Você está aqui:Home » Dicas » Idiomas » Conheça o fone de ouvido tradutor

Conheça o fone de ouvido tradutor

Olá, leitores!

Um novo fone de ouvido promete ajudar às pessoas que sofrem por não conseguirem se comunicar em outro idioma.

Trata-se do Pilot (Piloto em Português), o fone de ouvido tradutor, que consiste em um par de fones intra auricular que usam um aplicativo do smartphone e podem ser usados por duas pessoas que não falam a mesma língua, transmitindo a tradução da fala instantaneamente. Conheça mais detalhes deste pequeno intérprete.

Por um mundo sem barreiras linguísticas

A empresa por trás desta tecnologia é a Waverly Labs, de Nova York, que usa como slogan a frase “Um mundo sem barreiras linguísticas” e desenvolveu um par de pequenos fones de ouvido que acompanham um aplicativo para celular no qual é possível alternar dois idiomas.

Os desenvolvedores do dispositivo criaram essa primeira geração que apenas quem está usando o fone de ouvido pode ser traduzido, porém já estão se preparando para que nas próximas gerações o aparelho possa traduzir tudo o que puder captar por perto.

Os fones foram projetados para funcionarem offline, o que colabora para que não haja necessidade de usar a conexão de dados do telefone quando utilizado em áreas externas e o fone pode servir inclusive para traduzir músicas.

O inventor e fundador da Waverly Labs, Andrew Ochoa, conta que teve a ideia de criar o fone tradutor depois de conhecer uma garota francesa e sentir na pele a barreira linguística, mas o fone também tem suporte para o Inglês, Espanhol e Italiano. Com idiomas adicionais que estarão disponíveis em breve como o Árabe, o Eslavo, línguas do Leste Asiático, Africanas e Semíticas, e alguns pacotes adicionais serão cobrados. O fone foi desenvolvido para atender aos dialetos mais comuns em cada língua, porém alguns acentos podem se tornar um problema na tradução.

Em 25 de maio deste ano iniciaram-se as pré-vendas em sistema de crowdfunding que é uma espécie de “vaquinha” na internet, um processo de financiamento coletivo, e o valor atual está em torno de U$129 a U$179, porém deve ser vendido entre U$250 e U$300. Tem a opção de três cores e o produto inclui dois fones auriculares, um carregador portátil e acesso ao aplicativo, onde os idiomas podem ser baixados para o fone de ouvido.

Tecnologias de tradução na internet

fone-de-ouvido-tradutor

Fonte: Waverly Labs

 

O Pilot, ao que tudo indica, não será o único a oferecer serviços de tradução de última geração aos seus usuários. A Microsoft comunicou recentemente que nos próximos cinco anos esse tipo de tecnologia irá avançar e permitir que pessoas de diferentes nacionalidades sentem-se para conversar com apenas o smartphone entre elas, traduzindo instantaneamente os idiomas em tempo real.

A tecnologia atual da Microsoft é proprietária do Skype tradutor, que já permite a tradução, quase em tempo real, das chamadas de voz e vídeo, em sete línguas além das mensagens instantâneas em mais de 50 línguas, que vão desde o Árabe até ao Yucatec Maia.

Lançado em outubro de 2015, o programa registra o que a pessoa diz, usando um sistema de reconhecimento de voz e converte o arquivo para texto antes de retransmiti-lo através de uma caixa de voz eletrônica.

O Skype tradutor, atualmente traduz para o Inglês, Francês, Alemão, Italiano, Português e Mandarim Chinês, no entanto planeja acrescentar novos idiomas nos próximos meses. Para os próximos anos o Skype pretende refinar a tradução dos acentos, idiossincrasias e dialetos com a ajuda do feedback dos usuários, tudo de forma gratuita.

O Google traduzindo em aplicativos

O Google também tem novidades em traduções e em 2015 lançou o Google Translate App, um aplicativo que permite ao usuário usar a câmera do smartphone para traduzir instantaneamente em 26 idiomas e oferece tradução automática de voz em 40 idiomas. Disponível para Android e iOS.

Pertence ao Google também o aplicativo Word Lens, que permite usar a câmera do celular para tirar a foto de um texto e obter a tradução em 36 idiomas. Enquanto o aplicativo está aberto, o usuário pode direcionar a câmera para uma placa, por exemplo e ver a tradução sobreposta ao texto original, mesmo sem conexão de dados. A tradução instantânea atual funciona para Inglês,  Francês, Alemão, Italiano, Português, Russo e Espanhol, assim como para outras línguas.

Você já viveu uma situação na qual a língua era uma barreira? Acredita que o fone tradutor pode ser uma ajuda na comunicação entre pessoas de idiomas diferentes? Gostou da novidade? Deixe seu comentário.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo