Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Conheça o Encceja, exame gratuito para certificação de competências

Conheça o Encceja, exame gratuito para certificação de competências

Olá,

Você sabia que a existe um exame cujo a sua pontuação pode ser usada para concluir o Ensino Fundamental Médio?

Pois é, muitas pessoas já utilizaram os resultados do Exame Nacional de Competências para concluir seus estudos. É muito comum que por diversos motivos, seja de trabalho ou qualquer outra causa, somos induzidos a abandonar os estudos. Mas, deixar os estudos pra lá em pleno ensino médio, realmente, é uma situação complicada.

Mas, existem soluções para estes acontecimentos, a conclusão dos estudos pode ser feita a partir de supletivos presenciais e/ semi-presenciais, pagos ou gratuitos. Porém existe também uma alternativa muito interessante que é o Encceja (Exame Nacional de Competências de Jovens e Adultos). Esta é uma iniciativa do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Se você quer saber como funciona este exame, preste atenção neste conteúdo que elaboramos. Ao finalizar a leitura você saberá todas as informações necessária para se inscrever e estudar para a prova, além de ficar por dentro das dicas mais quentes de como passar no Encceja sem grandes preocupações.

Então, caneta e papel na mão para anotar tudo e não deixar escapar nenhuma informação. Pode ser que a partir deste conteúdo você elabore um ótimo plano de estudos do tamanho de suas necessidades.

O que é o ENCCEJA?

encceja

Se trata de uma avaliação de competências voltado para resultados sobre conhecimento adquirido durante o processo escolar. Esse exame é oferecido gratuitamente, àqueles que desejam conhecer as estatísticas de suas aptidões acadêmicas ou/e concluir o Ensino Fundamental e Médio.

O Inep organizou estruturas o ENCCEJA fora do Brasil, viabilizando o acesso de brasileiros que moram no exterior.

Como são estruturadas as provas?

As provas são elaboradas por profissionais habilitados a organizar dados e pesquisa. A estrutura da prova possui a seguinte forma:

Para o Ensino Fundamental:

Para o Ensino Médio:

  • Linguagem, Códigos e suas tecnologias e Redação;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciência e Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências Naturais e suas Tecnologias.

As provas do ensino Médio usam o mesmo padrão das elaboradas para o ENEM, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s).

As inscrições para o ENCCEJA serão liberadas entre o final de janeiro e o inicio de fevereiro. Dá tempo de se preparar!

Sobre os Locais de provas

As provas podem ser realizadas nos estados brasileiros.

E nos países estrangeiros, podem ser feitas nos seguintes países:

  • ESTADOS UNIDOS: Boston. New York
  • BÉLGICA: Bruxelas.
  • GUIANA FRANCESA:  Caiena;
  • PORTUGAL: Lisboa;
  • SUÍÇA: Genebra
  • Espanha: Madri
  • Inglaterra: Londres;
  • França: Paris;
  • Japão: Nigóia
  • Hamamatsu e Ota;
  • HOLANDA : Amsterdã

Dicas de como estudar para a prova do ENCCEJA

Primeiro pare para pensar qual a importância do certificado ENCCEJA para você. Tenha em mente que o que a conclusão do ensino Fundamental e/ou Médio trará de benefício a você.

Depois de se dar conta de quantos benefícios trará a sua vida a conclusão dos estudos e coloque isso como prioridade na sua vida. Não procrastine, é apenas um momento com data para terminar, estudos faz parte do desenvolvimento social de uma pessoa.

Para ter conhecimento de coisas básicas sobre liberdade e dever civil, passa pela Educação. É muito importante os estudos para o desenvolvimento intelectual.

Se você acha que não tem tempo para estudar, ou tem medo de não conseguir aprender tudo. Não se preocupe, pensando nisso vamos dar dicas de como se dar bem no ENCCEJA, estudando apenas o que é necessário em tempo hábil.

Leia o Edital:

O edital é o documento oficial que trás informações legítimas e confiáveis sobre a prova. Lá você será capaz de raciocinar sobre a estrutura da prova.

Não pense que e conteúdo é complicado, na prática, se você prestar atenção no edital, verá que você tem capacidade para passar.

Anote o conteúdo Programático e a data da prova.

A partir do conteúdo da prova do ENCCEJA, que está disposto no edital, você terá a lista de assuntos que cairão na prova. Anotar essas informações nos faz gravá-las na mente e assim proceder melhor na organização dos estudos.

Depois que anotados os assuntos, procure o conteúdo a ser estudado. Não exagere, apenas os conteúdos que cairão na prova e não use livros amontoados.

1. Separe o material de estudos

O material de estudo como dito, será baseado no conteúdo programático. Destaque no livro os assuntos que cairão na prova. No dia em que for estudar português e língua estrangeira, pegue apenas esses livros.

2  Atribua a sua rotina período diário para estudar o conteúdo

Reflita sobre a sua rotina e crie um tempo diária para dedicar-se   ao ENCCEJA. Determine 1h diária para relembrar o que você já estudou. As vezes pensamos que a matéria escapou da mente, mas quando nos deparamos com o assuntos começamos a lembrar da matéria.

3. Imprima as provas dos últimos 3 anos

Assim como o edital as provas anteriores do ENCCEJA traz informações muito importantes em relação a estrutura da prova. Leia as questões até que consiga alcançar o maior número de acertos.

Através das provas você saberá o que os avaliadores buscam de informações sobre o exame, a estrutura da elaboração das questões, e onde estão as pegadinhas.

4. Estude as provas e responda as questões

Na primeira vez que você resolver a prova, não desanime com os erros. A resposta certa de ver com o enunciado, preste bem atenção no que pede as questões.

5. Faça resumos

Os resumos são as estratégias muito eficientes para fixar o conteúdo. Depois da leitura e até mesmo a resolução de cálculos, faça um resumo do que você aprendeu.

Assim você sempre terá material enxuto para relembras da matéria, principalmente nos dias que sucede as provas.

Outra dica valiosa são os mapas mentais. Eles são muito simples de se fazer e traz resultados muito eficientes.

+ Conheça o Guia Prático da Interpretação de Textos

Recapitulando

Como foi exposto nesse conteúdo o Encceja é uma prova que tem a finalidade de medir as competências de jovens e adultos que objetivam concluir seus estudos. As provas são direcionadas aos candidatos que queira avaliar suas competências dentro dos âmbitos do ensino fundamental e médio.

Vimos também sobre como e onde serão aplicadas as provas e a maneira que você pode proceder com a sua inscrição para o ENCCEJA. Tendo em vista que estas provas são realizadas uma vez ao ano, é importante atentar-se aos prazos para não perder a oportunidade. Vale lembrar que é possível fazer a prova também no exterior.

Finalizamos dando dicas e o orientando para criar um plano de estudos que se adeque tanto as suas necessidades de aprendizagem quanto seu tempo livre e a sua rotina.

Não deixe escapar a oportunidade. A educação é uma das maiores potencias de transformação que uma pessoa pode dar a si próprio. E por esse motivo é que nós do Canal de Ensino buscamos reunir as melhores e mais confiáveis informações em nossos conteúdos. Nosso intuito é ajudá-lo a cumprir a nossa missão de mudar a realidade brasileira através da educação. Contamos com sua força, inteligência e disposição.

Esperamos que este conteúdo lhe seja útil. Se você gostou clique em curtir para que tenhamos um senso de onde estamos chegando.

Multiplique conhecimento, compartilhe esta informação com os seus amigos nas redes sociais.

Até a próxima e boa sorte!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo