Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Curso Superior: Qual modalidade escolher?

Curso Superior: Qual modalidade escolher?

Olá leitores do Canal do Ensino,

Quando se escolhe um curso de graduação deve-se ter em mente qual a modalidade de ensino tem maior relação com a sua vocação e personalidade. Essas modalidades podem ser de licenciatura, bacharelado, sequenciais ou tecnológicos.  A principal diferença entre essas modalidades é o tempo de duração que pode ser de 4 a 5 anos para cursos de licenciatura e bacharelado e de até 2 anos para os cursos sequenciais e tecnológicos.

Cursos sequenciais

Aqueles estudantes que desejam ter uma formação mais abrangente do que as oferecidas em um curso técnico podem optar pelos cursos sequenciais, que são cursos superiores, porém não são considerados como cursos de graduação. Esse tipo de curso proporciona que o aluno faça uma pós-graduação lato sensu, ou seja, algum curso de especialização ao término do curso. Os cursos sequenciais podem ser de formação específica ou de complementação de estudos, sendo que o primeiro confere diploma ao final do curso e o segundo, um certificado de conclusão.

Cursos tecnológicos

Outra formação disponível e que pode ser concluída em pouco tempo é a de tecnólogo. Os cursos tecnológicos tem duração de aproximadamente 2 anos e, ao contrário dos cursos sequenciais, podem ser considerados cursos de graduação.  Os tecnólogos podem optar por fazer uma pós-graduação , inclusive a stricto sensu, que não pode ser cursada pelos formados em cursos sequenciais e compreende o mestrado e o doutorado.
Apesar de esses cursos estarem ganhando grande destaque no país, os cursos de graduação mais comuns são os que conferem diploma de licenciatura e bacharelado.

Licenciatura

O curso de licenciatura prepara o estudante para ministrar disciplinas em escolas de ensino fundamental, médio e técnico. Normalmente, um curso de licenciatura possui as mesmas matérias que um curso de bacharelado, porém, com matérias voltadas para psicologia e pedagogia. A duração de um curso de licenciatura pode ter variações de uma instituição para outra, mas costuma ser de 4 anos.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), as principais licenciaturas são em: Física, Matemática, Química, Geografia, História, Letras, Pedagogia, Filosofia, Música, Dança, Artes Visuais, Ciências Sociais, Ciências Naturais, Informática. Todos os formados estão aptos a ministrar disciplinas relacionadas com o seu respectivo curso, sendo alguns mais solicitados para a educação básica e outros para ensino médio e cursos técnicos.
O Ministério da Educação lançou um projeto chamado Plano Nacional de Formação de Professores que pretende auxiliar na graduação daqueles que desejam ser professores, mas ainda não tem uma formação, dos que já tem uma licenciatura, mas trabalham em outra área ou ainda, auxiliar os bacharéis que desejam dar aulas para a educação básica, mas ainda não possuem um curso de especialização que os permitam executar essa função.

Bacharelado

O curso de bacharel forma o aluno para o mercado de trabalho, ou seja, o bacharel se torna apto a trabalhar em determinada área. A graduação varia de 4 a 6 anos e o aluno ao se formar pode fazer uma pós-graduação lato sensu ou stricto sensu. A pós-graduação em stricto sensu forma mestres e doutores, o que permite aos alunos de bacharelado ministrar disciplinas em universidades. A pós-graduação em lato sensu permite ao bacharel exercer a função de professor na educação básica, desde que a especialização tenha esse objetivo.
Alguns cursos são oferecidos tanto na modalidade licenciatura como no bacharelado. Por conta disso, muitos alunos optam por fazer as matérias de ambos os cursos ao mesmo tempo e assim sair da graduação com um diferencial em determinada área.

A decisão de qual curso seguir e em qual modalidade nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente quando acaba de se concluir o ensino médio. Uma dica importante é procurar saber mais sobre o curso, analisar a grade curricular e então decidir se a melhor escolha para a sua carreira é se formar em bacharelado ou em licenciatura.

Fonte: Mundo Vestibular

Um abraço e até a próxima

Curta o Canal do Ensino no Facebook e siga os nossos posts no @canaldoensino.

Divulgue este artigo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo