Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Conheça os 3 tipos de curso superior

Conheça os 3 tipos de curso superior

Olá, leitor!

Você tem dúvidas sobre como escolher a melhor opção de curso superior para sua carreira? Na verdade, para optar por um tipo de formação, é preciso primeiro conhecer seus objetivos. Por exemplo, um estudante pode se fazer as seguintes perguntas:

  • Com quais áreas do conhecimento eu mais me identifico?
  • Quanto tempo eu tenho para dedicar aos estudos?
  • Quais métodos de ensino são mais adequados para minha formação?
  • O que o mercado de trabalho busca atualmente?

Vivemos em um mundo globalizado, onde a tecnologia avança com rapidez e novas competências surgem todos os dias. Por isso, a necessidade de se atualizar e ter um conhecimento amplo é um fator que deve pesar na hora de escolher um curso superior.

Ter um diploma de nível superior traz benefícios para o desenvolvimento pessoal e acadêmico. Por exemplo, pessoas formadas em uma universidade ou faculdade ganham, em média, um salário mais alto do que quem apenas concluiu o Ensino Médio.

Quais são os tipos de Ensino Superior no Brasil?

Tipos de curso superior

Fonte: Reprodução

Os tipos de curso superior se diferenciam pela ênfase que adotam, podendo priorizar tanto a preparação para o ambiente profissional quanto o trabalho com pesquisa científica e acadêmica.

As várias categorias possuem diferentes títulos e durações. Elas também podem ser ministradas nas modalidades presencial, semipresencial e totalmente a distância. No Brasil, existem 3 opções de curso superior. Conheça melhor cada uma delas:

1. Tecnólogo ou Superior em Tecnologia

Os cursos tecnólogos são voltados para disciplinas que envolvem tecnologia, como Automação Industrial e Gestão Portuária, por exemplo. As aulas geralmente combinam o aprendizado em sala com atividades práticas em oficinas e laboratórios.

Além disso, na maioria dos cursos superiores em tecnologia, os alunos realizam um estágio no último semestre, que traz uma experiência parecida com a do mercado de trabalho. A duração dos tecnólogos vai de 2 a 3 anos, sendo uma opção para quem deseja obter um diploma de graduação e começar a trabalhar rapidamente.

O MEC (Ministério da Educação e Cultura), no Catálogo Nacional dos Cursos Superiores em Tecnologia, lista 112 cursos que seguem as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). Para saber mais sobre o tema, leia este artigo sobre cursos tecnólogos e Ensino Superior.

2. Bacharelado

É o tipo mais popular entre os estudantes brasileiros, adotado por cerca de 90% dos alunos matriculados em faculdades e universidades. Os cursos de bacharelado duram, em média, 4 anos e têm uma abordagem mais geral do que os tecnólogos, sendo muito requisitados por determinadas áreas do mercado de trabalho.

Alguns exemplos deste tipo de formação superior são os cursos de Administração, Direito e Engenharia. Além disso, após a conclusão da graduação, o estudante receberá um diploma de bacharel que permite acesso a programas de pós-graduação, como mestrado e doutorado.

3. Licenciatura

Fazer um  curso de licenciatura significa que você irá se preparar para ser professor. Ao optar por esse tipo de formação, o estudante poderá se especializar em diferentes assuntos, como matemática, biologia, química, geografia, história e línguas estrangeiras. Há também a possibilidade de fazer a graduação em Pedagogia e em áreas mais diferentes, como Educação Física e Dança.

Os cursos de licenciatura têm duração de 4 anos, com conceitos de ensino e didática abordados teoricamente e também na pratica, em estágios e monitorias.

Como escolher a formação ideal?

Após conhecer os diferentes tipos de curso, você poderá estar se questionando sobre qual modalidade escolher.

Antes de tentar responder, é preciso saber o que você gostaria de fazer em sua vida profissional e quais são seus principais sonhos. Se você não tem muita certeza sobre essas perguntas, talvez seja interessante fazer um teste vocacional, para compreender quais áreas se alinham melhor ao seu perfil.

Em seguida, você deve avaliar quais formações estão de acordo com seus interesses, habilidades, situação financeira e tempo disponível. Para te ajudar, confira o resumo das características de cada tipo de curso superior:

Tipo de curso superior

Tempo de duração Modalidade Título obtido

 Exemplos

Superior em Tecnologia 2 a 3 anos Presencial, semipresencial Tecnólogo Gestão Hospitalar, Gestão do Agronegócio, Redes de Telecomunicações, Produção Têxtil, Petróleo e Gás, Sistemas para Navegação Fluvial
Bacharel 4 a 6 anos Presencial, semipresencial e 100% EAD (Ensino a distância) Bacharel Nutrição, Medicina, Engenharia Civil, Farmácia, Química, Administração, Ciências contábeis, Jornalismo
Licenciatura 4 anos Presencial, semipresencial e 100% EAD (Ensino a distância) Licenciado Biologia, Pedagogia, Educação Física, Matemática, Química, História, Letras, Sociologia, Filosofia

 

Para saber quais são os cursos superiores mais procurados no Brasil, leia este artigo. E então? Já sabe qual tipo de formação superior é ideal para você? Deixe aqui nos comentários!

Bons estudos e até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo