Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Curso Ead sobre Oceanografia pela USP

Curso Ead sobre Oceanografia pela USP

Olá, leitores!

A USP, através da Unifesp TV, oferece o curso de Sistemas Bentônicos para ser feito a distância. O curso é sobre um ramo da área da Oceanografia.

A Univesp TV surgiu em 2008, junto com a Universidade Virtual do Estado de São Paulo. Sua estreia, no entanto, se dá em setembro de 2009. A programação fica no ar 17 horas por dia, para apoiar o aprendizado dos alunos dos cursos da Univesp. A Univesp TV é sustentada por recursos públicos, e quando não está transmitindo as aulas, a programação é voltada para a educação e o conhecimento científico.

Os cursos oferecidos pela Univesp TV englobam as áreas das humanas, exatas e biológicas. Os temas permeados pelos cursos envolvem, então, desde Cálculo IV, História da América Independente I e Mudanças Climáticas Globais. Ainda, são oferecidos cursos de Pedagogia, pela Unesp, Licenciatura em Ciências e Especialização em Ética, Valores e Cidadania (voltado para professores da rede pública), oferecidos pela USP.

O que é a Oceanografia?

A oceanografia é uma ciência do ramo das geociências. Estuda os oceanos, os rios, os lagos e os estuários. O oceanógrafo estuda os organismos vivos, animais e vegetais com o ambiente aquático e seus processos. Em resumo, a oceanografia se dedica ao estudo dos oceanos e zonas costeiras de todos os aspectos, considerando a descrição física até sua interação com os continentes e a atmosfera. Pode ser dividida em quatro áreas principais: oceanografia física, oceanografia química, oceanografia biológica e oceanografia geológica.

Como fazer o curso EaD sobre Oceanografia?

especie-de-peixe

Não é requerida uma inscrição ou cadastro em alguma plataforma para poder fazer o curso EaD sobre Oceanografia. Você pode acompanhar as aulas de três maneiras:

  • A primeira é pelo próprio site da UNIVESP TV. Por ele, você pode acompanhar a lista das aulas e segui-las em sequência.
  • A segunda é pelo YouTube. Todas as aulas estão disponíveis integralmente no canal do YouTube da Univesp TV.
  • A terceira maneira é exclusiva para alguns moradores do estado de São Paulo. Você pode acompanhar as aulas sintonizando pela sua televisão o canal da Univesp TV. Em São Paulo, você pode assistir na TV aberta pelo canal 6.2; em Bertioga, Praia Grande e Santos, pelo canal 3.2; em São José dos Campos e Jacareí, pelo canal 27.2. Você também pode acompanhar as transmissões da Univesp TV pela internet nos canais acima.

Por que fazer o curso EaD sobre Oceanografia?

Adquirir conhecimento é sempre importante. Um curso EaD sobre Oceanografia permite que você conheça um recorte específico sobre o assunto vasto que é a Oceanografia. Os Sistemas Bentônicos, tema referente as aulas da UNIVESP TV, se referem aos bentos: os organismos associados ao fundo do mar. Dessa maneira, o curso permite que você adentre ao mundo da Oceanografia com essa lente, observando um tema específico que pode te fazer se interessar pelo tema e buscar outros estudos sobre.

Áreas de atuação de um profissional de Oceanografia

O profissional de Oceanografia pode atuar na pesquisa sobre a modelagem da circulação das massas de águas, na interação oceano-atmosférica, na prevenção de danos ao ambiente oceânico. Dessa maneira, pode ser um consultor em aquários ou agências ambientais. Ainda, empresas de extração de petróleo, empresas de óleo e gás, empresas portuárias, consultorias de piscicultura e produção de energia.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo