Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Ciências Humanas » Curso online grátis de psicologia organizacional e do trabalho

Curso online grátis de psicologia organizacional e do trabalho

Olá, leitor!

Esses dois termos que hoje são utilizados quase que de maneira corriqueira dentro das empresas, podem ter significados diferentes para alguns. Pois, a princípio, quando se pensa de forma analítica nesses termos, é inevitável não remetermos a psicologia clínica de maneira geral.

Mas, se engana quem segue tal linha de raciocínio. De clínico nada tem essa forma de psicologia, pois, sua utilização se dá diretamente no ambiente de trabalho e acerca da qualidade e manutenção da mão de obra.

Então, porque não aproveitar a oportunidade de se inteirar de forma incisiva, no que diz respeito a psicologia organizacional e do trabalho? E o mais interessante, em um formato online e completamente gratuito.

A F5 Cursos Online Profissionalizantes com certificado, disponibiliza um curso online grátis. Curso completo para as pessoas que desejam adquirir conhecimento geral e principalmente para os profissionais em formação específica.

Confira a seguir mais informações relevantes!

Conceito de psicologia organizacional e do trabalho

curso-online-gratis-de-psicologia-organizacional-e-do-trabalho_Prancheta 1

Esse conceito que, de uma forma mais branda, sempre foi utilizado no ambiente de trabalho, é caracterizado pelo estudo da presença humana em organizações. Estudo esse, que visa melhorar as condições organizacionais e de trabalho dos colaboradores.

Pois, quando se desenvolve uma esfera de trabalho positiva, as chances dos colaboradores alcançarem as metas de trabalho, crescem substancialmente. Não apenas os objetivos alcançados, mas, o desenvolvimento pessoal será explícito.

Portanto, a empresa que se preza, deve buscar desenvolver um departamento de psicologia organizacional. Apenas assim, estratégias serão traçadas para atingir a satisfação das necessidades da organização e da qualidade de trabalho dos funcionários.

O profissional em formação que irá trabalhar na área de psicologia organizacional, deve ter em mente algumas considerações. Seu campo de atuação será primordialmente o de gestão de pessoas. Mas, isso não quer dizer que não existam outras áreas possíveis para atuar. Confira a seguir!

Inserção da psicologia no âmbito empresarial

Com o mercado de trabalho em constante expansão, as mais diversas técnicas são desenvolvidas para garantir taxas de sucesso maiores. E para gerir essas técnicas, diversos outros campos de atuação foram desenvolvidos ao longo dos anos.

Veja as principais áreas de atuação dentro da psicologia organizacional:

Recrutamento e seleção

Nesta primeira ramificação apresentada, o psicólogo lida de maneira direta com os novos colaboradores. Por meio de entrevistas conduzidas individualmente, dinâmicas de grupos e análise curricular, o profissional responsável consegue identificar e designar de modo efetivo, o colaborador que melhor se adequa a uma função específica.

Ao realizar esse tipo de atividade, os resultados serão maximizados, pois, a empresa consegue extrair o máximo da capacidade de cada colaborador.

Treinamento e desenvolvimento

Ao promover atividades de treinamento, seja com novos ou antigos colaboradores, o desenvolvimento pessoal de cada um será estimulado positivamente. Por meio de palestras e cursos “in company”, o psicólogo fica incumbido de gerenciar táticas que influenciem no crescimento pessoal dos funcionários.

Melhorar o clima organizacional

Uma das principais características do psicólogo organizacional, é a de manter o clima interno das empresas, sempre o mais positivo possível. Por meio de pesquisas realizadas com os funcionários, é possível avaliar o nível de satisfação e motivação individual de cada trabalhador.

E propor assim, ações que possam trazer melhorias caso necessário.

Analisar o plano de cargos e salários

Esse é um fator de grande importância, e também atribuição do psicólogo. A chance de crescimento de uma empresa, está diretamente ligada ao nível de motivação de seus colaboradores.

Quando são definidos os cargos e salários, uma política salarial é estabelecida de forma positiva. Assim, cada colaborador terá a chance de trilhar sua ascensão profissional baseado em suas aptidões e desempenhos.

Conteúdo programático

O curso online grátis de psicologia organizacional e do trabalho, pode ser realizado tanto por profissionais formados – que buscam aprimoramentos profissionais – quanto por aspirantes a psicologia.

O conteúdo programático do curso, abrange diversas áreas básicas e específicas da psicologia. O aluno estará em contato com materiais que vão desde a origem do tema, até seu uso dentro de empresas.

A seguir o conteúdo completo do curso:

  • Origem do Tema;
  • O psicólogo do trabalho;
  • Psicologia Organizacional;
  • Utilização nas Empresas;
  • Principais Obstáculos;
  • Qualidades Indispensáveis;
  • Conhecimentos Desejáveis;
  • Atuação na Empresa;
  • Últimas Recomendações.

Como acessar o curso

Para ter acesso ao site do curso basta clicar aqui. Na página inicial do site, além do curso em questão, você pode encontrar vários outros cursos de aprimoramento tanto profissional quanto pessoal.

Caso não tenha localizado o curso na parte inferior da página, acesse direto aqui. Agora é só clicar em “Baixar curso grátis”, seu nome e e-mail serão solicitados. Em seguida ao preenchimento dos dados, o download será iniciado, e pronto, você pode desfrutar de todo o material que o curso tem a oferecer.

Logo após a conclusão do curso, você deve solicitar seu certificado na mesma página em que efetuou o download. O certificado possui um custo de R$39,90 e é opcional.

Vale ressaltar que o curso tem carga horária de 80 horas, e sua metodologia segue as normas do MEC.

Se você já atua como psicólogo ou pretende seguir carreira nessa profissão, esse curso pode complementar seu currículo de forma positiva. Seja o diferencial e um dos motivos do sucesso da empresa em que trabalha.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2018 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo