Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Educação e Pedagogia » Curso gratuito sobre Déficit de Atenção com Hiperatividade

Curso gratuito sobre Déficit de Atenção com Hiperatividade

Olá Amigos!

Qualquer criança que exceda os limites estabelecidos no ambiente familiar ou escolar escuta: “Essa criança é hiperativa”, ou frase similar. Mas você realmente sabe o que é transtorno do déficit de atenção com Hiperatividade?

Segundo a Associação Brasileira do Déficit de Atenção, conhecido pela sigla TDAH, é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. Ele é chamado às vezes de DDA (Distúrbio do Déficit de Atenção). Em inglês, também é chamado de ADD, ADHD ou de AD/HD.

O transtorno é caracterizado por uma combinação de dois tipos de sintomas: desatenção e hiperatividade-impulsividade, que levam a criança a ser considerada avoada ou lunática, e concomitantemente ligada em um motor ou com bicho carpinteiro. Essas atitudes deixam pais e educadores sem saber como lidar com a situação e na maioria das vezes isso é traumático para criança, pois seu comportamento é resultado de uma patologia, e não escolha do menor em não prestar atenção à aula, ou sair correndo dessa mesma aula.

O Manual de Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais – 5.ª edição ou DSM-5 tem uma lista de sintomas que definem o diagnóstico, levando sempre em consideração a persistência do comportamento:

Sintomas comuns de desatenção:

  • Deixar de prestar atenção a detalhes ou comete erros por descuido em atividades escolares, de trabalho ou durante outras atividades;
  • Ter dificuldade de manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas;
  • Não escutar quando lhe dirigem a palavra;
  • Não seguir instruções e não termina deveres de casa, tarefas domésticas ou tarefas no local de trabalho;
  • Ter dificuldade para organizar tarefas e atividades;
  • Evitar, não gostar ou relutar em se envolver em tarefas que exijam esforço mental prolongado (tarefas escolares, deveres de casa, preparo de relatórios etc.);
  • Perder objetos necessários às tarefas ou atividades;
  • Ser facilmente distraído por estímulos externos (para adolescentes mais velhos e adultos pode incluir pensamentos não relacionados);
  • Ser esquecido em relação a atividades cotidianas.

Sintomas comuns de hiperatividade e impulsividade:

  • Remexer ou batucar mãos e pés ou se contorcer na cadeira;
  • Levantar da cadeira em sala de aula ou outras situações nas quais se espera que permaneça sentado (sala de aula, escritório, etc.);
  • Correr ou subir nas coisas, em situações onde isso é inapropriado ou, em adolescentes ou adultos, ter sensações de inquietude;
  • Ser incapaz de brincar ou se envolver em atividades de lazer calmamente;
  • Não conseguir ou se sentir confortável em ficar parado por muito tempo, em restaurantes, reuniões, etc.;
  • Falar demais;
  • Não conseguir aguardar a vez de falar, respondendo uma pergunta antes que seja terminada ou completando a frase dos outros;
  • Ter dificuldade de esperar a sua vez;
  • Interrompe ou se intrometer em conversas e atividades, tentar assumir o controle do que os outros estão fazendo ou usar coisas dos outros sem pedir.

O IPED oferece curso online gratuito sobre TDAH, então se você se interessou pelo assunto, aproveite essa oportunidade!

Até logo!

Você também pode fazer cursos rápidos não gratuitos que entregam certificado na sua casa

comentários (4)

Deixe um comentário para Adriano

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo