar a jornada de estudo e o melhor, tudo em português.

89 – Future Learn

A Future Learn conta com mais de 8 milhões de usuários e possibilita adquirir conhecimento, seja para melhorar seu perfil profissional ou mesmo para encontrar um hobby, por meio de uma plataforma inteiramente online, simplificada e gratuita. Todo o material é projetado e desenvolvido pelos professores mais conceituados das universidades mais renomadas.

 

90 – Saylor Academy

Atuando na oferta de ensino de qualidade desde 2008, a Saylor Academy oferece quase 100 cursos completos, cronograma e tudo gratuito. Os cursos englobam propósitos como: avanço na carreira profissional, aprimoramento da graduação, desenvolvimento profissional ou mesmo aos estudantes ocasionais.

91 – PlusAcumen (+Acumen)

A principal missão dessa plataforma online de ensino, é oferecer a todos e aonde estiverem, conhecimento e habilidades que possibilitam mudanças sociais. Seu canal de aprendizado já conta com mais de 300.000 estudantes, o que representa mais de 190 países.

92 – FX Academy

A Plataforma de cursos online FX Academy é voltada para o empreendedor comerciante. Oferece cursos voltados para a área específica de “Estratégia Técnica de Negócios”, além disso disponibiliza materiais sobre a psicologia das negociações, que colocam o estudante ou profissional, em contato com o entendimento sobre seus pontos fortes e como melhorar profissionalmente.

93 – Open2Study

A Open2Study é uma plataforma australiana de ensino online a distância. A instituição oferece cursos curtos de aperfeiçoamento profissional, estudantil e pessoal. Dessa forma, seus cursos atendem áreas como: Educação e Treinamento; Ciência e Tecnologia; Marketing e Propaganda; Negócios; Finanças, dentre outras.

94 – OpenSAP

A OpenSAP é a plataforma online de uma das maiores empresas de software de gestão empresarial do mundo. Portanto, os cursos oferecidos englobam áreas da tecnologia, o que permite aprendizado profissional e maiores chances de capacitação de qualidade.

95 – Alison

A Alison oferece mais de 1.000 cursos gratuitos EaD. Os cursos norteiam aproximadamente 9 eixos temáticos, tais como: Negócios; Idiomas; Humanas; Estilo de Vida; Ciências, dentre tantas outras. Os cursos não possuem carga horária específica, ou seja, o aluno pode seguir no seu ritmo e criar seu cronograma.

96 – IAI Academy

Diferentemente da maioria das plataformas de ensino online gratuito, a IAI Academy oferece cursos que abordam questões atuais em áreas específicas do conhecimento, como: Filosofia e Ciência; Política; Filosofia e Arte, dentre outras.

97 – Iversity

Essa plataforma alemã oferece cursos inteiramente em inglês e gratuitos. Os estudantes contam com oportunidades em cursos que abrangem áreas específicas do conhecimento como: Economia; Tecnologia; Filosofia; Idiomas, dentre outras.

Cursos gratuitos online em Universidades Internacionais

Agora que já conhece um pouco mais sobre os sites nacionais, universidades brasileiras e sites internacionais que oferecem cursos online e com certificado, é hora de conhecer as universidades internacionais que colocam à disposição dos estudantes, a oportunidade de aprimoramento dos conhecimentos. Confira!

98 – Harvard Extension School

O ensino a distância e online, possibilita levar conhecimento aonde o estudante estiver. Nesse sentido, a Harvard Extension School levou a qualidade e seriedade do seu ensino à plataforma virtual. Assim, os estudantes aproveitam cursos com a qualidade Harvard e no ritmo que melhor atenda as suas especificações.

99 – MIT Open CourseWare

O objetivo da plataforma online disponibilizada pelo MIT é simples, levar informação por meio dos materiais dos cursos de forma online. Desse modo, oferecer a possibilidade de atingir mais pessoas e aperfeiçoar suas capacitações com conteúdo rico e de qualidade.

100 – Yale University (Open Yale Courses)

Sem a necessidade de inscrição nos cursos, a Yale disponibiliza aos interessados em aprender, materiais selecionados dos cursos abordados na Universidade. Sendo assim, disciplinas como: Artes Liberais; Humanas; Ciências Sociais; Física; Ciências Biológicas. Completamente sem tutor o aluno aprende no horário mais conveniente.

101 – Carnegie Mellon University (Open Learning Iniciative)

Com o objetivo de atuar e melhorar o ensino superior, a CMU (Carnegie Mellon University) estende a oportunidade de aprender, mas também de lecionar. Com um combinado de cursos de alta qualidade, feedback contínuo e pesquisas, a instituição emprega uma ação dinâmica e voltada ao aprimoramento educacional como um todo.

102 – University of Cambridge (The Language Centre)

A plataforma The Language Centre é o canal concebido pela Universidade de Cambridge. Mais especificamente, os cursos abordam diferentes línguas, como: Árabe; Francês; Chinês; Italiano; Grego; Alemão; Russo; Espanhol; dentre outros.

103 – Stanford University (Stanford Online)

A Stanford Online é a plataforma criada pela Universidade para levar informação aos estudantes e profissionais espalhados pelo mundo todo. Seus cursos estão inseridos principalmente na vertente da tecnologia e o objetivo principal da instituição, é melhorar o engajamento entre estudante e informação de qualidade.

Em vista de todas as possibilidades de aprendizado que citamos acima, você não tem desculpas ou mesmo motivo para não aproveitar a chance de melhorar de vida, literalmente.

Em outras palavras, a grande maioria dos cursos indicados acima, possui conteúdo com teor acadêmico, ou seja, fundamental para te colocar no caminho que almeja.

Seja na melhoria da capacitação, fortalecimento da formação inicial, ampliação dos conhecimentos gerais e acima de tudo, posicionamento no mercado de trabalho reafirmado com materiais que irão te capacitar para tal, os cursos online gratuitos com certificado podem fazer a diferença.

Não deixe de aproveitar cada minuto das oportunidades oferecidas aqui. Certamente estará munido com o necessário para perseguir seus sonhos.

Bons estudos e até logo!

comentários (1)

  • marta

    É bom saber que há várias oportunidades para se estudar hoje em dia. Principalmente da forma online com material didático de qualidade, com fácil acesso e gratuito. Parabéns!!

    Responder

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo