Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Educação e Pedagogia » Curso online gratuito de Atividades Lúdicas

Curso online gratuito de Atividades Lúdicas

Olá Amigos!

Quem disse que não é possível aprender brincando? Esse é o papel da atividade lúdica, caracterizada por brincadeiras e jogos utilizados como ferramentas de aprendizagem, que pode ser aplicada em qualquer faixa etária.

Os conteúdos lúdicos potencializam a criatividade, contribuem para o desenvolvimento intelectual, permitem liberdade de ação, naturalidade e prazer.

Um exemplo a ser utilizado com crianças, é o  Jogo das Sílabas. É um jogo de linguagem simples e divertido, que pode ser realizado em qualquer lugar e ajustado à sua rotina. Estimula a linguagem oral e trabalha a estrutura das palavras, prevenindo futuros problemas relacionados com a leitura e com a escrita. Trabalha o conceito de palavra e a consciência silábica. Escolha uma palavra e combine previamente com a criança, então o adulto diz palavras que estão no ambiente e a criança indica a quantidade de sílabas dessas palavras de forma divertida, batendo palma, dando pulos ou batendo pé. A forma como responder ao incentivo fica em aberto.

Já quando falamos da melhor idade, popularmente conhecida como terceira idade, temos a errônea ideia de que eles não precisam aprender mais nada. Enorme engano, eles tanto estão aptos a aprender como também melhorar suas atividades rotineiras como caminhar, ler, compreender, através do uso de atividades lúdicas.

É possível diversificar, aplicando uma série de exercícios divertidos, que também desenvolverão e aprimorarão os sentidos. Exemplos são bingos, quebra-cabeças ou jogos de cartas, que trabalham raciocínio e pensamento lógico.

E por que não trabalhar o lúdico também em seu local de trabalho? Muitas empresas contratam especialistas em dinâmicas ou palestrantes motivacionais para alcançar resultados diferentes, alcançando pontos nunca antes descobertos.

Executar uma atividade alegremente não é sinônimo de não absorção do conteúdo. O processo de aprendizagem não deve ser engessado, é necessário liberdade para experimentar, vivenciar novas situações, absorvendo todo esse conteúdo com um sorriso no rosto.

Acesse a página do curso gratuito de Atividades Lúdicas

Até logo!

Você também pode fazer cursos rápidos não gratuitos que entregam certificado na sua casa

comentários (1)

  • Eliene

    Oi Gisele, achei muito interessante sua postagem. Sou professora de espanhol e inglês e ultimamente tenho buscado justamente a criação de atividades lúdicas para incrementar e despertar mais interesse nos meus alunos pelo estudo de línguas estrangeiras. Acabei de me inscrever para realizar este curso grátis,para ver se realmente é o que estou buscando. No decorrer do curso eu posso mudar para o curso pago e ter acesso a mais informações e conteúdo?
    Obrigado pela sua resposta.

    Responder

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo