Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Conheça o app grátis com notícias na linguagem dos jovens

Conheça o app grátis com notícias na linguagem dos jovens

Olá, leitores do Canal do Ensino!

Pois bem, a cada dia devemos nos adaptar e tirar o máximo de proveito positivo da tecnologia. Pensando nisso a start-up de educação Guten News, criou um app grátis para que as crianças não fiquem de fora desse movimento tecnológico irreversível.

Mesmo com as facilidades que temos hoje em dia com smartphones e tablets, é difícil encontrar crianças e adolescentes que gostem de ler notícias do dia a dia. E sabemos que isso é importante para conhecer o mundo e formar opinião sobre os acontecimentos desde cedo. É aí que entra o aplicativo grátis da Guten News, que é como um jornal digital interativo com o intuito de estimular a leitura, hábito superimportante para crianças e jovens, pois certamente o levarão até a vida adulta.

Mas, muitas vezes este hábito não se desenvolve ou muitos dizem não gostar de ler, pois não compreendem o que estão lendo. Este aplicativo da Guten News tem o foco em transformar notícias atuais em conteúdos interessantes e na linguagem de melhor compreensão para estas faixas etárias.

App com notícias em linguagem juvenil

Assim como em jornais tradicionais, o Guten News organiza diferentes assuntos por cadernos como Brasil, Mundo, Bem-estar, Cultura e Comportamento.

Semanalmente são disponibilizadas novas edições, produzidas por uma equipe de jornalismo que tenta aproximar as notícias do universo de crianças e adolescentes. Entre os conteúdos é possível encontrar desde entrevistas com técnicos de futebol, até matérias sobre a falta de água, exposições ou o uso de drones.

Dentro de cada caderno temático do periódico, as crianças encontram uma notícia que vem acompanhada por atividades. Antes de ler o texto, elas podem se divertir com jogos e desafios que introduzem o tema ou algum aspecto da linguagem da notícia.

Após a leitura, fazem exercícios de verificação. Aí, seguindo a lógica da gamificação, para cada atividade completada, a criança ganha pontos que ajudam a receber diferentes selos relacionados com uma competência socioemocial, como a curiosidade ou criatividade.

Como funciona o aplicativo

  • Acesse o site da Guten News. Após criar uma conta, você terá acesso aos conteúdos relevantes em linguagem adaptada para o público infanto-juvenil.
  • Os temas são sempre atuais, que os conectam ao mundo com conteúdos que aguçam o senso crítico e ampliam horizontes;
  • Ao final de cada tema, são apresentados jogos e missões ligadas aos conteúdos lidos, que proporcionam de forma divertida estratégias para compreensão de texto.
  • A escola quer aplicar o uso do Guten News em sala de aula? Entre em contato: contato@gutennews.com.br, pois está inovação é uma forte aliada na entrega de conteúdos de alta qualidade e ainda se dispõe a oferecer orientações semanais de como trabalhar com os temas abordados.

Lembrando que o Guten News é um aplicativo para celular grátis gratuito e atualmente está disponível no iTunes e na versão web.

Pais e mestres a pergunta: “Onde vamos encontrar conteúdo relevante, educativo, divertido e adequado para as crianças e jovens?”, acaba de ser respondida. Entre tantos aplicativos para celular, este é uma boa opção para conhecer novas possibilidades de aprendizado para crianças e adolescentes.

Espero que tenham gostado.

Até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo