Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Medicina e Saúde » Curso online gratuito de Fisiologia Geral

Curso online gratuito de Fisiologia Geral

Olá Amigos!

A circulação de sangue pelo corpo, a entrada e saída de ar dos pulmões ou o processo digestivo dos alimentos são ações que acontecem sem envio de comandos pensados do cérebro, seu corpo já sabe o que deve fazer, e assim essas ações são executadas. A ciência que estuda todos esses processos é chamada de fisiologia.

A fisiologia é de origem grega, onde physis significa natureza e logos estudo ou conhecimento. É uma ciência biológica que estuda as funções (físicas, orgânicas, bioquímicas) dos seres vivos.

Listamos quatro funções fisiológicas:

Respiração: é fundamental para manter o bom funcionamento dos pulmões e de todo corpo humano, sendo essencial para a vida. A respiração correta gera uma série de benefícios ao organismo onde produzem pressões no ventre que atuam de forma eficiente e direta melhorando a digestão. Também contribui para eliminar as toxinas que se formam no corpo, modificando os resíduos, equilibrando as funções orgânicas e ajudando no fortalecimento de organismos debilitados. O processo de respiração é dividido em dois movimentos: inspiração e expiração.

Circulação: é o mecanismo pelo qual o sangue é distribuído pelo corpo com a ajuda do coração, artérias, veias e capilares. Fornece e preza pela manutenção do fluxo sanguíneo contínuo e variável aos tecidos, gerar e manter a pressão interna ao longo de sua estrutura, entregar elementos necessários ao metabolismo celular, levar substâncias que devem ser eliminadas a órgãos excretores e fazer com o sangue dos tecidos retorne para ser renovado.

Excreção: e como o ser humano não é um acumulador, este processo é aquele em que os produtos residuais do metabolismo e outros materiais sem utilidade são eliminados do organismo. Este processo é realizado pelos pulmões, rins e pele.

Digestão: é a transformação dos alimentos em substâncias assimiláveis, realizada no interior do aparelho digestivo, por meio de dois tipos de processos: mecânico (mastigação, deglutição) e químico (decomposição por enzimas).

Nesta prévia já foi possível verificar o quão abrangente é a questão da fisiologia. Se você se interessou e deseja conhecer um pouco mais sobre o assunto, é possível acessar curso de fisiologia geral e desvendar esse universo repleto de informação.

Boa Sorte!

Você também pode fazer cursos rápidos não gratuitos que entregam certificado na sua casa

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo