Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Curso intensivo de férias, vale a pena? 5 dicas para escolher o curso

Curso intensivo de férias, vale a pena? 5 dicas para escolher o curso

Olá, leitor!

Finalmente férias!

Nada como tirar um tempo anual, depois da correria de trabalhos e estudos para descansar, e ainda estudar!?

Sim caro leitor, é possível, mas para conseguir aliar seu merecido descanso com um tempo dedicado aos estudos, precisa escolher o que estudar.

Nós do Canal do Ensino fomos em busca em descobrir se um curso intensivo de férias vale a pena, e trouxemos 5 dicas para escolher o curso. Saiba quais são a seguir!

5 dicas para ajudar em sua decisão

Dica 1: Por que um curso rápido?

cursos_ferias_

Se o período é de férias significa que você tem no máximo 30 dias para fazer um curso. Tempo esse que terá que balancear suas horas de sono, alimentação, diversão, atividades físicas e estudo. Pense bem: não adianta se matricular em um curso que vai durar 6 meses ou mais, pois, depois das férias talvez não tenha a mesma motivação para continuá-lo.

Ao voltar para o ritmo de trabalho provavelmente não conseguirá continuar os estudos. Sem contar que esse  tempo de estudo que voltará a dividir entre suas tarefas diárias de trabalho. Deixe para pensar em cursos extensos para depois que voltar das férias, quando terá a real noção de tempo e decidirá como adaptar sua rotina. Por enquanto, pense em algo básico, resumido, que possa ser concluído durante esse período de 30 dias.

Dica 2: Invista em sua carreira

Muitas vezes a correria do dia a dia, impossibilite que se reserve um tempo para estudar para um concurso interno, se especializar em algo e mudar de nível em sua carreira. Diante disso, aproveite esse intervalo de dias para aprimorar seus conhecimentos em sua área de emprego. Se pretende fazer a próxima seleção competitiva interna, use as férias para estudar.

Se informe sobre qual o assunto cobrado, leia livros, pratique e faça simulados. Atualize-se, leia sobre marketing digital, empreendedorismo, empresa sustentável: assuntos que são cada vez mais necessário saber para ampliar o mercado de negócios. Busque informações com os especialistas sobre como conseguir a ascensão no seu ramo de trabalho.

Estude o mercado comercial principalmente se for da área comercial ou empresarial. Pesquise como anda a economia, o que mudou no setor administrativo. Relações humanas e ética, também são assuntos que estão em pauta principalmente devido às noticias recentes de corrupção envolvendo empresas e políticos. Não tem como evoluir sem se atentar ao que acontece na atualidade.

Se for um profissional autônomo, precisa estudar além de tudo que foi dito, como usar a internet no seu crescimento profissional. Assistir palestras com coach de liderança, negócios e marketing. Abrir sua mente para novos horizontes, novas conquistas, isso o motivará na hora de escolher seu curso e o ajudará a manter o foco.

Algumas sugestões de cursos no campo profissional:

Cursos Profissionalizantes

Pronatec: Em uma pesquisa rápida irá encontrar opções de cursos para várias regiões. Verifique se há opção de Curso de Férias em seu estado ou à distância.

Senac: Cursos de Educação à distância com polos presenciais pelo país. Verifique se há algum curso que lhe interesse.

Cursos de extensão, MBA

PUC SP - Jornalismo, línguas, Psicologia, Marketing, Comunicação.

ESPM - Marketing, Comunicação, Vendas, Criatividade.

EstácioCursos livres.

Pesquise  mais opções nos sites das Faculdades do seu estado, nas Instituições de ensino técnico profissionalizantes. Muitos cursos técnicos ou profissionalizantes oferecem cursos de férias, pesquise se na sua localidade existe algum que atenda suas necessidades ou procure na internet.

Dica 3: Curso de idiomas

Estudar uma língua nesse período também é uma ótima opção. Muitas instituições oferecem cursos durante as férias. Segundo as mesmas, são oferecidos conteúdos com muita interatividade tecnológica, abrangendo todo conteúdo de um semestre sem prejuízo na qualidade. Indicado principalmente para quem não tem tempo de fazer o curso durante o ano letivo por motivo de trabalho – mas para todos os demais casos também é válido.

Essas instituições defendem ainda que você fará uma grande economia ao optar pelo módulo de férias, pois, geralmente são dados descontos que variam de uma escola para outra. Existem ainda os cursos gratuitos online em sites que já estão citados nesse artigo. Você pode encontrar também no YouTube vários canais de cursos de línguas. São opções interessantes também para quem tem uma boa internet para assistir as vídeo aulas.

Veja algumas instituições que oferecem cursos de idiomas nas férias:

Cenex UFMG - Alemão, Inglês, Francês, Espanhol, entre outros.

EF- English First -Curso de Verão, Inglês no Exterior

UnB Idiomas - Oferta de Verão de Idiomas: espanhol, inglês, francês, japonês, alemão, russo.

 No YouTube

Educação Ativa Idiomas - Italiano, Inglês, Espanhol.

Free Online Languages -  Francês

Espanhol para brasileiros - Espanhol

Dica 4: Atualize-se em informática

Toda profissão se utiliza da informática atualmente. Seja qual for sua área de trabalho, verifique se exista alguma atualização importante de softwares nos serviços que usa frequentemente e estude. Existem vários cursos disponibilizados não só presenciais como online, inclusive gratuitos. Dedique um tempo nas férias para encarar planilhas, tutoriais em plataformas específicas e vídeo aulas no YouTube. Leia sites especializados e procure as novidades no mercado que  representam melhoria no desempenho de sua profissão.

A necessidade de aprender cada vez mais sobre as ferramentas da internet, os aplicativos dos celulares que poderão ser usados para facilitar seu trabalho, deve ser lembrado quando escolher seu curso de informática. Mesmo se tiver feito curso completo em algum momento dos principais programas de computador, lembre-se que provavelmente alguma atualização foi feita ou algum recurso foi adicionado e você precisará saber cedo ou tarde. Estudar informática nunca é demais.

Cursos Intensivos de Informática:

Mega Cursos - AutoCAD, Excel Avançado, Informática

Prime Cursos - Curso Online de Informática – Grátis

Existem sites que oferecem online, outros presenciais. Verifique como funciona em sua região.

Dica 5: Estude algo diferente

Seu desenvolvimento não precisa estar sempre atrelado ao seu trabalho profissional. Você pode usar suas férias para aprender ou aprimorar algo que goste ou algum assunto diferente do que está acostumado. Algo que pode até ser um hobby, mas que poderá se tornar sua nova profissão. Artesanato, fotografia digital, artes plásticas são algumas opções de cursos. Esses cursos ajudam a desenvolver a linguagem visual, a criatividade. Violão ou outro instrumento, canto, arteterapia, costura, culinária e teatro também são opções de cursos de férias. Artes musicais, culinárias e plásticas proporcionam novas experiências a quem só vive trabalhando em escritórios fechados ou em frente ao computador.

E o que dizer de cursos que desenvolvam o seu psicológico, cursos no campo sociológico, ou mesmo filosófico? Também são essenciais para o seu desenvolvimento como um todo. Aproveitar as férias para se aprofundar nos estudos relacionados ao ser humano, poderá ser uma ótima oportunidade de crescimento pessoal. Procurando entender como o ser humano vem evoluindo, lhe ajudará a entender seu comportamento e suas escolhas de hoje.

Seguem algumas sugestões de cursos.

AIC – Curso de Férias de fotografia e cinema (RJ/SP)

Catraca Livre – Cursos Gratuito – diversos

Cursos Online SP – Administração, comunicação, direito, educação, gastronomia, idiomas, etc.

Escola de Artes digitais - Online ou presencial (PR)

Casa do Saber - Cursos de Filosofia

Essas foram nossas informações sobre como fazer um curso intensivo nas férias. Foram sugeridos não só temas de cursos, mas trouxemos uma breve reflexão sobre a importância de se estudar tais temas. Trouxemos sugestões para todos os gostos e bolsos e procuramos páginas que atendam todo o país. Esperamos que aproveite bem essas dicas caro leitor, para que suas férias além de promover um descanso merecido, possam contribuir com o seu aprimoramento intelectual tanto no campo profissional quanto no cultural e pessoal.

Todas essas opções poderão ajudar no seu amadurecimento como pessoa e visão de mundo. Pense nisso. Pode transformá-lo em uma pessoa mais segura e confiante. As profissões não param de evoluir. Todas estão ligadas direta ou indiretamente as novas tecnologias.  A sociedade está sempre em mutação. O mundo está sempre cobrando pessoas mais preparadas. Seja uma dessas pessoas estudando no tempo livre, ainda que seja nas férias.

Até breve!

Deixe um comentário

© 2012-2018 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo