Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Educação e Pedagogia » Curso online gratuito de acessibilidade espacial nas escolas

Curso online gratuito de acessibilidade espacial nas escolas

Olá, leitor!

Você já parou para pensar na atual situação da acessibilidade espacial no Brasil, e principalmente em relação as escolas? Essa que é uma questão bastante discutida pelo governo, pode representar melhoria de vida para muitas pessoas.

Para quem não está muito familiarizado com o termo, a acessibilidade espacial, se baseia em tornar um local – as escolas, por exemplo – em um ambiente em que todos tenham fácil acesso.

É derrubar as barreiras físicas e psicológicas, a fim de que todos sejam capazes de atender a todas as atividades previstas aos alunos. Esse é um assunto que engloba muitas questões, como os materiais didáticos, comunicação em sala de aula e transporte escolar.

Portanto comunicamos que a Associação Brasileira de Educação Online (ABELINE), disponibiliza no momento curso online gratuito de acessibilidade espacial nas escolas. Confira, a seguir, tudo o que diz respeito à acessibilidade e como pode mudar a vida de muitos!

 

Qual a importância da acessibilidade espacial?

curso_online_gratuito_cursos_online_gratuitos

A principal questão em tornar a acessibilidade espacial presente nas escolas, é posicionar os alunos para que cada um reconheça seu papel e função. Muito se discute em como é valioso para a inclusão permanente de estudantes com necessidades especiais, por exemplo.

Tudo começa com uma estrutura adequada para o prédio da escola, é ideal que tenha corredores espaçosos, escadas, elevadores e rampas. Que todo o mobiliário disposto e equipamento escolar, atenda a todos de maneira igual.

Colocar toda a informação que faz parte das normas da escola, visíveis a todos e também atender aos alunos com deficiência visual, ou seja, o uso do braile. Implementar o uso da tecnologia, como softwares para surdos.

É de vital importância para o desenvolvimento dos estudantes, que todos se sintam acolhidos e que realmente fazem parte de algo. Isso faz com que os alunos vejam o ambiente de aprendizagem, como um lugar confiável e isso facilita o aprendizado.

A acessibilidade espacial no Brasil

Aos poucos o governo brasileiro começa a enxergar a real necessidade de tornar a acessibilidade, uma pauta constante em debates. Essa questão pode abrir as portas para muitas pessoas, que sentiam que não eram vistas pela sociedade.

A acessibilidade age em auxilio da inclusão de alunos com necessidades especiais, e isso deixa de ser barreira aos poucos. Alunos com deficiência auditiva e visual, são beneficiados diretamente e podem ter a chance de mostrar a todos, que capacidade não é limitada por problemas.

Não somente aqueles que têm um tipo de problema específico, mas todos os alunos, tem uma chance igual de se tornarem pessoas vitoriosas. Apenas depende da conscientização em desenvolver a acessibilidade de maneira adequada.

 

O que o curso oferece como vantagem?

É justamente sobre tudo que dissemos anteriormente, que o curso oferecido pela ABELINE, pode proporcionar. O curso fornece o conhecimento básico e necessário, aliado a instrumentos avaliativos, para que os problemas relacionados a acessibilidade, possam ser identificados.

Os 6 módulos contidos em seu conteúdo programático, oferecem a chance de solucionar tais problemas, são eles:

  • 1° Módulo – Introdução
  • 2° Módulo – O que é acessibilidade espacial e barreiras?
  • 3° Módulo – Acessibilidade em cada ambiente da escola
  • 4° Módulo – Orientações gerais sobre acessibilidade espacial
  • 5° Módulo – Avaliando sua escola
  • 6° Módulo – Referências bibliográficas

Vale lembrar que, toda a metodologia do curso segue as normas impostas pelo MEC. O curso não exige nenhum tipo de pré-requisito, é indicado que o interessado tenha Ensino Médio completo, indicado mas, não obrigatório.

A carga horária do curso é de 80 horas e totalmente livre de qualquer tipo de mensalidade ou valor.

Como se inscrever?

A inscrição é simples de fazer, antes de mais nada acesse a página do curso. Você vai ter acesso a todas as informações relacionadas ao curso, como conteúdo programático e uma breve descrição.

No centro da página, você encontra o botão “Assinar Grátis”, clique nele. Agora você precisa efetuar um breve cadastro com nome, e-mail e senha. Quando passar para a próxima página, já estará cadastrado e pronto para aproveitar o curso.

Essa é uma boa oportunidade de entender como fazer a diferença para muitos estudantes, que dependem de uma oportunidade sólida, para se tornarem profissionais e pessoas de sucesso.

Até breve!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo