Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Ciências Humanas » Curso gratuito sobre a História do Brasil Colonial II

Curso gratuito sobre a História do Brasil Colonial II

Olá pessoal!

A USP disponibiliza, através do site da Univesp TV, um curso gratuito online sobre a História do Brasil Colonial II. Ele é voltado a graduandos e pós-graduandos interessados nas áreas de história, ciências humanas, ciências políticas, sociologia, pesquisa e assuntos correlatos. Também é aberto a todos com formação superior em qualquer área do saber.

Este curso “Apogeu, crise e fim da colonização portuguesa na América” é apresentado gratuitamente, em forma de videoaulas online, que você pode assistir a hora que quiser. Há ainda a possibilidade de fazer anotações sobre questionamentos, opiniões e dúvidas enquanto assiste o vídeo, e receberá tudo em seu email.

A Univesp TV é o canal de comunicação da Universidade Virtual do Estado de São Paulo, a quarta universidade pública paulista e visa ao incentivo à formação integral do cidadão.

O curso

São 12 videoaulas gratuitas do curso regular de graduação, segundo semestre do Departamento de História, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, ministradas pelo docente João Paulo Garrido Pimenta.

A disciplina História do Brasil Colonial II tem como objetivos analisar as reconfigurações políticas, econômicas, sociais e culturais na América portuguesa durante o século XVIII; analisar a crise do Império português e a criação das condições de possibilidade para o surgimento e consolidação, nas primeiras duas décadas do século XIX, de um projeto de ruptura política entre Portugal e Brasil e discutir criticamente a historiografia clássica e os debates mais recentes acerca dos temas a serem abordados no curso.

Na primeira aula do curso, sobre o ouro e a economia mundial, o professor João Paulo Pimenta discorre sobre as relações internacionais no final do século XVII e começo do XVIII, quando teve início a extração sistemática de ouro nas colônias portuguesas da América. Nessa época, o ouro passou a ser uma espécie de padrão regulador da economia e da riqueza mundial, influenciando fortemente a competição entre os países da Europa, que se expandia para outras partes do mundo.

O curso não possui certificação. São apenas aulas online para complementação de estudos e pesquisas. É só acessar o site e começar a estudar.

Conteúdo programático

  1. O ouro do Brasil e a economia mundial.
  2. A sociedade das Minas Gerais.
  3. O Reformismo Ilustrado e a América portuguesa.
  4. Fronteiras coloniais e limites no século XVIII.
  5. Escravidão, tráfico negreiro e escravismo, séculos XVIII e XIX.
  6. Literatura e cultura letrada.
  7. A ideia de Brasil no século XVIII.
  8. Motins e sedições: os padrões de contestação política.
  9. O debate historiográfico em torno da “crise do Antigo Sistema Colonial”.
  10. A Corte no Brasil e as reconfigurações do Império Português.
  11. A Independência e a formação do Estado e da nação.
  12. A parte e o todo: a dinâmica da colonização, séculos XVI-XIX.

Confira a bibliografia recomendada para o acompanhamento das videoaulas.

O curso sobre História do Brasil Colonial II, segundo módulo, é mais uma dica gratuita que o Canal do Ensino traz para te ajudar a expandir a mente, pensar diferente e aumentar ainda mais seus conhecimentos.

Boas aulas!

Você também pode fazer cursos rápidos não gratuitos que entregam certificado na sua casa

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo