Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Cursos extracurriculares gratuitos para melhorar o currículo

Cursos extracurriculares gratuitos para melhorar o currículo

Olá, leitores!

Não são apenas os cursos pagos que valem a pena serem feitos, os cursos extracurriculares gratuitos também têm vantagens. Se não tem nenhum curso extracurricular e está pensando em fazer algo gratuito pense sobre essa ideia.

Para começar você precisa saber o que são os cursos extracurriculares, nesse caso, o próprio nome já diz, são cursos que não estão no currículo, mas que podem agregar grande valor ao curso. Para que você entenda melhor vamos dar um exemplo bem simples: uma pessoa que faz curso de arquitetura tem uma grade curricular, lá ela aprende sobre diversas coisas, mas não aprende muito sobre design de interiores. O arquiteto que fizer um curso bem simples e extracurricular sobre esse assunto, vai agregar valor ao seu currículo e pode conseguir um emprego melhor, pois ele vai dominar mais de um assunto.

As atividades e cursos extracurriculares ajudam a complementar, eles não são obrigatórios, mas importantes para quem deseja ser reconhecido e ter um bom emprego. Mas é claro que você precisa escolher muito bem o curso extracurricular que vai fazer, às vezes ele não tem relação nenhuma com o que está aprendendo e não vai ajudar em nada. É importante prestar atenção nesse detalhe até mesmo na hora de montar o currículo, nem todas as atividades devem ser mencionadas. Você precisa avaliar se realmente terá alguma utilidade para o cargo do seu interesse.

Cursos extracurriculares gratuitos

elementos-de-educacao

Existem muitas instituições que oferecem cursos que vão agregar valor ao seu currículo, elas oferecem esses cursos gratuitamente e você precisa ficar atento para não perder essa chance. Quem oferece esses cursos são as próprias instituições de ensino. A Unieducar, JurisWay, o Sebrae e a Fundação Bradesco são exemplos de instituições que oferecem cursos gratuitos.

Para encontrar um curso interessante e que tem relação com a sua área é importante pesquisar nesses e em outros lugares, não perca seu tempo fazendo cursos extracurriculares que não farão diferença para você. No site do Unieducar, por exemplo, você vai encontrar muitos cursos na área de direito como:

  • Direito Civil, eles disponibilizam mais de 15 cursos nesse tema;
  • Direito Processual Penal, são mais de 10 cursos nesse tema;
  • Direito de Família, tem quase 30 cursos para essa área;
  • Direito Coletivo do Trabalho, são 9 cursos.

A nossa dica para você é procurar muito até encontrar os cursos que farão o seu currículo ser diferente das outras pessoas. Existem muitos lugares que oferecem cursos gratuitos, todos esses que citamos acima são gratuitos e podem ajudar bastante.

Não deixe de se qualificar através desses cursos, eles podem ajudar muito, além de trazer mais experiência, o que é muito importante, o seu currículo vai ficar diferente e mais interessante.

Aproveite seu tempo livre para se dedicar um pouco mais aos estudos, você pode fazer cursos extracurriculares durante as férias, pode aproveitar suas noites para fazer um curso e se aprimorar mais. Muitos cursos gratuitos são rápidos e fáceis de concluir, se você dedicar algum tempo nele, vai conclui-lo rapidamente.

Como mostramos, conseguir um emprego será muito mais fácil, pois você terá mais vantagem entre os concorrentes e, mesmo que você já tenha um emprego, ter um bom curso extracurricular pode ser uma forma de conseguir ser mais útil na empresa e até ganhar uma promoção.

É claro que as vantagens não ficam apenas em relação ao dinheiro e seu bolso, você também vai aprender muito mais e terá conhecimento para passar para outras pessoas, além disso, todos admiram pessoas esforçadas e inteligentes.

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo