Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Conheça opções de MBA além dos Estados Unidos

Conheça opções de MBA além dos Estados Unidos

Olá, estudantes!

Quando o assunto é MBA, você pensa logo em um curso nos Estados Unidos? Pois saiba que existem várias opções viáveis e respeitáveis em outros países. Veja aqui dicas de MBA no exterior, além dos Estados Unidos.

Dá para entender porque o país da América do Norte é o mais procurado para quem deseja estudar fora: são mais de mil cursos de MBA e o país é mundialmente reconhecido por ter os melhores programas. Segundo o Global MBA Ranking 2016 da Financial Times, dentre os 10 primeiros programas, 7 estão nos Estados Unidos.

No entanto, apesar da hegemonia americana, há programas fora de lá com características únicas e que podem ser ainda mais atrativos para quem busca qualificação profissional diferenciada.

MBA na Europa

lugares-para-fazer-um-bom-mba

Fonte: Canal do Ensino

A Europa, além de um destino turístico tradicional, atrai cada vez mais estudantes e profissionais, e é o segundo destino mais popular para um MBA.

Os cursos europeus atraem alunos com maior experiência profissional e diversidade cultural. Para ter uma ideia, nesta última edição do ranking da Financial Times, o MBA da escola de negócios francesa Insead desbancou Harvard e foi considerado o melhor do mundo.

MBA na França

Com o slogan “The Business School for the World” o Insead é, de fato, uma escola global: a sede está na França e os outros dois campi em Singapura e Abu Dhabi. Ao contrário dos programas americanos, que geralmente duram dois anos, o MBA no Insead tem duração de 10 a 12 meses. São aproximadamente 80 nacionalidades diferentes em uma classe e o corpo docente é composto por 148 professores de 40 países.

MBA no Reino Unido

No Reino Unido, estão ainda outros dois programas top10 globais:

MBA em outros países da Europa

Enquanto os britânicos tem maior reputação em pesquisa e educação, outros países como Espanha, Suíça e Itália também figuram entre os top 30.

Programas como o da IE Business School, do Instituto de Estudos Superiores da Empresa (IESE) e da Esade na Espanha, do International Institute for Management Development (IMD) na Suiça e da Bocconi na Itália são opções muito boas para quem busca, além de uma carreira com MBA, mergulhar em uma cultura diferente.

MBA no Canadá

Outra opção cuja procura por brasileiros tem aumentado é o Canadá. A boa qualidade e reputação dos programas e o preço mais acessível das universidades canadenses, especialmente com o dólar americano em alta, são alguns dos atrativos.

E, para facilitar, o país ainda apresenta vantagens na imigração de casais e políticas de vistos de trabalho mais flexíveis para os estrangeiros que se formam a partir de universidades canadenses – o pedido de visto pode ser feito em conjunto e o acompanhante também adquire permissão para trabalhar.

Confira algumas opções:

MBA na Ásia

Quem busca uma experiência diferente, um MBA na Ásia pode ser uma opção. Ano após ano, as Escolas de Negócios asiáticas estão se fortalecendo e ganhando reconhecimento mundial.

China, Índia e Singapura oferecem os melhores programas de MBA e uma experiência cultural rica, além de uma vantagem competitiva na carreira, já que o conhecimento sobre a cultura e negócios da Ásia é cada vez mais valorizado e a possibilidade de iniciar a carreira no continente pode ser um grande salto profissional. As melhores opções de cursos podem ser encontradas em cidades como Shanghai, Hyderabad, Hong Kong ou Singapura.

No final, independente do país ou escola de sua escolha, é importante sempre combinar seus objetivos pessoais e profissionais com o que cada programa tem a oferecer.

Então pesquise, converse com professores e estudantes que já estiveram no país, pratique autoconhecimento. Seja nos Estados Unidos, Espanha ou China, corra atrás do seu sonho de fazer MBA no exterior e de experiências únicas.

Boas escolhas e até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo