Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Educação e Pedagogia » Curso online gratuito de Gestão de Pessoas em Escolas

Curso online gratuito de Gestão de Pessoas em Escolas

Olá Leitores do Canal do Ensino!

O conceito de gestão de pessoas, comumente aplicado em instituições privadas, não é prática efetiva em instituições educativas. As escolas, caracterizadas pelo tradicionalismo por natureza, seguem uma hierarquia administrativa, onde prevalece o gerenciamento de regras, na maioria das vezes não compartilhadas com toda equipe pedagógica.

Para o bom desenvolvimento das habilidades dos participantes do processo educacional, a escola, que divide-se no papel de empresa e instituição social, precisa adotar um modelo de gestão que considere as pessoas que nela atuam como seu principal diferencial, buscando transformá-las em agentes efetivos e disseminadores do profissionalismo.

Ser gestor não é tarefa fácil, pois além do fator administrativo, é necessário conciliar as questões humanas e individuais inerentes ao ser humano. Além de todos esses fatores conta-se ainda com o stress, a desmotivação, o corre-corre diário e as eventualidades que permeiam a vida de qualquer indivíduo.

É primordial que cada vez mais diretores trabalhem como gestores de metodologias e agentes transformacionais; coordenadores assumam as funções de gestores de profissionalismo, e estejam em contato direto com os educadores e professores incentivando esses profissionais a assumirem o papel de disseminadores do conhecimento, favorecendo a aprendizagem dos alunos e sua auto-aprendizagem.

Para uma instituição contar com o apoio de verdadeiros gestores, é necessário desmistificar a definição de que gestão trata de treinamento de liderança. Muito mais do que isso é imprescindível que esses gestores sejam identificados, cuidados e recompensados, para que a empresa tenha um diferencial relevante, no seu corpo de profissionais.

Constata-se então, que a gestão de pessoas favorece o desenvolvimento do ato criativo e da reciprocidade em ensinar e apreender os conteúdos explorados, formando-se uma rede de compartilhamento que propicia ambientes saudáveis onde se promovem as satisfações: profissional e pessoal, além da motivação de todos.

Você que é profissional da educação e se interessou pelo tema, aproveite para fazer o curso online gratuito de gestão de pessoas nas escolas.

Até logo!

Você também pode fazer cursos rápidos não gratuitos que entregam certificado na sua casa

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo