Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Cursos gratuitos ou cursos pagos: qual escolher?

Cursos gratuitos ou cursos pagos: qual escolher?

Atualmente, diversas instituições de ensino oferecem cursos gratuitos que tem a mesma qualidade de privados, no entanto, é preciso tomar alguns cuidados para que o investimento de tempo não seja levado por água abaixo

Olá, leitores!

A atualização e o aperfeiçoamento profissional são de extrema importância para quem deseja dar um upgrade na carreira ou, simplesmente, se especializar em determinados assuntos. Atualmente, com a popularização da internet e o acesso mais fácil à instituições de ensino, é possível encontrar uma enorme variedade de cursos que buscam capacitar e desenvolver habilidades nas pessoas.

A diversidade e a grande oferta faz com que, apesar dos benefícios, as pessoas fiquem em dúvida sobre quais os melhores tipos, opções, sites ou faculdades. Outra questão que ronda a cabeça de quem está a procura de uma capacitação é relacionada a qualidade dos cursos pagos e gratuitos.

É inegável que alguns cursos pagos podem ter uma qualidade superior. Isso acontece porque o investimento em inovação, tecnologia, metodologias e materiais é maior nesses casos, o que traz ganhos imensuráveis para os alunos.

Além disso, quando oferecidos por instituições renomadas, a tendência é que as aulas contem com o apoio de mestres, doutores e nomes conhecidos do mercado, o que enriquece ainda mais o aprendizado.

No entanto, hoje em dia é possível encontrar ótimas alternativas gratuitas. Algumas plataformas de ensino, como Veduca, por exemplo, trazem materiais, informações, aulas e videoaulas tão eficientes e boas quanto os cursos mais tradicionais.

pessoa-em-duvida

Ainda no que se refere ao universo online, a Faculdade de Harvard e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) também oferecem diversas opções de cursos para quem deseja se profissionalizar ou especializar em algum tema, de idiomas à áreas específicas.

Há, ainda, instituições – federais, estaduais, privadas e até mesmo organizações não governamentais – que oferecem cursos gratuitos e aulas presenciais, palestras ou workshops gratuitos que também podem auxiliar na capacitação e formação profissional. É o caso do Sebrae, por exemplo.

Em outras palavras, ambos os cursos são bons. Segundo especialistas, o ideal é que as pessoas optem pelo curso que tem mais a ver com a sua área de atuação. Dessa forma, se você puder escolher entre um curso gratuito ou pago, o ideal é procurar um curso que, de fato, seja eficaz e tenha a ver com o seu perfil profissional – e pessoal.

Além disso, uma boa dica para escolher entre as diversas opções é levar em conta fatores como instituição, metodologia de ensino, temas abordados, atividades e equipe acadêmica. Dessa forma, é possível avaliar se o curso é, de fato, de qualidade ou não.

E você, o que acha dos cursos gratuitos e dos pagos?

Até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo