Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Artes e Entretenimento » Curso gratuito de teatro visual em Bauru (SP)

Curso gratuito de teatro visual em Bauru (SP)

Olá, leitores!

A Secretaria Municipal de Cultura abre vagas para o curso sobre Teatro Visual até o dia 15 de abril. Os interessados maiores de 14 anos devem comparecer na Divisão de Ensino às Artes, no segundo andar do Centro Cultural, que está localizado na Av. Nações Unidas, 8 – 9, e levar consigo RG, CPF e comprovante de residência para efetuar a inscrição.

O projeto com o Teatro Visual é desenvolvido e planejado desde a década de 80, época em que esse tipo de manifestação cultural era conhecida por teatro de bonecos, cuja nomenclatura não era atrativa para os moldes da época. O objetivo era trabalhar com as máscaras, elemento essencial neste tipo de apresentação.

Dessa forma, o grupo de artistas que já trabalhava com a temática na época, resolveu renomear seu trabalho com um nome mais chamativo e harmonioso, que tivesse também um comprometimento não apenas com as máscaras, mas também com outras vertentes da arte, expandindo o campo de atuação, por isso o nome Teatro Visual. Hoje o teatro vai além das artes cênicas e envolve bonecos, máscaras, sombras e objetos.

personagem-de-teatro-visual

A relação público e personagem é recíproca, o que motiva ainda mais a prática dessa arte e envolve pessoas de várias idades a querer não apenas prestigiar, mas participar do espetáculo.

O Teatro Visual é considerado o precursor da pluralidade do teatro contemporâneo. Esse “novo” meio de arte transformou radicalmente a forma de manifestação cultural arcaica, mostrando por meio dos figurinos, cenários, personagens, movimentos, iluminação e música que é possível renovar a transmissão de conteúdo dramático ao público pela mescla com outros estilos.

É um teatro imagético, capaz de acontecer quase tudo o que se possa imaginar e exemplifica em seus atos que nem sempre os personagens são o principal foco de uma peça: a luz, a música, os movimentos mais simples podem transpor a pessoa física.

Portanto, há uma busca intensa por transformar os elementos antes transversais as cenas em paralelos ou até mesmo protagonistas. Os elementos inanimados é a proposta principal do Teatro Visual, modificando as arestas do pensamento humano.

As aulas acontecem nas quartas e sextas das 16h às 17h30 e serão ministradas pela professora Susan Lopes.

Mais informações sobre o curso encontram-se no e-mail ensinoasartes@bauru.sp.gov.br ou pelo telefone (14) 3235-1193.

Saiba mais sobre o Teatro Visual


Até breve!

Texto escrito por: Vítor Luis Nogueira Moura

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo