Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Concursos Públicos » Conheça os principais mitos sobre concursos públicos

Conheça os principais mitos sobre concursos públicos

Olá Leitores!

Sabemos que muitos candidatos iniciantes acreditam que, para ser aprovado em um concurso público, é preciso gabaritar a prova. Porém, além desse mito, há outros diversos que passam pela cabeça dos concurseiros e que favorecem o medo, a preocupação e a angústia, resultando em mais nervosismo do que concentração. Listamos aqui 10 mitos sobre concursos públicos, para você confiar realmente em si mesmo:

  1. A maior lenda quando se fala em concursos, é que é necessário trabalhar muitas horas para conseguir passar. Muitas pessoas deixam de fazer tudo para estudar, porém isso não é tão positivo quanto parece. Quando decidimos prestar concurso não temos dúvida que é necessário estudar e se esforçar ao máximo, pois as provas de concursos costumam ser difíceis e exigentes. Quando há um estudo excessivo, sem descanso, o cansaço mental passa a ser muito grande, se tornando prejudicial ao rendimento.
  2.  Algumas pessoas dizem que estudaram apenas um mês e já passaram, pois isso é outro mito. As provas de concurso público exigem um preparo e um estudo de meses. Muitas pessoas ficam anos estudando e, mesmo assim não adquirem êxito.  Atualmente há cursinhos que ajudam a facilitar o processo de estudo, direcionando de uma maneira mais eficiente, seu estudo para o tipo de prova. Sabendo disso, temos que ter em mente que é necessário estudar, ter um bom preparo, dedicação e bom rendimento, além de outras dicas fundamentais para auxiliar e ter sucesso nas provas, garantindo uma excelente carreira profissional.
  3. Muitas pessoas sabem o quanto as provas de concursos públicos são exigentes e, com isso, dizem que para conseguir passar nas provas, é preciso focar apenas nos estudos, abrindo mão até de trabalhar. Para muitas pessoas, trabalhar e conciliar com os estudos é impossível, porém isso é facilmente contornável, até porque é muito difícil encontrar alguém atualmente que não precise trabalhar e se dê ao luxo de apenas estudar. Para ter um bom rendimento, mesmo trabalhando, basta saber conciliar ambos.  Se souber conciliar e dividir seu tempo, disponibilizando algumas horas de estudo, com certeza facilitará seu sucesso na prova, até porque é muito importante saber dividir seu tempo e descansar, para não haver o desgaste mental.
  4. Dizem que, quanto maior a concorrência, a dificuldade é maior, porém é mentira. As provas tem seus graus de dificuldade e, sim, algumas vagas costumam ser mais disputadas, principalmente as vagas disponíveis para cargos públicos voltados para o tribunal de justiça, tribunal de contas e outros do sistema jurídico. Porém, por mais que sejam muito disputadas, o que vale na hora do resultado é a competência do candidato.
  5. Dizem que é possível passar apenas chutando na prova, o que é algo impossível. A prova do concurso público é difícil e precisa de muita preparação, portanto dizer que é possível passar é absurdo. As provas são de alto nível.

    sinal-de-interrogacao

  6. Outro mito é em relação aos requisitos do edital, dizem que, caso o candidato não preencha os requisitos ele não poderá se inscrever. Os requisitos para assumir um cargo devem ser preenchidos no ato de assumir o cargo e não na inscrição. Os requisitos básicos costumam ser de idade mínima de 18 anos, escolaridade compatível com a vaga, quitação nas obrigatoriedades eleitorais e militares, aptidão física e mental, ter nacionalidade brasileira.
  7. Aposentado pode sim prestar o concurso público. Aposentados com menos de 65 anos podem prestar o concurso público, e pode se aposentar como servidor publico em 5 anos de serviços.
  8. Quem tem piercings e tatuagens podem prestar concurso e ter direito a exercer posse do cargo público? Isso é um mito, exceto em cargos de força e estratégia militar, que não permitem e alguns cargos judiciais não podem ter exageros, porém, fora isso, é permitido sim, afinal não é permitido nenhum tipo de discriminação, seja por cor, credo, ou até mesmo características e deficiência.
  9. Pessoas que estão com o nome sujo, podem prestar concurso. A cláusula que existia pedindo demissão de bancários com nome sujo foi isenta em 2010. Para exames não há esse tipo de restrição.
  10. Pessoas com registro nos antecedentes criminais podem prestar concurso público. Quem teve passagem pela polícia pode assumir a função pública. O candidato deverá provar que não foi condenado, porém quem tem passagem, não pode assumir cargo de forças armadas ou de justiça.

Deu para pegar algumas dicas? Esperamos que, daqui para frente, você gabarite todos os concursos públicos que prestar!

Boa sorte!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo