Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Educação e Pedagogia » Curso gratuito de inclusão da criança com Síndrome de Down

Curso gratuito de inclusão da criança com Síndrome de Down

Olá Leitores do Canal do Ensino!

O medo do desconhecido é um dos motivos da disseminação do preconceito. E hoje vamos lançar nossa lente sob um tema que vem sendo muito debatido, mas o Canal do Ensino entende que informação nunca é demais. Você sabe o que é a síndrome de Down?

Conhecida também como trissomia do cromossomo 21, a síndrome de Down é uma alteração genética causada por um erro na divisão celular durante a divisão embrionária, fazendo com que a pessoa tenha 47 cromossomos em suas células, ao invés de 46, como a maior parte da população. O portador de Down tem as seguintes características: olhos oblíquos, rosto arredondado, orelhas e mão pequenas e dedos mais curtos.

Há comprometimento intelectual, e consequente aprendizagem mais lenta, o que não impossibilita de maneira alguma, o ato de aprender. Então anote essas dicas e as aplique com as crianças que convivem com você!

  1.  A estimulação precoce desde o nascimento é a forma mais eficaz de promover o desenvolvimento dos potenciais da criança. Não pense que superproteger irá livrar essa criança apenas dos males, a superproteção também priva o desenvolvimento,
  2. Faça um diagnóstico preciso, e se for possível, matricule a criança em uma escola regular, onde será possível desenvolver suas potencialidades, respeitando os limites que a síndrome impõe, e mais importante, dando a possibilidade de interação com colegas de classe e professores. Existem casos em que é melhor é frequentar escolas especializadas, mas não pense que só por ser portador da síndrome, o destino certo será frequentar escolas especiais.
  3. O preconceito e a discriminação são os piores inimigos dos portadores da síndrome. Pais, profissionais da saúde e educadores têm lutado contra as restrições impostas, e é papel de uma sociedade esclarecida, tratar todos os seus cidadãos com igualdade somando forças nesse combate.

Hoje vemos adultos com Down trabalhando, cursando faculdades, casando, constituindo família, pois a interação em sociedade  dará subsídios para avanços significativos em sua caminhada.

A frase de Jean Cocteau ajuda a refletir sobre o tema “Não sabendo que era impossível, foi lá e fez”, então não cabe a nenhum ser humano duvidar da capacidade de superação qualquer outro ser.

Acesse a página do Curso online gratuito de Inclusão da criança com Síndrome de Down

Até logo!

Você também pode fazer cursos rápidos não gratuitos que entregam certificado na sua casa

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo