Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Curso do ITA sobre controle de sistemas

Curso do ITA sobre controle de sistemas

Olá, leitores!

O ITA é uma das instituições mais renomadas do Brasil. A sigla significa Instituto Brasileiro de Aeronáutica. Há vários cursos de graduação e pós-graduação na área de engenharia e fica localizada na cidade de São José dos Campos, interior de São Paulo.

O vestibular do ITA é reconhecido nacionalmente pelo seu alto nível de dificuldade. Abrange disciplinas tais quais física, matemática, química, português e inglês; no entanto, não necessariamente os temas são discutidos no ensino médio. Estão aptos a concorrer ao vestibular do ITA apenas os brasileiros natos, uma vez que o instituto é militar. A nota mínima para desclassificação do candidato é de 40 pontos (de 0-100) por prova e igual ou superior a 50 (também de 0-100). Não se pode zerar a prova de português. Serão classificados aqueles que ocuparem as 170 primeiras posições.

O ITA oferece cursos na área de engenharia, num total de 6 ramos, a saber: Engenharia Aeronáutica, Engenharia Mecânica, Engenharia Civil, Engenharia Eletrônica, Engenharia da Computação e Engenharia Aeroespacial.

No que tange a pós-graduação, as seguintes áreas são oferecidas: Engenharia Aeronáutica e Mecânica, Engenharia Eletrônica e Computação, Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica, Física e Ciências e Tecnologias Espaciais.

Como grande parte das universidades públicas nacionais, o ITA oferece cursos de certificação gratuita. Um destes cursos é o curso de Controle de Sistemas no Plano-S.

Curso de Controle de Sistemas

pessoa-digitando

O curso é direcionado para alunos de engenharia que tenham alguns conhecimentos matemáticos específicos, tais como números complexos e transformada de Laplace. É recomendado que, se você desconheça o tema de Controle de Sistemas, é recomendado a fazer um curso de Introdução ao Controle de Sistemas.

O curso objetiva que você esboce o Lugar Geométrico das Raízes e do denominador da Função de Transferência em Malha Fechada. Também deverá projetar controladores de avanço de fase para atender simultaneamente requisitos de desempenho de amortecimento e de velocidade da resposta. Você deve também modelar o efeito de atraso de transporte em um sistema com realimentação e contrapor esse feito. Tudo isso deve ser feito usando o MATLAB – software útil por análise, projeto e simulação de sistemas.

O curso é ministrado pelo Professor Adjunto Jackson Paul Matsuura, Pós-Doutor pela Universidade de Coimbra e pelo professor Adjunto Rubens Junqueira Magalhães Afonso, Doutor em Engenharia Eletrônica e de Computação pelo ITA.

O nível do curso é intermediário. Tem duração de cinco semanas. Durante estas semanas, você deve se dedicar de uma a duas horas de estudo por dia. Para ser certificado, você deve ter sido aprovado em todas as tarefas.

  • Semana 1 trata sobre regiões de desempenho e aproximação de segunda ordem;
  • Semana 2 fala sobre o lugar geométrico das raízes;
  • Semanas 3 e 4 se volta para controle de avanços de fases;
  • Semana 5 trata sobre controladores de avanço e atraso.

As inscrições estão disponíveis. O curso começa no dia 24 de outubro e é gratuito.

O curso é oferecido através da plataforma de aprendizagem online Coursera. Consiste em uma plataforma de cursos a distância. Sua qualidade é atestada pela reunião de cursos de diversas universidades renomadas ao redor do mundo como Pensilvânia, Virginia, Stanford, entre muitas outras. A temática dos cursos é muito abrangente, sendo que uma vasta gama de cursos é oferecida, como ciência de dados, negócios, engenharia e muito mais. O funcionamento da plataforma se dá da seguinte maneira: cada tema é um livro didático interativo – constituída de vídeos pré-gravados, testes e projetos. A plataforma permite que você se conecte com alunos de todo o mundo, onde você pode – e deve – interagir com eles. Ao fim de cada curso, você recebe uma certificação.

Bons estudos e até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo