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Conheça o bilhete do desempregado para metrô e trem

Os trabalhadores desempregados tem direito ao benefício que garante o uso do transporte público em São Paulo gratuitamente por três meses

Olá, leitores!

O Brasil está passando por uma crise econômica e política há alguns meses, marcada por escândalos e perda de credibilidade financeira. Os problemas, infelizmente, refletem diretamente na indústria e no empresariado, o que faz com que a taxa de desemprego aumente mais a cada trimestre – no mês de abril o total chegou a 11,2%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para minimizar os problemas, alguns benefícios são concedidos aos trabalhadores por parte do Governo Estadual, Federal e das Prefeituras. É o caso do Seguro Desemprego e dos bilhetes de transporte gratuito, que dão uma tranquilidade maior aos profissionais desempregados.

Metrô e CPTM

O trabalhador demitido sem justa causa, no máximo em um período de 6 meses, também pode requerer o benefício para obter passe gratuito do Metrô e da CPTM por 90 dias. Vale lembrar que ao utilizar os transportes, o cidadão deve estar sempre portando sua carteira profissional. O período não é renovável e a solicitação deve ser feita mediante apresentação de documentos como:

  • Documento original de identidade com foto;
  • Carteira de Trabalho, com baixa do último emprego;
  • Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho sem justa causa.

Nos casos dos trens da CPTM, a Credencial para o Trabalhador Desempregado deve ser obtida na Estação Barra Funda de segunda a sexta-feira (exceto feriados) das 08h00 às 16h00. No Metrô, o Bilhete Especial concedido pela organização deve ser solicitado na Estação Marechal Deodoro, de 2ª a 6ª feira, das 8:30 às 16:00, exceto feriados e pontes de feriados.

Ônibus

O Bilhete Único Especial para o Trabalhador Desempregado, concedido pela São Paulo Transportes (SPTrans), permite cotas gratuitas nos ônibus municipais aos trabalhadores que receberam a última parcela do seguro-desemprego até três meses antes da solicitação. Nesse caso, são disponibilizadas 12 cotas diárias por mês por um período de, no máximo, três meses, sendo que cada cota dá direito a oito embarques por dia nos ônibus municipais.

A solicitação para o benefício deve ser feita pela internet, no site da São Paulo Transportes (SPTrans) e a documentação para comprovar o direito à gratuidade deverá ser enviada pelos Correios. O profissional deve possuir um Bilhete Único cadastrado em seu nome e acessar a opção “Benefício Desempregado” para solicitar as cotas, informando o número do seu PIS/PASEP, do seguro-desemprego, a data da rescisão, a data da disponibilidade da última parcela do seguro e, ainda, os números da Carteira Profissional e do CNPJ da empresa em que trabalhava. Esses documentos também devem ser enviados por meio da Caixa Postal 77075 – CEP 01014-970. Para mais informações, basta acessar o site da SPTrans.

Até logo!

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