Você está aqui:Home » Dicas » Pais e Filhos » Conheça o tipo de leitura indicado para cada idade

Conheça o tipo de leitura indicado para cada idade

Olá, leitores e leitoras!

Mesmo que não seja uma das atividades mais realizadas, todo mundo sabe da importância da leitura para a vida, tanto pessoal, quanto acadêmica e profissional. Para facilitar e aprimorar o gosto pelos livros, cada estágio da vida tem um tipo de leitura que vai agradar mais. Então conheça aqui o tipo de leitura indicado para cada idade.

Não há dúvidas da importância do ato de ler livros para todas as idades. Sabemos até que é recomendado para mulheres grávidas ler e cantar para seus bebês ainda dentro da barriga, para reforçar o vínculo entre mãe e filho. E depois que ele nasce, a responsabilidade continua e só aumenta.

As características dos livros oferecidos para a criança devem acompanhar seu desenvolvimento e suas peculiaridades de cada etapa da sua vida. Por isso, os pais devem prestar mais atenção em alguns detalhes na hora de inserir atividades de leitura no cotidiano de seus filhos. Veja abaixo.

Tipos de leitura para cada idade

Dos 2 aos 5 anos

Nessa idade as crianças devem ter a leitura infantil como grande aliada para diferenciar o mundo externo do interno. Nesse período eles devem ajudá-las a entender a diferença entre o seu “mundinho mágico” e a realidade, por meio de gravuras de objetos comuns no seu dia a dia.

Ainda não é a hora certa de contar uma história, já que nem sempre elas conseguem acompanhar o princípio-meio-fim. É, sim, o momento de apostar em cenas individuais que chamem a atenção dos pequenos por meio de jogos de ritmos e dos sons dos versos, sempre com muitas texturas e cores.

Dos 5 aos 9 anos

Agora, a criança está extremamente suscetível à fantasia. Por isso, deve-se investir em leituras mágicas, que a deixe maravilhada e aguce ainda mais a sua imaginação. É o momento certo para ler fábulas, lendas e contos e também começar a estimulá-la por meio de poesias, cantigas e até mesmo de trava-línguas. A dica é fazer um cantinho da leitura em casa para que ela se acostume com a atividade.

Dos 9 aos 12 anos

Aqui, a criança começa finalmente a se orientar no mundo concreto. Nessa fase, não se deve deixar totalmente de lado a leitura fantasiosa, mas sim ligá-la intimamente ao ambiente em que o pequeno vive, aproximando-a do seu cotidiano. Para isso, aposte em aventuras, ficções científicas, enigmas e narrativas ligadas à exploração.

Dos 12 aos 14 anos

Agora na pré-adolescência, a criança começa a ter consciência da sua própria personalidade. Nessa etapa, é ainda mais importante atentar-se aos tipos de leitura para cada idade, já que a formação de “panelinhas” pode trazer também o desenvolvimento de atitudes agressivas como resposta a determinadas situações.

Nessa fase, eles se interessam por histórias sensacionalistas, mas também estão começando a curtir enredos sentimentais. Aposte ainda em aventuras e jogos de RPG.

Dos 14 aos 17 anos

É quando o adolescente descobre seu mundo interior e começa a escolher seus tipos de livros preferidos, conforme molda e percebe as principais características de sua personalidade. Justamente por isso é importante que ele ajude a escolher as obras, já que pode preferir desde romances até livros de terror, passando pelo RPG, pelos quadrinhos e pelas aventuras.

Estimule atividades de leitura em todas as idades. Ler livros é aprender, é conhecer, é viajar, é se divertir. A leitura infantil é uma das grandes contribuições que você pode dar para a educação de seus filhos.

Boa leitura com eles!

Até mais.

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo