Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Curiosidade: como funciona o exame de admissão nos EUA?

Curiosidade: como funciona o exame de admissão nos EUA?

Olá Leitores,

O sonho de muitos brasileiros é estudar fora do país, principalmente nessa crise em que o Brasil apresenta atualmente, com alta inflação, desemprego, juros altos e instabilidade política. Alguns têm o desejo de ir para a Europa, enquanto outros querem mesmo uma vaga nos Estados Unidos.

Como curiosidade para quem pretende estudar nesse país, esse texto vai tratar resumidamente de como funciona o exame de admissão nos EUA e quais as suas etapas, as quais, já possa adiantar, são bem diferentes das brasileiras.

Provas globais para toda as Universidades

Nos Estados Unidos, não existe esse conceito de cada faculdade realizar o seu próprio vestibular, como acontece no Brasil, fazendo com que um aluno tenha que realizar, às vezes, mais de dez provas diferentes, para aumentar a chance de ingressar em uma Universidade. Lá existem apenas dois modelos de provas, os quais são aceitos em todas as faculdades, o SAT e o ACT.

Diferença entre o SAT e o ACT

O aluno que deseja ingressar em uma Universidade Americana não precisa fazer essas duas provas, já que ambas são aceitas nas Universidades. Assim, o aluno pode escolher qual quer realizar, de acordo com suas aptidões e características.

A SAT, que é um exame mais tradicional, conta com questões de matemática, linguagem e interpretação de textos e uma parte escrita, a qual é obrigatória. A nota do aluno varia não apenas conforme os acertos, já que, assim como acontece no Enem, cada pergunta tem um peso diferente na nota final, que vai de 0 a 800 pontos.

Características ACT

Já o ACT testa mais a interpretação dos alunos e é dividida em 5 áreas distintas, que são: Gramática inglesa, na qual o candidato deve responder 75 questões em 45 minutos. Em geral, as questões avaliam a habilidade do aluno em pontuação, interpretação, estrutura e organização do texto.

Matemática, que conta com 60 questões, que vão de trigonometria a raciocínio lógico. Uma terceira área de análise é a leitura, que é dado um texto para o candidato ler e ele deve responder algumas perguntas simples de interpretação textual. Uma quarta etapa são as ciências, com perguntas de química, física e biologia.

Por fim a quinta e última parte do SAT é a redação, que, no entanto, acaba não sendo obrigatória para os candidatos, os quais podem escolher ou não a produzir, dependendo da exigência da faculdade a qual o aluno será submetido.

Outros critérios

O grande diferencial da seleção feita pelas faculdades nos Estados Unidos, quando comparado ao Brasil, é que no país de Barack Obama existem outros métodos de se avaliar um aluno, além de uma prova, se tornando extremamente benéfico para uma seleção mais justa e equilibrada.

Nos Estados Unidos, considera-se, além da prova, uma série de critérios como: O histórico escolar, as cartas de recomendação, as atividades extracurriculares e finalmente, a entrevista.

Por isso, o processo fica bem mais equilibrado, já que se consegue, com essa série de passos, avaliar a pessoa além dos números e dos textos, os quais acabam sendo ineficientes em avaliarem sozinhos, bons e maus alunos.

A carta de recomendação pode ser dada por um professor da escola em que o aluno estudou ou até mesmo por um chefe de um emprego que o candidato possa ter tido. As atividades extracurriculares podem ser desde de um esporte que o candidato pratique ou até mesmo alguma ação voluntária que ele tenha feito.

E para você, esse método de admissão aplicado nos Estados Unidos é pior ou melhor que o brasileiro? Deixe suas opiniões.

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo