Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Conhecimento filosófico: saiba o que é, conceito e definição

Conhecimento filosófico: saiba o que é, conceito e definição

Olá, leitor!

Uma das lições mais importantes que um ser humano tem a aprender é pensar por conta própria. Esta atividade, cada vez mais rara com a avalanche de informações do mundo pós-moderno, está associada ao conhecimento filosófico.

Leia este artigo e descubra como esse tipo de saber pode te ajudar a entender melhor a si mesmo e a sociedade em que você vive.

Filosofia, a chave para entender nossa própria humanidade

conhecimento filosófico

Fonte: Reprodução

 Antes de saber o que é conhecimento filosófico e para que ele funciona, você precisa compreender o que é filosofia. Filosofia é o estudo das questões relacionadas à existência humana, como a verdade, os valores morais e a linguagem.

A filosofia possibilitou o surgimento de várias outras áreas do saber. Sem ela, não existiriam as ciências naturais, a arte, a matemática, o conceito de justiça e os modelos de sociedade.

A palavra “filosofia” vem do grego e pode ser traduzida como “amigo da sabedoria” ou “amor ao conhecimento”. Assim, o filósofo busca, por meio de argumentos que utilizam a razão e a lógica, compreender os conhecimentos e os saberes desenvolvidos pelo ser humano.

O que é conhecimento filosófico?

Existem 4 tipos principais de conhecimento: 0 conhecimento cientifico,  baseado em fatos que podem ser provados, o conhecimento religioso ou  teológico, acessível por meio da fé, o conhecimento empírico, construído sobre experiências vividas no cotidiano, e o conhecimento filosófico

Este último é justamente a aplicação da filosofia em nosso dia a dia.  O conhecimento filosófico busca questionar o relacionamento do indivíduo com o meio à sua volta. Os saberes são construídos com base em suposições, projeções, reflexões e perguntas. De modo geral, este é um conhecimento sistemático e crítico.

É importante compreender que o conhecimento filosófico se preocupa mais com as perguntas do que com as respostas propriamente ditas.  Nesse saber, não há necessidade de comprovar a tese, apenas de formulá-la. Esse conhecimento é, portanto, especulativo.

Surgimento e características do conhecimento filosófico

A capacidade de refletir e questionar é inerente a todos os seres humanos.  Foi para que pudéssemos organizar e aprimorar os saberes que apareceram escolas e academias.

Desta sistematização do aprendizado, surgiu a filosofia e o conhecimento filosófico. Foi na Grécia Antiga que eles floresceram e começaram a adquirir a forma que têm hoje.

O conhecimento filosófico possui 5 características básicas:

  1. É baseado na racionalidade, logo, usa a razão e a lógica para desenvolver questões, respostas e soluções;
  2.  É feito a partir de questionamentos;
  3.  Utiliza conceitos. Para fazer perguntas, o conhecimento filosófico se utiliza de conceitos previamente formulados por outros filósofos e pensadores;
  4. É construído e transmitido através do diálogo, que pode ser feito diretamente ou por meio da leitura e citação de textos de outros filósofos;
  5. Possui reflexão crítica. É por meio do pensamento crítico e objetivo que o pensador irá analisar a realidade que o cerca.

Mas afinal, para que serve esse conhecimento?

O conhecimento filosófico nos auxilia a ter uma percepção crítica e, assim, formular perguntas e buscar soluções. Portanto, esses saberes são essenciais para analisar e modificar o mundo à nossa volta.

A  filosofia e o conhecimento filosófico têm um potencial transformador e te ajudarão a compreender melhor o que por trás dos costumes, preceitos e paradigmas da sociedade.  

Qual a melhor maneira de buscar o conhecimento filosófico?

O primeiro passo é estar aberto a mudanças e entender opiniões que divergem das suas. Conhecer outras realidades e estar pronto para aprender com as diferenças é a melhor maneira de começar sua busca pelo conhecimento filosófico. Também é importante sempre fazer perguntas e questionar as respostas. 

E então, o que você achou do conhecimento filosófico? Deixe sua opinião aqui nos comentários.

Bons estudos e até mais!

Para saber mais sobre os tipos de conhecimento, clique aqui!

comentários (2)

  • Germano

    Por isso que eu AMO A FILOSOFIA! Ensina a pensar, usar a massa cinzenta que nos foi concebida.

    Excelente artigo. Parabéns pela explicação.

    Responder
    • Ariovania Silva

      Olá, Germano!
      Tudo bem?

      Maravilha que tenha gostado!
      Fique à vontade para desfrutar de outros materiais e dicas de cursos aqui no Canal! 🙂

      Um forte abraço e conte sempre com a gente!
      Canal do Ensino.

      Responder

Deixe um comentário

© 2012-2018 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo