Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Medicina e Saúde » Curso online gratuito de Psicologia Clínica

Curso online gratuito de Psicologia Clínica

Olá Amigos!

É muito difícil ouvir de uma pessoa que ela esta se passando por um psiquiatra, ou então fazendo sessões de terapia com psicólogos, pois até os dias de hoje, os transtornos psiquiátricos são carregados de estigmas.

Mas é importante elucidar que a psicologia clínica é uma vertente da medicina que ajuda a salvar vidas, assim como todas as outras. É definida como uma das subáreas de atuação da psicologia que destina-se a investigar e intervir no âmbito de saúde mental.

A psicologia clínica possui uma área de atuação muito vasta, de forma que parece conveniente tratar suas diferentes áreas em artigos específicos:

Transtorno mental – oferece uma definição do conceito uma visão geral a respeito dos transtornos mentais: classificação, epidemiologia, etiologia e análise de fatores determinantes;

Psicodiagnóstico – uma introdução às técnicas para aquisição de informações psicológicas relevantes;

Intervenção psicológica – oferece uma visão geral das diferentes formas de intervenção disponíveis, entre as quais a psicoterapia desempenha um papel preponderante;

Ética em psicologia clínica – oferece uma visão geral das questões éticas envolvendo o trabalho clínico em geral e clínico-psicológico em particular;

Psicologia da reabilitação – área específica da psicologia clínica que se dedica ao acompanhamento e reinserção da pessoa no seu cotidiano após um tratamento prolongado.

O profissional que atua nessa área é chamado de psicólogo clínico, especialista em modificação de comportamento ou psicoterapia. É um especialista em modificação de comportamento ou psicoterapia, que trabalha com as pessoas individualmente ou em pequenos grupos, orientando-as para melhor conhecerem seus problemas, suas potencialidades e as formas de lidarem com as forças internas e externas que dirigem seu comportamento. Embora terapia signifique tratamento, o psicólogo não emprega esse termo no sentido de curar seu cliente, o qual não é visto como uma pessoa enferma, doente. Os transtornos mentais e da personalidade para ele não são doenças, mas sim hábitos, formas de ajustamento à realidade, que foram aprendidas ao longo do processo de desenvolvimento e que, na idade adulta, se mostram inadequadas.

Este profissional também lida com crianças e adolescentes com problemas comportamentais, de comunicação, de ajustamento sexual, emocional, social etc..

Questões tão pessoais devem ser abordadas por um profissional sério, mas é possível compreender um pouco mais a abrangência desse tema com curso gratuito de psicologia clínica, desvendando assim os mistérios desse tema tão interessante!

Até mais!

Você também pode fazer cursos rápidos não gratuitos que entregam certificado na sua casa

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo