Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Profissionalizantes » Curso on-line gratuito facilita a entrada de jovens no mercado de trabalho

Curso on-line gratuito facilita a entrada de jovens no mercado de trabalho

Olá, leitor(a)! 

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no final de 2020, o desemprego entre jovens de 18 a 24 anos ficou em torno de 30%. Foi o maior número registrado ao longo da série histórica, iniciada em 2012. Essa situação costuma ser causada pela falta de experiência e de oportunidades de estudo e foi agravada pela pandemia de Covid-19. 

O cenário é preocupante, mas há caminhos para enfrentá-lo. Um deles é o curso on-line gratuito que facilita a entrada de jovens no mercado de trabalho oferecido pelo Instituto PROA, uma organização sem fins lucrativos. No artigo de hoje, vamos falar mais sobre esse projeto, citando os temas abordados, os prazos e os pré-requisitos para participação. Acompanhe!  

Curso Plataforma PROA

Curso on-line gratuito para jovens entrarem no mercado de trabalho

Fonte: Reprodução

Com o nome de Plataforma PROA, o curso on-line gratuito tem o objetivo de promover o desenvolvimento de competências profissionais e a empregabilidade. Para tanto, ensina o uso de ferramentas de trabalho, facilita a aquisição de novas habilidades e a expansão do conhecimento. Algumas das competências abordadas são comunicação colaborativa, raciocínio lógico, resolução de problemas, trabalho em equipe, autoconhecimento e definição de plano de carreira 

Ao longo das aulas, os(as) participantes terão acesso a atividades interativas, a encontros com tutores e a experiências reais de um jovem que acabou de entrar no mercado de trabalho. Os materiais disponibilizados incluem vídeos, questionários, livros digitais e murais colaborativos. 

O programa tem duração de 3 meses e exige pelo menos 1 hora de dedicação diária. Além disso, é mandatório ingressar nos encontros semanais on-line com os tutores, que duram 1h30 e ocorrem sempre às quartas-feiras, com 3 opções de horário: às 8h, às 15h e às 18h. O curso é composto por 6 trilhas de conhecimento, sendo 5 obrigatórias e 1 opcional. Veja: 

  • Autoconhecimento (20 horas); 
  • Planejamento de Carreira (20 horas); 
  • Projeto de Vida (20 horas); 
  • Raciocínio Lógico (20 horas); 
  • Comunicação (20 horas); 
  • Trilha Técnica de Dados ou Trilha Técnica de Varejo (50 horas/opcional). 

Inscrição

Para participar, é necessário cumprir alguns pré-requisitos: 

  • Morar no estado de São Paulo ou no estado do Rio de Janeiro 
  • Ter de 17 a 22 anos; 
  • Estar cursando ou já ter concluído o 3º ano do ensino médio em escola pública. 

Para se inscrever, acesse este link e clique no botão azul “Inscreva-se agora”. Feito isso, será necessário informar seu e-mail e procurar o ícone “Começar”. Então, serão solicitados dados pessoais, como nome completo, CPF, data de nascimento, telefone, e-mail e endereço. 

Também haverá um questionário socioeconômico, com perguntas que abordam itens como cor, gênero, renda familiar e moradia. Por fim, será preciso preencher um teste de conhecimentos gerais, cujo resultado será usado para aprovar os(as) inscritos(as). 

Atenção: as inscrições vão até 17 de setembro de 2021, já que as aulas começam em 20 de setembro de 2021. Os(as) estudantes que concluírem o curso receberão um certificado e poderão participar de processos seletivos para primeiro emprego no mercado e em empresas parceiras da instituição. 

Instituo PROA

Instituto PROA é uma organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP) que surgiu em 2007 com o objetivo de promover o desenvolvimento e a empregabilidade de jovens que tiveram oportunidades restritas. Para tanto, oferece acesso à educação, à formação comportamental e cultural e à orientação no início da carreira. 

O Instituto, atualmente, conta com 3 projetos: Plataforma PROA, Proprofissão (voltado para a inserção no mercado por meio do aprendizado de habilidades tecnológicas e linguagens de programação) e Jovens a Bordo do Futuro (focado em desenvolver capacidades comportamentais e comunicativas). 

Os resultados são positivos. Por exemplo, 65% dos(as) jovens que participaram da Plataforma PROA entre 2016 e 2018 estão cursando o ensino superior e 89% daqueles(as) que ingressaram no programa no primeiro semestre de 2019 já estão empregados(as). 

E então? Gostou de conhecer um curso on-line gratuito que facilita a entrada de jovens no mercado de trabalho? Compartilhe o artigo e leve o conhecimento para mais pessoas! 

No Canal do Ensino, você também encontra: 

Bom estudo e até logo! 

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo