Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Cursos gratuitos da IFSC em Santa Catarina

Cursos gratuitos da IFSC em Santa Catarina

O IFSC oferece cursos nas mais diversas modalidades e que atendem desde o Ensino Médio ao Mestrado

Olá, pessoal!

O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) é um dos mais reconhecidos no Brasil devido à qualidade dos seus cursos e a grande oferta. Com 22 campi em todo o estado, incluindo em cidades como Florianópolis, Criciúma e Joinville, a Instituição atua nas mais diversas áreas e modalidades de ensino, mantendo programas de pesquisa, extensão e até mesmo iniciativas sociais.

Os cursos oferecidos atendem os mais diferentes públicos, desde alunos do ensino médio até profissionais com interesse em cursar mestrado. Cabe ressaltar que, além das aulas presenciais, a instituição também oferece a modalidade de ensino a distância, a fim de atrair cada vez mais alunos para a educação. Confira a relação abaixo com os principais tipos de curso oferecidos:

  • Qualificação – Formação Inicial e Continuada (FIC);
  • PROEJA (Cursos Técnicos na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos);
  • Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio;
  • Cursos Técnicos Concomitantes (simultâneos) ao Ensino Médio;
  • Cursos Técnicos Subsequentes;
  • Certificação Profissional por Competência;
  • Cursos Superiores de Tecnologia;
  • Cursos de Bacharelado;
  • Cursos de Licenciatura;
  • Cursos de Pós Graduação Lato Sensu;
  • Cursos de Pós Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado).

Entre os principais temas dos cursos ofertados pelo IFSC, estão Engenharia – de produção, alimentos, entre outros –, Língua Portuguesa, Administração, Informática, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, AutoCad, Agroindústria, Agroecologia, entre outros.

Processo Seletivo

estudantes-jovens-felizes

A Instituição é federal e, por isso, todos os cursos são gratuitos. Para participar do processo seletivo e se candidatar em qualquer modalidade de ensino, é preciso estar atento aos editais divulgados no site da IFSC.

Devido a grande oferta, o processo de seleção varia de acordo com o público alvo. Para ingressar nos cursos técnicos, por exemplo, é necessário fazer uma prova de conhecimentos gerais, já para a Graduação, é preciso realizar um vestibular. É possível também se candidatar por meio do SISU, que conta com a nota do Enem do ano anterior.

Outras modalidades, no entanto, tem a seleção dos candidatos realizada por meio de um sorteio público ou análise socioeconômica. Atualmente, não há processos seletivos abertos. Mais informações sobre o processo seletivo podem ser encontradas nos editais, disponíveis no Portal do IFSC ou pelo e-mail ingresso@ifsc.edu.br.

Pronatec

Desenvolvido pelo Governo Federal em 2011, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) busca a inclusão de profissionais no mercado de trabalho, bem como sua capacitação.

O IFSC é uma das instituições de ensino que participam do projeto, por meio da oferta de cursos técnicos e rápidos de qualificação profissional. Podem se candidatar desempregados, estudantes matriculados no ensino médio das escolas públicas, pessoas que recebem benefícios dos programas federais de renda, entre outros.

As pessoas interessadas devem ser encaminhadas por prefeituras, secretarias de assistência social, Sistema Nacional do Emprego e outras entidades públicas parceiras no programa.

E você, já tinha ouvido falar dos cursos do IFSC?

Até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo