Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Empregos » Cursos de treinamento são considerados de nível superior?

Cursos de treinamento são considerados de nível superior?

Olá, leitor!

São muitas as alternativas para quem deseja fazer Ensino Superior. Para os que procuram uma formação mais ampla, há os bacharelados. Para aqueles que querem ser professores, as licenciaturas. Já para quem busca uma formação rápida e alinhada às necessidades do mercado, existem os tecnólogos e os cursos sequenciais.

Mas, e os cursos de treinamento? Também podem ser considerados uma modalidade de Ensino Superior? Leia este artigo e descubra!

O que são cursos de treinamento?

Cursos de treinamento

Fonte: Reprodução

Os cursos de treinamento são aqueles que ajudam o estudante a melhorar suas habilidades, mostrando meios novos e mais eficientes de alcançar objetivos que já existiam. Assim, essa categoria inclui várias subdivisões, todas com suas exigências e certificações específicas.

Tipos de curso de treinamento

Cada tipo é adequado para um perfil e um momento acadêmico ou profissional diferente. Confira!

Cursos de aperfeiçoamento

Os cursos de aperfeiçoamento são feitos por quem procura ir além de sua área de formação e utilizar novas ferramentas para atingir suas metas. Geralmente, são realizados por pessoas que já concluíram a graduação e desejam ter conhecimentos mais aprofundados.

Por isso, as instituições de ensino costumam exigir dos alunos diploma de nível superior e, ao final das atividades, emitem um certificado que pode ter o valor de uma pós-graduação Lato Sensu.

Cursos de atualização

São voltados para quem precisa rever ou melhorar sua atuação no mercado de trabalho. Logo, esse tipo de aprendizado conta com exercícios práticos, que podem ser aplicados facilmente no cotidiano de uma empresa, e trocas de experiência entre profissionais do mesmo setor.

Curso de extensão

Cursos de extensão são oferecidos por faculdades, mas incluem atividades que não estão na grade curricular obrigatória de uma graduação, como congressos, aulas práticas e eventos culturais. A extensão normalmente é feita por universitários que buscam aprimorar seus conhecimentos sobre determinado assunto.

Contudo, não é preciso ter graduação completa para realizá-la. Ao final, os concluintes recebem um certificado emitido pela instituição de ensino que, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, pode ou não ser aceito como comprovação de nível superior.

Cursos de treinamento profissional

São destinados para profissionais que procuram cumprir cada vez melhor as exigências do mercado de trabalho. Por isso, costumam ser disponibilizados por uma empresa, para seus funcionários, com uma certa periodicidade, para que os colaboradores estejam sempre revendo suas habilidades.

Como funcionam os cursos de treinamento?

Cada instituição tem suas próprias regras. Algumas pedem diploma de Ensino Superior ou Médio e submetem os candidatos a um processo seletivo, enquanto em outras é necessário apenas realizar a inscrição.

Os cursos de treinamento podem ser oferecidos por escolas ou faculdades reconhecidas pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura). Nesse caso, os certificados emitidos têm mais chance de serem recebidos pelo ambiente acadêmico e por órgãos públicos.

Entretanto, também existem sites e plataformas online que disponibilizam essa modalidade de curso. Nelas, as atividades são todas via internet e o certificado, apesar de não estar associado Ministério da Educação, será aceito pelo mercado de trabalho.

Por que fazer um curso de treinamento?

Realizar um curso de treinamento tem pontos positivos e negativos. Confira:

Vantagens

Esse tipo de aprendizado costuma ser mais rápido e mais em conta do que uma faculdade ou uma pós-graduação. Além disso, quando as atividades forem via EAD (Ensino a Distância), o aluno pode estudar nos horários e no local que considerar mais conveniente.

Cursos assim também são bem vistos pelo mercado de trabalho. E, quando o certificado for emitido por uma instituição credenciada pelo MEC, cumprindo todas as exigências legais, pode ser aceito em algumas etapas de concursos públicos.

Desvantagens

Por outro lado, os cursos de treinamento, na maioria das vezes, não oferecem um diploma de nível superior. O certificado será útil para o enriquecimento profissional e pessoal do aluno, mas não terá validade acadêmica.

Cursos de treinamento gratuitos

Existem diversas plataformas virtuais que disponibilizam cursos de treinamento online e, em alguns casos, gratuitos. Acompanhe!

Cursos de treinamento online

Alguns sites oferecem cursos de treinamento online e com um investimento mais em conta. Veja abaixo:

Educamundo

O Educamundo conta com 1200 mil cursos, sobre temas como Comunicação, Educação, Saúde, Idiomas, entre outros. Por um investimento de R$ 69, 90, o estudante pode acessar todas essas opções. Para a obtenção de certificados, é necessário realizar uma avaliação e pagar uma taxa, que varia de acordo com a carga horária de cada curso.

Estude Sem Fronteiras

O Estude Sem Fronteiras é o portal online da Faculdade Metropolitana, oferecendo cursos de extensão e aperfeiçoamento, ministrados na modalidade Ensino a Distância. Não é preciso ter nenhum grau de escolaridade para participar, mas, para receber o certificado, é necessário investir um valor que varia de acordo com cada curso.

Cursos de treinamento gratuitos

Unieducar

A Unieducar é uma instituição focada em desenvolvimento profissional e está localizada em Fortaleza, no Ceará. Em sua plataforma online, a Unieducar traz alguns cursos de atualização, gratuitos, por EAD e com certificado de conclusão.

IPED

O IPED (Instituto Politécnico de Ensino a Distância) conta com cursos, que abrangem 55 áreas do conhecimento. No site, há opções gratuitas, pagas e aquelas destinadas exclusivamente para funcionários de empresas. Os alunos concluintes também recebem um certificado.

E então? Gostou do nosso artigo sobre cursos de treinamento? Já sabe qual vai fazer assim que tiver uma oportunidade? Deixe aqui nos comentários!

Bons estudos e até logo!

Para saber mais sobre os diferentes tipos de Ensino Superior, clique aqui!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo