Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Medicina e Saúde » Curso online gratuito sobre Sistema Imunológico

Curso online gratuito sobre Sistema Imunológico

Olá Leitores!

Não há quem não tenha ouvido a frase: “Ah, mas você está assim devido baixa resistência”, ou então “baixou a imunidade”, mas você sabe o que isso significa?

Nosso corpo trava uma batalha incessante com os agentes externos e internos, e o sistema imunológico deve detectar uma imensa variedade de agentes, desde os vírus aos parasitas, e distingui-los do tecido saudável do próprio corpo. É um sistema de estruturas e processos biológicos que protege o organismo contra doenças.

Para entender melhor, quando um agente invasor entra no organismo, gera-se um mecanismo de defesa, a resposta imune. As substâncias invasoras são detectadas pelos macrófagos, que irão atuar em sua digestão parcial e na comunicação aos demais componentes do sistema imune da invasão sofrida, para que essas substâncias sejam totalmente destruídas e eliminadas. Após a atuação dos macrófagos, os linfócitos T auxiliadores também são acionados, ligando-se aos antígenos invasores. Este processo estimula a produção, pelos leucócitos, de compostos denominados interleucinas, que atuarão na ativação e estímulo para a produção de mais linfócitos T auxiliadores. Estes novos linfócitos intensificarão o combate aos antígenos e liberarão outros tipos de interleucinas, que estimularão a produção de linfócitos T matadores e linfócitos B. Depois de estimulados, estes linfócitos se multiplicam até que os antígenos sejam desativados e eliminados.

Uma parte dos linfócitos produzidos é armazenada, estes são um tipo de linfócito especial, denominados de células de memória. Estas guardam durante anos, ou pelo resto da vida, a capacidade de reconhecer agentes infecciosos com os quais o organismo já se deparou. Havendo um novo ataque por agentes conhecidos, as células de memória são estimuladas a se reproduzir, dando início ao processo de defesa do organismo, em um curto intervalo de tempo.

Existem dois tipos principais de células do sistema imune: macrófagos e linfócitos. Também dividem-se em dois grupos os órgãos que compõem esse sistema:

Primário – medula óssea e timo.

Secundário – linfonodos, tonsilas, baço, adenoides, apêndice.

São tantas palavras e termos, que o melhor a fazer é não ficar imune a sua curiosidade, e aproveitar curso grátis sobre sistema imunológico!

Até mais!

Você também pode fazer cursos rápidos não gratuitos que entregam certificado na sua casa

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo