Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Outros Cursos » Cursos FNDE: programa de formação continuada a distância

Cursos FNDE: programa de formação continuada a distância

Olá Leitor, tudo bem?

O FNDE, Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional, é uma autarquia federal criada por lei. Ela é responsável por executar e administrar políticas de ordem educacional. O FNDE, além de trabalhar diretamente com recursos para a educação está sempre criando cursos e maneiras de tentar melhorar a capacitação dos profissionais da educação.

Estes cursos FNDE são voltados para a capacitação de gestores e técnicos educacionais da rede pública de ensino. O foco está nos cidadãos que exercem funções de gestão, execução, monitoramento, prestação de contas e controle social de recursos orçamentários dos programas e ações financiados pelo FNDE.

Os cursos tanto se estendem para outros profissionais da rede pública de ensino, como professores e conselheiros.

O propósito das capacitações do FNDE é aperfeiçoar a qualidade das gestões realizadas em toda a malha do ensino público, além do fortalecimento do controle social sobre os recursos públicos que são destinados à educação.

Atualmente são nove cursos oferecidos:

  • Competências básicas;
  • Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE);
  • Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae);
  • Programas de transporte escolar;
  • Programas do livro;
  • Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb);
  • Controle social para conselheiros;
  • Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope)
  • Censo escolar da educação básica – Sistema Educacenso.

O Programa utiliza um sistema de aulas à distância, tentando garantir que os cursos cheguem em qualquer lugar do Brasil de forma democrática. Os cursos estão disponíveis para todos os estados brasileiros, incluindo o distrito federal.

Os cursos são feitos através do Moodle, famosa plataforma de aulas online. Muito utilizado em universidades e outros ambientes e ensino que dependem da distância.

Para realizar a inscrição no curso é necessário esperar a janela de inscrição e contatar a secretaria da instituição onde a pessoa atua para poder realizar a inscrição.

As capacitações apresentam um importante movimento para a educação básica brasileira, garantindo que os profissionais estejam sempre preparados para enfrentar os novos desafios e mudanças que aparecem constantemente no sistema educacional.

O presidente do FNDE, Silvio Pinheiro, destaca a importância da ampla participação dos gestores educacionais. “Muitos dos problemas que escolas e municípios enfrentam são justamente por desconhecer ou ter pouca intimidade com as ferramentas que o FNDE disponibiliza. Sendo assim, é de suma importância que gestores e técnicos educacionais de todo o Brasil se capacitem e possam fazer o melhor uso possível de nossos programas e ações. O FNDE quer capacitar cada vez mais e trazer para perto os gestores que acompanham e executam nossas ações para o público final”.

Conheça mais sobre o FDNE

formacao-continuada-a-distancia

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, o FNDE, é considerado uma autarquia federal que foi criada por lei. O FNDE funciona como um órgão responsável por administrar e executar todas as políticas de educacionais que são feitas e aprovadas pelo Ministério da Educação, o MEC.

A missão do Fundo de Desenvolvimento da Educação é transferir os diversos recursos de ordem financeira com o intuito de prestar uma excelente assistência técnica a todos os estados, municípios e ao Distrito Federal.

Com este apoio o FNDE tenta criar uma garantia de que a educação em todos os cantos do Brasil seja de qualidade para todos, sem diferenças entre uma intuição para a outra. Afinal, apenas com uma educação democrática e de qualidade é que um país pode evoluir de forma correta.

Atualmente os repasses de dinheiro vem sendo feitos através de constitucionais automáticos e voluntários, também conhecidos como convênios.

Além de inovar completamente os modelos de compras governamentais, todos os projetos e programas de execução com uma atuação expressiva e abrangente tornam o FNDE uma instituição referência para outros órgãos, além de ser o principal órgão de execução das políticas de ordem educacional.

O FNDE possibilita diversas ações. Estas ações educacionais englobam muitos projetos, desde melhorias da infraestrutura das escolas até a execução das boas práticas e políticas públicas.

Entre estes projetos estão: Alimentação Escolar, Biblioteca da Escola, Brasil Profissionalizado, Caminhos da Escola, Dinheiro Direto na Escola, Programa Nacional do Livro Didático, Plano de Ações Articuladas, Proinfância e Transporte Escolar, por exemplo. Além de realizar esses programas, o FNDE também é responsável por repassar o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, Fundeb, para aos estados.

Para acessar todos os cursos do FNDE clique aqui! 

Gostou de saber mais sobre esta iniciativa? Qual a sua opinião sobre as políticas de melhorias nas escolas atualmente?

Até próximo texto!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo