Você está aqui:Home » Enem » Curso online realiza aula ao vivo e gratuita de Matemática

Curso online realiza aula ao vivo e gratuita de Matemática

Olá,

A prova de Matemática no ENEM é realizada no segundo domingo, junto com a prova de Ciências da Natureza. Para muitos, trata-se da prova mais difícil e, por isso, tira  o sono de muitos alunos que tentam se dedicar ao máximo para entender a disciplina. Uma das soluções para fazer uma boa prova, é conhecer o básico da matemática para depois partir para os assuntos mais complexos.

O QG do Enem, plataforma de cursos online, possui um curso que trata apenas do básico da matemática: o Matemática do Zero. Para oferecer um gás maior nessa preparação final para o ENEM, o  curso realizará uma aula gratuita, online e ao vivo com o professor Rodrigo Sacramento. O assunto tratado será Análise Combinatória, dia 26 de setembro, às 20 horas. A aula acontece em uma terça-feira e terá uma hora de duração.

Vamos introduzir o assunto para ir entrando no clima:

Uma lanchonete lançou a seguinte promoção: “ Combo de hambúrguer e refrigerante a R$ 5,00” Nessa promoção, constam quatro opções de refrigerante (Coca, Guaraná, Fanta e Sprite) e três opções de hambúrguer (carne, frango e vegetariano). De quantas formas distintas uma pessoa pode escolher a sua promoção?

Cada refrigerante sendo unido a cada hambúrguer dará um total de 12 promoções disponíveis. Pelo princípio fundamental da contagem, temos: 3 x 4= 12
O primeiro representa as possibilidades de refrigerantes e o segundo as possibilidades de hambúrguer.

Suponha que uma sequência ordenada seja formada por K elementos (????1, ????2, ????3, … , ????????), em que: ????1 pode ser escolhido de ????1 maneiras distintas; ????2 pode ser escolhido de ????2 formas diferentes, a partir de cada uma das possibilidades anteriores; . . . ???????? pode ser escolhido de ???????? maneiras distintas; a partir das escolhas anteriores.

Então, o número de possibilidades para se construir a sequência ????1, ????2, ????3, … , ???????? é: ????1. ????2. ????3 … ????????. Esse resultado é conhecido como princípio fundamental da Contagem (PFC).

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo