Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Outros Cursos » Curso online gratuito sobre Controle Social

Curso online gratuito sobre Controle Social

Olá Leitores do Canal do Ensino!

A vida em sociedade requer do cidadão o cumprimento de uma série de regras para a boa convivência com seus iguais, mas o Estado também tem uma série de obrigações para com o cidadão.

Se busca compreender cada vez mais quais são as engrenagens para o bom andamento das leis e regras de convívio social, existe um termo que deve ser adicionado ao seu vocabulário, é o controle social, que tem a função de designar os mecanismos que estabelecem a ordem social disciplinando a sociedade e submetendo os indivíduos a determinados padrões sociais e princípios morais.

De acordo com o Governo Federal Brasileiro, o Controle Social é a participação da sociedade civil nos processos de planejamento, acompanhamento, monitoramento e avaliação das ações da gestão pública e na execução das políticas e programas públicos. Trata-se de uma ação conjunta entre Estado e sociedade em que o eixo central é o compartilhamento de responsabilidades com vistas a aumentar o nível da eficácia e efetividade das políticas e programas públicos.

É de fundamental importância que cada cidadão assuma essa tarefa de participar de gestão pública e de exercer o controle social e um site de órgão público, que incentiva essa prática é o da Controladoria-Geral da União (CGU). A CGU é um dos órgãos de controle da correta aplicação dos recursos federais repassados a estados, municípios e Distrito Federal. No entanto, devido às dimensões do Estado Brasileiro e do número muito grande de municípios que possui (5.560), é necessário que exista participação dos cidadãos para que o controle dos recursos seja feito de maneira ainda mais eficaz.

Existem muitos outros órgãos que abrem suas portas para que a sociedade participe ativamente de todas as atividades, propondo soluções para os problemas existentes, mas muitas vezes nós não sabemos quais são os caminhos para chegar a esses órgãos. Aproveite então curso grátis de controle social, e faça valer ainda mais seus direitos, atuando de maneira participativa.

Acesse o curso clicando aqui.

Boa sorte!

Você também pode fazer cursos rápidos não gratuitos que entregam certificado na sua casa

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo