Você está aqui:Home » Dicas » Artigos » Conheça o Programa de Iniciação Científica para Micro e Pequenas Empresas

Conheça o Programa de Iniciação Científica para Micro e Pequenas Empresas

Olá, estudantes!

O Programa de Iniciação Científica e Tecnológica para Micro e Pequenas Empresas (BITEC) existe desde 2002 e tem como objetivo inserir no setor produtivo alunos do Ensino Superior e Técnico que possuem bom desempenho. Esses alunos são orientados por professores na execução de projetos que sugerem melhorias e competitividade de micro e pequenas empresas.

Essa iniciativa veio da parceria entre o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), o SENAI, o Sebrae e CNPq.

Como é o Programa de Iniciação Científica

O projeto tem duração de seis meses e, durante esse período, os alunos recebem uma bolsa de R$ 400,00 e os professores e participantes recebem R$ 461,00 (valores referentes ao ano de 2013). No final do projeto, são premiados pela IEL cinco professores em níveis regional e nacional pelas orientações prestadas ao aluno e pelo projeto desenvolvido na empresa.

O estudante deve escolher uma área de deseja estudar, indicar uma empresa que possua necessidade de melhoria e um professor da faculdade que tenha conhecimento sobre a área indicada.

Após ser selecionado, o estudante deverá fazer pesquisas mapeamento, testes, elaborar projetos, relatórios, cartilhas e manuais que efetivem objetivos do plano de trabalho proposto. Lembrando que este aluno estará sempre sob a orientação de seu professor.

Requisitos para participar

Podem participar do BITEC alunos regularmente matriculados em universidades públicas e privadas que não tenham vínculo empregatício com outras empresas ou que estejam estagiando 20 horas semanais. Os professores orientadores devem atuar na mesma matéria de seu orientando.

Em relação às empresas, elas devem ser micro e pequenas empresas da indústria, comércio ou serviços que tenham algum problema que precise ser resolvido pelo trabalho conjunto de aluno e professor. A Universidade também deve investir um valor mensal para arcar com os custos do projeto. Essa quantia será repassada ao professor durante o desenvolvimento do programa.

Acesse o site do BITEC e conheça mais sobre o Programa de Iniciação Científica e Tecnológica para Micro e Pequenas Empresas. (Este site deixou de exibir o conteúdo. Atualizado em 28/12/2015)

Até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo