Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Cursos e materiais gratuitos online sobre o meio ambiente

Cursos e materiais gratuitos online sobre o meio ambiente

Olá, leitor(a)!

Você sabia que o Brasil é o quarto maior produtor de lixo plástico do mundo? Segundo relatório publicado no dia 4 de março de 2019, pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF), o país é responsável pela produção de 11,3 milhões de toneladas de lixo plástico por ano, são quase um quilo por habitante a cada semana. Além de estar no ranking dos poluidores, somos os que menos recicla este tipo de lixo: apenas 1,2%, ou seja, 145.043 toneladas (de todo o montante citado anteriormente).

Todos são afetados pela poluição

Segundo a ONG, a poluição pelo plástico afeta a qualidade do ar, do solo e sistemas de fornecimento de água, isto porque o material é constituído, principalmente, de petróleo e gás, além de aditivos químicos, levando até 400 anos para se decompor completamente na natureza.

Quando a pesquisa alcança os mares, observa-se que o país não faz a destinação adequada, pois boa parte dos resíduos plásticos vão parar nos oceanos: são 10 milhões de toneladas. Para efeito lúdico, a ONG compara a quantidade com 23 mil aviões Boeing 747 pousando em nossas águas todos os anos. Infelizmente, devido ao plástico, animais marinhos morrem por estrangulamento, ingestão ou contaminação.

A poluição afeta a economia

Conforme análise da WWF, a poluição por plástico gera prejuízo de US$ 8 bilhões à economia global. Isto porque dificulta o comércio marítimo, a pesca, o turismo em áreas litorâneas, entre outras consequências financeiras.

Cursos e materiais gratuitos online sobre meio ambiente

Fonte: Pixabay

As soluções

O relatório do Fundo Mundial para a Natureza nos mostra a urgência em realizar acordos globais e políticas públicas voltadas para o cuidado com o nosso lixo. É muito importante fazermos o descarte correto e a reciclagem, no intuito de diminuirmos a produção de resíduos.

Por exemplo, algumas cidades, como São Paulo, já perceberam a inutilidade e o perigo do canudinho plástico, discutindo projetos de lei que proíbam a comercialização e a produção desse material. A pauta está cada vez mais recorrente, principalmente com a chegada do modelo de “cidades inteligentes”.

A pesquisa da ONG destaca a importância de indústrias apresentarem tecnologias inovadoras que ajudem a diminuir o lixo. Além disso, consumidores também devem ser críticos e se conscientizarem sobre esses problemas.

Para ajudá-lo a fazer o bem para o nosso planeta, separamos cursos e materiais sobre o meio ambiente. Confira!

Cursos online e gratuitos

Em 1 hora de curso, você verá sobre a preservação do meio ambiente, os desafios e o que pode ser usado para melhorar a situação. Ao final, receberá um certificado digital, sem custo.

Em 3 horas de curso, você terá aulas sobre Direito Constitucional e o meio ambiente, direito ambiental, artigos, entre outros. Ao final, receberá um certificado digital, sem custo.

Em 7 horas de curso, você aprenderá sobre o meio ambiente e sua importância, lixo, desperdício, entre outros temas. Ao final, receberá um certificado digital, sem custo.

Em 10 horas de curso, você verá a legislação do setor do meio ambiente pelo IBAMA e irá aprender sobre a constituição federal e leis a respeito, diversidade biológica, entre outros. Ao final, receberá um certificado digital, sem custo.

Em 1 hora de curso, a Learncafe lhe ajudará a compreender sobre a importância da preservação, modos de reciclagem, entre outros. Ao final, você receberá um certificado digital, sem custo.

Em 1 hora de curso, a Learncafe lhe ajudará a compreender sobre a preservação do meio ambiente, os desafios e o porquê deste ser um assunto de tamanha importância. Ao final, você receberá um certificado digital, sem custo.

A ABELINE (Associação Brasileira de Educação Online) oferece o curso de reciclagem. Em 25 horas de aula, você aprenderá os tipos de reciclagem, materiais que podem ser reciclados e a importância de reciclar. Ao final, o participante poderá solicitar o certificado, porém, é cobrado uma taxa de R$ 32,00 para a emissão.

Em 1 hora de curso, você terá noções sobre a proteção ao meio ambiente, para um curso na auto escola. Ao final, receberá um certificado digital, sem custo.

Materiais online e gratuitos

Gostou? Então compartilhe esse artigo, conscientize amigos e familiares sobre os cuidados com o futuro do nosso planeta.

Bons estudos!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo