Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Educação e Pedagogia » Curso gratuito online de Educação Especial

Curso gratuito online de Educação Especial

Olá, leitor!

Este artigo irá falar sobre uma questão que pode ser complicada e acima de tudo delicada para muitas pessoas, a Educação Especial. Hoje, o Brasil se encontra em uma posição à frente de muitos países desenvolvidos, por exemplo. Nosso país luta para que cada vez mais crianças de todas as idades, encontrem o local mais adequado para conseguirem Educação.

Desde 2008, quando o Brasil assinou a Convenção da Organização das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, o país vem tentando realizar e aumentar a taxa de alunos especiais inscritos no sistema de educação regular.

Essa resolução ainda encontra problemas para ser efetivada no Brasil, e vamos falar o porquê. Segundo dados do MEC, em 2012 mais de 90.000 escolas receberam matrículas de alunos especiais. Mas, desse número total de escolas, pouco mais de 20.000 instituições conseguiram receber os alunos matriculados. Sabe por que?

Pela falta de estrutura das próprias escolas e principalmente, despreparo por parte dos docentes. Quanto a capacitação dos profissionais da educação, a notícia a seguir, vem em forma de ajuda para o quadro atual da Educação Especial no Brasil.

Informamos então, que o INEAD (Instituto Nacional de Ensino a Distância) disponibiliza atualmente um Curso Online Grátis de Educação Especial. Confira a seguir, mais informações importantes a respeito!

Oportunidades quando se há igualdade

curso_online_gratis_de_educacao_especial_educacao_especial

O grande debate que ainda existe no meio político, a respeito da questão da inclusão, é o que provavelmente segura a expansão da ideia. Pois, o Plano Nacional de Educação brasileiro, prevê a real inclusão de crianças com necessidades especiais em escolas regulares.

Por outro lado, algumas entidades referentes a educação, defendem o ponto de vista da permanência de dois sistemas de ensino, o regular e o especial. Muitos estudiosos interessados no caso, indicam que a decisão definitiva, cabe somente aos pais.

Pois segundo eles, existem casos de crianças com graves comprometimentos, e apontam os das crianças que apresentam deficiência intelectual e múltipla. Para esses casos, apenas escolas com todo aparato e profissionais preparados, são capazes de fornecerem a educação e os cuidados necessários. Daí se dá a necessidade de dois sistemas individuais de educação.

Uma coisa é certa, indiferente ao tipo de escola que irão frequentar, existe a necessidade de uma maior atenção e inclusão, por parte do governo. Somente assim, o respeito, a aceitação e principalmente a funcionalidade dessas crianças na sociedade, estarão assegurados.

Porquê, quando se há oportunidade de ensino e capacitação, a igualdade certamente irá prevalecer.

Características do curso

O Curso Online Grátis de Educação Especial, oferece a oportunidade dos profissionais interessados, de agirem em prol da melhoria na qualidade do ensino de crianças especiais.

Portanto, o curso conta com uma completa gama de conteúdo programático, que abrange desde o básico da educação, até os casos que apresentam mais complicações e cuidados.

Vamos ao conteúdo:

  • Introdução;
  • A Deficiência Física;
  • Paralisia Cerebral;
  • Igualdade de Oportunidades;
  • Aspectos Educacionais Importantes para a Prática;
  • Pedagógica;
  • Problemas de Linguagem e Comunicação;
  • Afetividade;
  • Adaptações Curriculares na Educação Infantil;
  • Adaptações de Imobiliário;
  • Planificação Futura;
  • Outras Patologias: Mielomeningocele;
  • Outras Patologias: Doenças Neuromusculares;
  • Outras Patologias: Malformações Congênitas;
  • Outras Patologias: Lesões Encefálicas Adquiridas.

Vale ressaltar algumas informações relevantes. O curso é 100% online e completamente gratuito. A carga horária estipulada para atender a todo seu conteúdo, é de 50 horas, e a partir da matrícula você já tem acesso irrestrito a todo material.

O que o curso exige

Para ajudar ainda mais no processo de tudo que falamos acima, mais uma boa notícia, não há exigência alguma para ingressar no Curso Online Grátis de Educação Especial.

Qualquer pessoa de qualquer idade, pode se inscrever e tentar ao máximo, fazer a diferença para garantir um futuro melhor para nossas crianças.

Como posso me matricular?

Para realizar a inscrição, não poderia ser mais fácil. Você deve acessar a página do INEAD, o botão escrito “Matricular neste curso” estará logo abaixo do vídeo de descrição do Instituto.

Após clicar, algumas informações básicas serão necessárias, como nome, CPF e uma senha. Preenchido todos os campos, você já está matriculado e pronto para absorver esse importante conteúdo.

Ao final do curso, um certificado estará disponível para download, mediante taxa de R$37,90. Ele é válido em todo território nacional e pode ser usado para muitas outras finalidades, como extensão universitária e melhoria curricular, por exemplo.

Esse conteúdo além de importante para seu desenvolvimento e aprimoramento profissional, será de importância vital para auxiliar o quadro da educação de crianças especiais no Brasil. Pense nisso!

Até breve!

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo