Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Comunicação e Marketing » Curso online gratuito sobre Técnicas do Jornalismo de Dados

Curso online gratuito sobre Técnicas do Jornalismo de Dados

Olá leitores!

Olha só a oportunidade para quem quer aprimorar os conhecimentos na área de jornalismo. Estão abertas as inscrições para o curso online gratuito de Técnicas Básicas do Jornalismo de Dados.

O Centro Knight para o Jornalismo nas Américas e a Associação Nacional de Jornais (ANJ), com o apoio do Google estão oferecendo esse curso no formato MOOC (online massivo e aberto).

As aulas vão apresentar as ferramentas e técnicas usadas no jornalismo de dados, o que é hoje uma habilidade de grande importância para jornalistas na era digital.

Curso de Jornalismo

O curso gratuito terá a duração de cinco semanas (3 de agosto a 6 de setembro). O alunos serão instruídos pelos coordenadores da Escola de Dados, Natália Mazotte e Marco Túlio Pires; e por Lise Olsen, repórter investigativa do jornal Houston Chronicle.

A metodologia adotada será a data pipeline, ou seja, os alunos examinarão as técnicas presentes em cada etapa do fluxo de trabalho com dados e aplicadas em projetos que foram publicados por redações do mundo.

Essa atividade fará com que ao final do curso o aluno esteja apto a trabalhar com bases de dados e delas extrair análises; além de produzir gráficos, tabelas, diagramas e mapas utilizando softwares, scripts básicos de programação e ferramentas web.

Objetivo do curso

Este curso online grátis sobre Técnicas Básicas do Jornalismo de Dados tem como objetivo apresentar o contexto geral e as principais técnicas e ferramentas utilizadas no jornalismo de dados. Busca, raspagem, limpeza, interpretação e visualização de dados são habilidades essenciais para jornalistas na era digital, onde a disponibilidade de informação e a demanda por precisão e transparência são crescentes.

Os alunos vão examinar técnicas de jornalismo utilizadas em projetos publicados por grandes redações do mundo e aprenderão a trabalhar com bases de dados para extrair delas análises e produzir tabelas, gráficos, mapas e diagramas usando uma variedade de softwares, ferramentas web e scripts básicos de programação.

Ao fim do curso, você terá adquirido conhecimentos sobre:

  • Obtenção de dados com a busca avançada do Google e a Lei de Acesso à Informação
  • Raspagem de dados na web e em arquivos PDF
  • Ferramentas e técnicas para limpar grandes bases de dados
  • Fórmulas e funções para análise de dados no Google Sheets
  • Princípios da visualização de informação
  • Ferramentas gratuitas de visualização de dados

Visita ao Google e bolsa de estudos

Os inscritos no curso, residentes no Brasil, terão também a oportunidade de visitar a sede do Google Brasil e participar de um seminário sobre jornalismo de dados presencial. Para concorrer basta preencher o formulário online que será disponibilizado no fim do curso.

Além disso, seis bolsas de estudo serão oferecidas a professores, jornalistas e estudantes de jornalismo. Os alunos escolhidos serão aqueles que concluírem o curso e fizerem o melhor projeto de jornalismo criado por dados.

O Centro Knight

Este é o décimo quinto MOOC oferecido pelo Centro Knight, da Universidade do Texas, desde 2012, sendo o terceiro em português, em parceria com a ANJ. Os cursos anteriores realizados em 2014 foram Introdução à Visualização de Dados e Infografia e Introdução ao Jornalismo Móvel.

Inscrições para o curso sobre Técnicas do Jornalismo

Para saber mais detalhes sobre o curso e fazer sua inscrição, clique na página do Centro Knight para o Jornalismo nas Américas. (Este site deixou de exibir o conteúdo. Atualizado 11/08/2017)

Aproveite a chance de dar aquele “up” no seu currículo com este curso a distância gratuito sobre jornalismo.

Até mais.

comentários (2)

  • Jussara de Siqueira Paixão

    Faço o curso de fotografia na Faculdade Estácio de Sá, independente do curso de jornalismo, e essa oportunidade me ajudará muito. Gostei da oportunidade, principalmente por ser gratuita, já que financeiramente não estou com disponibilidade financeira.
    Desde já fico lhes grata.
    Não mais, Jussara Paixão.

    Responder

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo