Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Medicina e Saúde » Curso online gratuito de Fisioterapia Desportiva

Curso online gratuito de Fisioterapia Desportiva

Olá Leitores!

Quem nunca questionou a rapidez com que um atleta se recupera de uma lesão? Muitas vezes passam por procedimentos cirúrgicos, e mesmo assim, num curto espaço de tempo estão exercendo suas atividades.

A fisioterapia desportiva é uma das principais respostas para essa questão, pois é uma modalidade tem como principal objetivo melhorar as condições físicas dos atletas para que eles possam retomar o mais rápido possível as suas atividades, tanto as rotineiras quanto as relacionadas aos exercícios físicos que praticavam antes.

Os objetivos de todo o programa de fisioterapia incluem:

  •  Redução da dor;
  • Redução da resposta inflamatória ao traumatismo;
  • Retorno da amplitude ativa de movimento plena e isenta de dor;
  • Redução do derrame;
  • Retorno de força, potência e endurance musculares plenas;
  • Retorno às atividades funcionais assintomáticas plenas no nível pré-lesão.

O uso apropriado do exercício pode acelerar o processo de cicatrização, e a falta de exercício durante os estágios iniciais da reabilitação pode resultar em incapacidade permanente. Limites são necessários para proteger um reparo cirúrgico ou permitir que ocorra a cicatrização adequada da lesão. As condições ideais para a cicatrização dependerão do equilíbrio delicado entre a proteção contra o estresse e o retorno à função normal no período mais precoce possível.

Todas essas particularidades só valorizam mais o trabalho do profissional de fisioterapia, pois para cada paciente, serão tomadas decisões particulares, não existindo um tratamento aplicável a todos, sem distinção. É necessário entender profundamente a necessidade do atleta, como seu corpo responde aos estímulos e ir adequando e extraindo o máximo possível em menor espaço de tempo.

A atuação da fisioterapia desportiva abrange também a colaboração do profissional fisioterapeuta quanto ao treinamento e postura dos atletas em campo, a fim de orientar tanto a técnicos como o time inteiro quanto aos pontos de desequilíbrio muscular que podem afetar os indivíduos e as melhores maneiras de adequar suas posturas ao desempenho favorável do esporte que praticam.

No curso online gratuito de fisioterapia desportiva é possível aprofundar mais seus conhecimentos sobre o assunto e desvendar os mistérios da fantástica engrenagem natural que é o corpo humano!

Até mais!

Você também pode fazer cursos rápidos não gratuitos que entregam certificado na sua casa

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo