Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Curso gratuito de engenharia do ITA

Curso gratuito de engenharia do ITA

Olá, leitores!

O Instituto Brasileiro de Aeronáutica é uma instituição localizada em São José dos Campos (SP). Possui cursos de graduação e pós-graduação na área de engenharia, sendo considerado uma das melhores instituições do país.

O vestibular do ITA é reconhecido por seu alto nível de dificuldade. Envolve questões de física, matemática, química, português e inglês. Apenas podem concorrer ao vestibular do ITA os brasileiros natos e a nota mínima para desclassificação do candidato é de 40 por prova, igual ou superior a 50 na média geral e não pode zerar a prova de português. São classificados os alunos que ocuparem as 170 primeiras posições.

Os cursos que são oferecidos pelo ITA são os da área de engenharia, contemplando as áreas da Engenharia Aeronáutica, Engenharia Mecânica, Engenharia Civil, Engenharia Eletrônica, Engenharia da Computação e Engenharia Aeroespacial.

Também são oferecidos cursos de pós-graduação nas seguintes áreas: Engenharia Aeronáutica e Mecânica, Engenharia Eletrônica e Computação, Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica, Física e Ciências e Tecnologias Espaciais.

Como grande parte das universidades públicas do país, o ITA oferece alguns cursos não-presenciais gratuitos. Um deles é o curso de Controle Usando a Resposta em Frequência. O curso se volta para graduandos e formados em cursos de ciências exatas.

Curso de Controle Usando a Resposta em Frequência

A ementa do curso refere-se à obtenção de resposta em frequência em um sistema Linear e Invariante no Tempo e seu uso na projeção de controladores que atinjam os requisitos de resposta transitória e em regime estacionário. Você deve ser capaz, ao fim do curso, de projetar controles com dinâmica, mais complexos do que um ganho simples de realimentação. Ainda você vai aprender a projetar controladores de PD, PI e PID.

O curso é ministrado pelos Professores Adjunto Rubens Junqueira Magalhães Afonso, Doutor em Engenharia Eletrônica e de Computação pelo próprio ITA e pelo Professor Adjunto Jackson Paul Matsuura, Pós-Doutor pela Universidade de Coimbra.

O curso é de nível intermediário e dura cinco semanas, sendo que o candidato deve dedicar de uma a duas horas de estudo por dia. Para ser certificado, você deve ter sido aprovado em todas as tarefas.

Os eixos temáticos do curso são:

  • Semana 1 tem como eixo temático a Resposta em Frequência e o Diagrama de Bode;
  • Semana 2 é a Carta de Nichols-Black, onde você aprende a especificar o desempenho no domínio da frequência;
  • Semana 3 o eixo é o Atraso, através do Diagrama de Nyquist;
  • Semana 4 trata sobre o projeto de controladores no domínio da frequência;
  • Semana 5 trata sobre controladores PD, PI e PID no domínio da frequência.

A inscrição pode ser feita. O curso se inicia no dia 17 de setembro. Não existe valor para a realização do curso.

O curso é oferecido através da plataforma Coursera. A Coursera é uma plataforma de cursos a distância que reúne cursos de diversas universidades renomadas ao redor do mundo. Dentre essas universidades, podemos citar a Universidade de Virginia, Universidade da Stanford, Universidade da Pensilvânia entre muitas outros. Os cursos variam entre diversos temas como marketing digital, negócios, engenharia, ciência de dados, entre muitos outros.

A plataforma funciona como cada curso sendo um livro didático interativo – constituída de vídeos pré-gravados, testes e projetos. Você pode se conectar com alunos de todo o mundo e pode discutir os materiais do curso. Além disso, você recebe certificações por tais cursos.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo