Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Cuidados na hora de escolher uma pós-graduação

Cuidados na hora de escolher uma pós-graduação

Olá,

Já está pensando na sua pós-graduação? Não é tão simples escolher uma pós como você imagina, é claro que ela deve estar dentro da sua área de atuação e graduação, o que facilita muito. Mas não é só no assunto que você deve pensar, por isso viemos aqui mostrar os cuidados na hora de escolher uma pós-graduação para não cometer erros.

Fazer uma graduação hoje em dia é bem normal, muitas pessoas fazem. Fazer uma graduação é como fazer o ensino médio, você precisa ter uma formação para conseguir até o emprego mais simples. Por esse motivo a pós-graduação começou a ser um diferencial e as ofertas de pós-graduação lato sensu no mercado aumentaram muito.

Você vê anúncios em todos os lugares, na internet, na TV com atores famosos indicando uma instituição, no rádio, jornais e muitos outros lugares. É um verdadeiro bombardeio de ofertas, de acordo com o Sistema Nacional de Pós-Graduação, o número de programas de pós-graduação cresceu 45% em uma análise de avaliações trienais de 2007, 2010 e 2013.

Como a oferta é muito grande o Conselho Nacional de Educação (CNE) está de olho e juntamente com o MEC tenta desenvolver normas de legislação para as instituições que oferecem esse tipo de curso. Um dos cuidados na hora de escolher uma pós-graduação e que está deixando o MEC e o CNE bem atentos é o fato de instituições não credenciadas fazerem parcerias com universidades para oferecer o curso. 

Para não ser enganado por qualquer instituição de ensino a nossa dica é sempre procurar uma faculdade ou universidade de nome, você deve verificar se ela tem a credencial do MEC. Dessa forma não corre o risco de ter seu tempo jogado fora e um curso que não é reconhecido. Esse é um dos maiores cuidados na hora de escolher uma pós-graduação que deve ter.

Mas não é só isso que o CNE está de olho, eles também estão amadurecendo na discussão sobre os indicadores de qualidade, fundamentais para medir a efetividade dos programas. Esse é outro ponto muito importante, é necessário avaliar a qualidade do ensino, do seu curso para que você realmente aprenda e tenha um conteúdo de qualidade e não um curso qualquer que não vai ajudar ou dar base para nada. Eles estão verificando também sobre o quadro docente, a liberdade das IES para atuarem em todos os municípios desde que sejam diretamente responsáveis pela oferta dos cursos e a necessária adequação da carga horária.

Os principais cuidados na hora de escolher uma pós-graduação

escolher-pos-graduacao

Já mostramos alguns cuidados que deve ter, como verificar se a instituição é reconhecida, existem várias universidades públicas e privadas com renome e que atuam nacionalmente. Você pode optar por uma pós-graduação à distância, é interessante e você tem a chance de fazer em uma instituição boa, grande e de qualidade como:

  • Fundação Getulio Vargas;
  • IBMEC;
  • Fundação Dom Cabral;
  • INSPER;
  • IPOG.

Existem muitas instituições sérias e de qualidade, você só precisa identificar, para isso é só conferir a avaliação do MEC e as notas obtidas por eles. Antes de assinar qualquer contrato, é importante que o aluno identifique se o CNPJ utilizado, inclusive nas notas fiscais apresentadas é da IES em que ele busca ingressar. Assim você vai ter certeza que a pós-graduação é realmente daquela instituição ou se estão terceirizando.

É importante também observar a qualidade do curso oferecido, veja quanto tempo ela está no mercado, quantas turmas desta especialização já foram ofertadas por esta IES, quantas turmas já formaram, entre outras coisas. Se encontrar uma pessoa que fez o curso é melhor ainda, assim você pode conversar e ter certeza que o curso vale a pena ou não.

Antes de escolher uma instituição para fazer sua pós-graduação você deve pesquisar muito, não olhe apenas o preço, o valor economizado em algo ruim e de qualidade duvidosa pode ser muito pior no futuro. Você vai acabar gastando muito mais se não fizer da forma correta, por isso anote nossas dicas e verifique se a instituição que escolheu é realmente boa e de qualidade.

Até logo!

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2012-2018 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo