Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Educação e Pedagogia » Curso de qualificação do MEC para Diretores de Escola

Curso de qualificação do MEC para Diretores de Escola

Olá diretores de escola!

Essa é para vocês!

O Ministério da Educação lançou uma consulta pública para a criação de um programa de valorização de diretores de escolas públicas do Brasil. Segundo o ministro da Educação, Cid Gomes, a ideia é permitir que “todas as pessoas que tenham algum sentimento de compromisso com a educação” possam enviar sugestões sobre o tema.

A consulta pública ficará disponível até o dia 2 de março e a participação, aberta a pais, alunos, professores, pesquisadores e qualquer outro cidadão, é feita através de um questionário online.

Objetivo

O programa, chamado de Diretor Principal, tem como objetivo estimular a valorização dos diretores de escolas municipais, estaduais e federais do ensino básico. A ideia é oferecer um curso de qualificação em temas como gestão administrativa e financeira, além da abordagem de questões pedagógicas. A adesão do diretor será voluntária, mas quem participar poderá, em troca, ter acesso a um bônus mensal pago pelo MEC.

O pagamento do benefício fica condicionado ao desempenho em avaliação aplicada ao fim do curso. O valor ainda não foi definido, mas possivelmente vai variar de acordo com a formação dos gestores: aquele que possui título de mestre, por exemplo, pode ter um bônus melhor.

Como participar

Para participar da consulta pública, é preciso apenas inserir o CPF no site do MEC. Os participantes podem responder a três perguntas: Como você avalia a importância de um diretor de escola de educação básica? Como você entende que pode ser valorizado o papel do diretor de escola de educação básica? Gostaria de registrar alguma sugestão ou comentário acerca do tema? É possível, também, anexar documentos ao questionário.

As escolas

Inicialmente, o foco são as escolas com mais de 500 matrículas. De acordo com dados oficiais, do total de 118.916 escolas públicas de ensino fundamental, 14.728 (12,4%) têm esse perfil. Já no ensino médio, são 1.409 unidades, de um total de 3.730 (37,7%). Os números são do censo de 2013.

O pesquisador Ocimar Alavarse, da USP, justifica: “Escolas maiores exigem mais. Controlar o ponto de 10 professores é diferente de controlar o de 100 profissionais”. Ele pondera que a importância do diretor recai não apenas na administração da unidade, mas também tem impacto na sala de aula: “Em última instância, uma maneira de definir o currículo é o conjunto de atividades que as escolas desenvolvem com seus alunos. A gestão do currículo da escola é um aspecto que o diretor deve estar atento”, diz.

De acordo com o MEC, a presidente Dilma Rousseff orientou os ministérios a realizar consultas públicas antes do lançamento de programas e novas políticas públicas. No fim de janeiro, Cid Gomes anunciou que, neste mês, deve lançar também uma consulta pública sobre a reformulação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Vamos aguardar!

Participe da consulta pública e ajude sua escola, ou a escola do seu bairro, dos seus filhos, dos seus amigos, a ficar cada vez melhor.

Até mais!

Você também pode fazer cursos rápidos não gratuitos que entregam certificado na sua casa

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo